Nubank: Clientes podem consultar o saldo de outros bancos no App

A partir de agora os usuários do Nubank que aderirem ao Open Finance poderão consultar o saldo de outras instituições financeiras no aplicativo do banco digital. A novidade anunciada pela fintech nesta segunda-feira (23) deve facilitar o dia a dia de inúmeros clientes da empresa.

O serviço ainda encontra-se em fase de testes, ou seja, apenas parte dos usuários devem ter acesso à ferramenta nos próximos dias. De acordo com o banco digital, até o momento 300 mil clientes que fazem parte do NuCommunity já podem aproveitar a novidade.

Vale ressaltar que para ter acesso ao serviço é preciso autorizar o compartilhamento de dados via Open Finance diretamente no aplicativo do Nubank. O sistema foi integrado pelo banco digital em setembro de 2022 e até o momento, cerca de 3 milhões de usuários já autorizaram o compartilhamento de dados.

Vantagens do sistema de compartilhamento de dados

O sistema Open Finance permite que os usuários de determinada instituição financeira tenham liberdade para compartilhar seus dados e histórico financeiro com outras instituições. A novidade pode ser vantajosa pois os clientes não precisam iniciar do zero um relacionamento com outro banco, já que a empresa pode conferir o perfil de consumo e hábitos de pagamento do usuário com instituições já utilizadas anteriormente por esse cliente.

“Suponha que você tenha conta no Banco A, mas queira pegar um empréstimo no Banco B, porque ele oferece condições mais vantajosas. Hoje, o Banco B sabe muito pouco sobre você, e talvez não seja capaz de te oferecer essas condições. Com o Open Finance, você poderá levar suas informações – como seu histórico de pagamentos em dia, por exemplo – do Banco A para o Banco B”, exemplifica o Nubank em seu blog.

A novidade garante mais liberdade e autonomia para os consumidores, pois diminui a burocracia na liberação de crédito e outros serviços. Além disso, para o Banco Central do Brasil o Open Finance pode beneficiar os clientes já que o serviço estimula a competição do mercado.

Ao autorizar o compartilhamento de dados torna-se mais simples migrar para uma instituição que oferece melhores condições aos usuários. Desse modo, para manter seus clientes, os bancos devem buscar oferecer produtos e serviços mais acessíveis. No site do Banco Central é possível esclarecer todas as dúvidas sobre o Open Finance.

Veja como autorizar o Open Finance no Nubank

Para autorizar o compartilhamento de dados via Open Finance no Nubank, os usuários da instituição devem acessar a tela inicial do aplicativo -disponível para aparelhos Android e iOS- e clicar no seu perfil, localizado no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, será preciso selecionar a opção “Open Finance”, clicar em “Continuar” e depois em “Compartilhar”.

O próximo passo será escolher a instituição da qual deseja trazer os dados para o Nubank e clicar em “Confirmar”. Por fim, o usuário será redirecionado para o App da instituição escolhida para que seja concluída a confirmação de compartilhamento. Feito isso o cliente receberá uma confirmação no aplicativo do Nubank informando que os dados foram compartilhados via Open Finance.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.