O que é competência emocional? Entenda aqui!

Saiba o que é e por que é importante ter competência emocional.

Você sabe o que é competência emocional? E ainda, você sabia que essa competência pode mudar a sua forma de trabalhar e lidar com as outras pessoas? Se ainda não sabe, então não deixe de acompanhar este nosso conteúdo de hoje!

Pois nele vamos dar mais detalhes sobre essa competência que vem sendo cada vez mais valorizada no ambiente profissional. Vamos lá?

O que é competência emocional?

Em suma, a competência emocional pode ser entendida como a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções, e as emoções alheias.

Isto é, trata-se daquele olhar mais apurado sobre todas as sensações que você sente diante de uma situação que desperta fortes emoções, garantindo que você consiga manter o equilíbrio emocional e mental.

Porém, vale ressaltar que a competência não se restringe a esse saber: ela está atrelada à capacidade de pôr tal conhecimento em prática.

Em outras palavras, reconhecer as emoções é ter inteligência emocional, e saber agir diante dessas emoções é ter competência emocional. 

Por que a competência emocional é importante?

A competência emocional é uma poderosa chave nas relações humanas. Quando aprendemos a ouvir melhor as nossas emoções e as emoções alheias, consequentemente tomamos decisões mais equilibradas, considerando:

  • Um olhar mais empático, pois aprendemos a nos colocar no lugar dos outros.
  • Mais paciência, porque conseguimos lidar com as situações difíceis de uma forma mais calma e tranquila.
  • Melhores relações, pois conseguimos dar espaço para as expressões alheias.
  • Mais qualidade de vida ao respeitar os nossos próprios medos e limites.
  • Mais realizações ao saber lidar com as emoções na hora de enfrentar desafios.
  • Entre muitos outros fatores.

Como desenvolver essa competência?

Trata-se de um processo gradativo e muito enriquecedor. É fundamental que você pratique, dia após dia, a sua forma de escutar as suas emoções e lidar com elas.

Aprenda a dar uma atenção especial a elas; pondere de maneira racional sobre as situações e sempre tente enxergar os fatores positivos e negativos dos momentos. Tudo isso irá lhe ajudar a desenvolver uma competência emocional mais apurada e assertiva.

Da mesma maneira, você deve trabalhar as suas relações interpessoais, através de:

  • Uma escuta ativa, dando mais atenção ao que os outros têm a dizer sem se deixar levar pelos seus julgamentos pessoais.
  • Uma visão mais empática, permitindo que você saiba se colocar no lugar do outro e tome decisões mais positivas dentro dos seus relacionamentos.
  • Um respeito maior sobre os limites das outras pessoas.
  • Um conhecimento mais aprofundado sobre as melhores maneiras de se expressar em diferentes circunstâncias. Ou seja, você deve ter o cuidado de não “explodir” ou “falar de maneira impulsiva” antes de se acalmar, por exemplo.

Comece a observar as suas emoções e antes de agir quando elas estiverem falando mais alto, respire fundo, acalme-se e pense em uma maneira de lidar com a situação de um modo mais racional. Nem que para isso você tenha que se afastar do gatilho emocional por alguns instantes.

Assim, possivelmente a sua competência emocional será desenvolvida, dia após dia. Invista em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.