O dinamismo da era digital e a volatilidade econômica impactam o empreendedorismo

Muitos desafios impactam o mercado, por isso, o dinamismo da era digital e a volatilidade econômica modificam o empreendedorismo. Veja mais!

O empreendedor precisa atuar de maneira dinâmica, considerando diversos aspectos inerentes ao mercado na era digital, dentre os quais é possível destacar: a elevação da concorrência em todos os nichos de mercado, a volatilidade da economia e a mudança no comportamento de compra do cliente.

O dinamismo da era digital e a volatilidade econômica impactam o empreendedorismo

Muitos fatores relacionados ao sucesso de uma empresa na era digital estão inseridos no mercado de maneira indireta; ao passo que são fatores relacionados com as consequências das inconstâncias do mercado e da volatilidade econômica mundial.

Acompanhe a jornada do cliente

O comportamento de compra do cliente é inconstante na era digital como consequência dos diversos estímulos recebidos pelo cliente para que possa trocar de produto ou serviço. Além disso, a era digital traz novas necessidades, movimentando o mercado de maneira indireta.

O cliente, anteriormente a toda essa movimentação digital, possuía um perfil mais contido; já que era comum cliente que o aguardasse o lançamento de um determinado produto para que pudesse conhecê-lo de forma mais ampla através da televisão, do rádio e da mídia impressa.

A influência da internet na decisão de compra

No entanto, a era digital modificou completamente esse ciclo. Na atualidade, o cliente conhece o produto por meio da internet; ao passo que já é impactado por avaliações de demais os usuários, o que pode influenciar na sua decisão de compra.

Além disso, os canais de atendimento e de contato da empresa com o cliente estão abertos na internet; fazendo com que o cliente adote uma postura menos passiva e mais participativa no que se refere a sua opinião, reclamação ou sugestão.

Novas oportunidades para o empreendedor

Por isso, é necessário que uma empresa na era digital entenda a inconstância do cliente como algo positivo. Visto que pode ser uma fonte de oportunidades para que a empresa; de modo que apresente uma nova solução para o cliente que possui um perfil mais impaciente e resolutivo.

A desburocratização dos processos 

Sendo assim, é necessário que a empresa quebre barreiras na comunicação, objetivando desburocratizar processos de forma ampla. Dessa forma, é possível atender o cliente de forma total, fazendo com que a fidelização do cliente ocorra de maneira orgânica, e fidelizar o cliente na era digital é fundamental para o sucesso de uma marca.

Por isso, é cabível que a gestão da empresa amplie o seu foco para além do marketing digital, de modo que todas as entregas feitas ao cliente correspondam aos seus valores primordiais dentro de sua cultura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.