O apoio contábil é primordial na gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)

A importância do contador para as pequenas empresas

Os pequenos negócios tiveram um aumento significativo nos últimos anos no Brasil. Isso porque, além da desburocratização dos processos para o MEI, a pandemia causada pelo novo coronavírus impactou diretamente o mercado referente às micros e pequenas empresas.

O apoio contábil é primordial na gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)

O apoio contábil para esse setor é primordial dentro da realidade do mercado. Visto que os empreendedores, de forma geral, precisam de apoio para o devido entendimento sobre a legislação tributária atual dentro dessa dinâmica.

Segundo dados oficiais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), surgiram cerca de 3 milhões de novas microempresas no ano de 2022, a maioria destes negócios se refere a oficialização do microempreendedor individual (MEI). Além disso, os dados oficiais destacam que, em 2023, mais de 80% das vagas criadas foram oriundas de micro e pequenas empresas.

Novos processos

A orientação de um contador é fundamental para amparar o surgimento de novos empreendimentos em todas as etapas do processo, principalmente, no início do negócio. Uma vez que, embora seja possível abrir uma empresa sem a orientação de um contador, o processo legal esbarra em burocracias de sistemas específicos que não são de conhecimento do MEI.

O que se torna contraproducente para o empresário. Visto que os empreendedores colocam o seu foco diretamente na atividade principal.

Por isso, cria-se uma falsa crença de que é possível deixar o contador para depois, principalmente, quando se é gestor de uma empresa de pequeno porte. Entretanto, esse pode ser um grande erro sobre a manutenção da sua empresa.

Plano de negócios

Além das questões burocráticas, é necessário que o microempreendedor tenha um plano de negócios e também entenda a complexidade dos sistemas fiscais e contábeis dentro da dinâmica da gestão da sua empresa.

Uma empresa que não está em dia com a Receita Federal, tende a ser autuada em algum momento e pode adquirir uma dívida com o Fisco. Portanto, a orientação de um contador não apenas esclarece dúvidas referentes ao processo, como também é primordial para a orientação da empresa, indo muito além da operação.

O direcionamento dos investimentos

O contador pode manter uma empresa em dia em questões tributárias e fiscais. Por isso, a contratação de um profissional do setor pode diminuir possíveis prejuízos.

Uma devida gestão contábil desde o começo do surgimento do negócio pode ser o seu diferencial competitivo no mercado, sendo um ponto relevante para o direcionamento dos investimentos da empresa em sua capacidade de expansão.

O apoio contábil para uma pequena empresa permite a elaboração de dados financeiros de forma correta, além de ser um amparo estratégico para suas decisões.

MPEs

Para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o suporte contábil é a maneira de enfrentar desafios estratégicos e otimizar a operação. Sendo assim, é uma necessidade dentro da dinâmica do mercado atual, facilitando o crescimento de uma empresa.

A contabilidade pode amparar a empresa como um suporte para lidar de forma objetiva com o limite de recursos financeiros, além de permitir a redução de custos e a identificação de oportunidades.

Através da correta orientação de um contador, é possível obter dados precisos sobre as finanças da empresa, como balanços patrimoniais, demonstração de fluxo de caixa, resultados etc.

Fluxo de caixa

O gerenciamento do fluxo de caixa, quando direcionado ao setor contábil, permite que a empresa tenha recursos suficientes para cobrir despesas relacionadas à operação atual, bem como para planejar o futuro nesse aspecto.

Portanto, a orientação contábil para o pequeno empresário é mais do que uma opção, sendo um direcionamento estratégico dentro da realidade do mercado, atuando de forma direta nas burocracias processuais e permitindo que o empresário coloque o seu foco no seu crescimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.