Nubank e Americanas: saiba como a relação entre as empresas prejudicou os clientes da fintech

Saiba como a relação entre as empresas Nubank e Americanas prejudicou os clientes da fintech. Entenda a situação!

Um dos assuntos mais comentados na internet no dia de ontem, 15 de janeiro, foi a perda financeira de alguns clientes do Nubank, por conta do problema financeiro das Americanas, mas qual é a relação entre essas duas grandes empresas?

Nubank e Americanas: saiba como a relação entre as empresas prejudicou os clientes da fintech

As variações de ativos das Americanas impactaram os investimentos de forma geral e chegaram ao fundo de renda fixa do Nubank. Algumas carteiras do banco apresentaram uma rentabilidade negativa, já que parte do recursos do Nubank estão investidos em crédito privado, alocados em debêntures das Americanas. Por isso, automaticamente quando  a empresa varejista anunciou um déficit milionário, as ações caíram, impactando todos os Fundos relacionados.

Nu Reserva Imediata

As maiores reclamações dos clientes do Nubank são referentes às caixinhas do Nubank, a “Nu Reserva Imediata”, que se refere às opções para guardar dinheiro de modo organizado, considerando suas metas pessoais. A questão que causou muitas reclamações na internet, foi o fato de que clientes que utilizam as caixinhas do Nubank, viram a rentabilidade cair e ficar no vermelho.

Ou “Nu Reserva Imediata” é uma das opções do Nubank para uma reserva de emergência. Contudo, de acordo com informações oficiais da fintech, os clientes que utilizaram as caixinhas para realizar suas reservas, estão utilizando os investimentos em Recibos de Depósitos Bancários (RDB) do Nubank, por conta de sua alta liquidez.

O risco dos investimentos

Contudo, a carteira da reserva imediata tinha cerca de 1% alocada em debêntures das Americanas, por isso, a carteira que entregava 109% do CDI, que é o Certificado de Depósito Interbancário, estava apresentando um retorno médio de  37% do CDI nos últimos 30 dias. O CDI é uma das principais referências de rentabilidade para investimentos em renda fixa.

O fundo estava sendo apresentado pela instituição como baixo risco e alta liquidez, já que permitia uma aplicação mínima de R$ 1. Por isso, o aplicativo do Nubank estava indicando o fundo para investidores que não queriam correr muitos riscos, de modo que o rendimento seria maior do que a poupança.

Os clientes reclamaram nas redes sociais

Por isso, esse fundo de reserva do Nubank se tornou muito popular, por ter mais de 1,2 milhão de cotistas pelo país. Assim sendo, muitos clientes na internet reclamaram que, embora o mercado de investimentos implique riscos, a fintech passou para o cliente uma segurança quanto a liquidez da opção, portanto, o volume de reclamações foi elevado no Twitter no dia de ontem. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.