NOVO tipo de golpe ASSUSTA brasileiros; Veja qual!

Atualmente, cada vez mais os criminosos buscam novas maneiras de aplicarem golpes à população, principalmente através da internet e redes sociais. Nesse sentido, os cidadãos devem ficar atentos, pois surgiu um novo tipo de fraude que vem assustando os brasileiros.

O chamado Golpe da Portabilidade geralmente se inicia com uma falha de acesso à internet, seguida de um corte na linha telefônica e uma suposta mudança no plano de telefone através de uma mensagem. Além disso, a vítima também perde acesso a redes sociais, como WhatsApp e Instagram.

De acordo com especialistas, é muito provável que os criminosos apliquem esse golpe ao utilizar dados da vítima, como nome, CPF e número de telefone para solicitar uma portabilidade numérica para outra operadora. Dessa forma, os golpistas conseguem se apropriar da linha telefônica.

Caso de Marcel Albuquerque

Marcel Albuquerque, professor e youtuber, foi uma das vítimas do golpe da portabilidade, passando pelos fatos citados anteriormente, como perda da linha telefônica e acesso às suas redes sociais. Além disso, ao se apropriarem de suas contas, os criminosos realizaram diversas postagens em redes sociais, nas quais divulgavam propostas de investimentos se passando pela vítima.

“Ele usou fotos minhas do próprio story e colocou um texto com opções de investimentos. Também usou um vídeo em outro contexto que parecia que eu estava recomendando aquilo”, afirmou Albuquerque em entrevista à Agência Brasil.

Marcel Albuquerque faz parte da equipe de Felipe Neto, famoso youtuber com mais de 45 milhões de inscritos em seu canal. Sendo assim, Neto relatou em suas redes sociais o golpe que seu amigo sofreu, cobrando soluções das autoridades e operadoras de telefone.

NOVO tipo de golpe ASSUSTA brasileiros; Veja qual!
NOVO tipo de golpe ASSUSTA brasileiros; Veja qual!Foto: Pixabay

Com isso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) respondeu Felipe Neto dizendo que está trabalhando para alterar o procedimento de portabilidade, com intuito de evitar novos golpes do tipo. “A luta contra fraudes no ambiente digital é diária e novas medidas podem ser necessárias”, afirmou a agência.

Por fim, Marcel conseguiu recuperar sua linha telefônica e parte de suas redes sociais. No entanto, o WhatsApp ainda não foi recuperado, fazendo com que Marcel fique preocupado com seus contatos, que podem ter se tornado vítimas de golpes. “Eu fico imaginando como uma pessoa que não tem engajamento, que não é uma figura pública, recupera o número dela e as redes”, completa Albuquerque.

Outras pessoas foram vítimas desse golpe

Com a repercussão do caso de Marcel nas redes sociais, muitos internautas também relataram ter sido vítimas de golpes semelhantes. É importante destacar que, em abril deste ano, a Anatel já havia alterado os procedimentos para a portabilidade numérica, adicionando uma nova etapa de confirmação para maior segurança do processo.

Sendo assim, com a mudança, o cliente que deseja realizar a portabilidade numérica irá receber uma mensagem informativa na tela de seu celular, assim como uma mensagem SMS para confirmação da operação de troca de operadora.

Essa mudança já foi implementada em diversos estados brasileiros, sendo que todo o país deve contar com a novidade até esta segunda-feira (28). Diversos estados do Nordeste e Sudeste ainda não contavam com esta mudança, assim como o Rio Grande do Sul. Sendo assim, com a total implementação desta medida da Anatel, o esperado é que o golpe da portabilidade não seja mais possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.