Novo pagamento do 14º salário pode ser liberado; veja quem vai receber

O Projeto de Lei (PL) nº 4.367, de 2020, que trata a medida foi aprovado esta semana pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poder receber um 14º salário este ano. O Projeto de Lei (PL) nº 4.367, de 2020, que trata a medida foi aprovado esta semana pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Devido ao curto prazo, os apoiadores tentam agilizar os trâmites de apreciação do projeto. A intenção é passar por cima de todas as análises das demais comissões e enviar o texto diretamente para votação geral na Câmara dos Deputados.

Veja também: Pagamentos de atrasados do INSS: veja quem pode

A proposta do 14º salário vem sendo discutida desde o ano passado, quando o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas. Segundo os defensores, os segurados devem receber um benefício extra devido a pandemia da Covid-19, visto que nenhuma política pública foi implementada a favor dos beneficiários do INSS.

Em razão disso, e de fatores relacionados as dificuldades enfrentadas pelos idosos, inclusive, diante ao risco do contágio por coronavírus, a possibilidade de viabilizar um abono extra a este público se torna importante.

Segundo o texto do projeto, o 14º salário do INSS será concedido conforme o tempo de recebimento do benefício. A previsão, caso seja aprovado, é que o abono seja liberado até janeiro de 2022. Será disponibilizado para:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários do auxílio-doença;
  • Beneficiários do auxílio-reclusão;
  • Beneficiários do auxílio-creche.

Em contrapartida, não terão direito ao abono quem recebe:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Pensão mensal vitalícia;
  • Auxílio-suplementar por acidente de trabalho;
  • Amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

O texto original é de autoria do deputado Pompeo de Mattos, no entanto, foi anexado ao PL número 5.641, que prevê o pagamento do abono extra nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Vale ressaltar que mesmo aqueles que foram cortados do benefício terão direito ao 14º salário do INSS. Porém, o valor do salário será calculado de maneira proporcional ao tempo em que o cidadão recebeu o benefício no ano em questão.

Considerando o pagamento do 13º salário, caso o texto da proposta em discussão seja aprovado, será injetado cerca de R$ 50 milhões na economia do país.

14º salário e emenda no texto

Na discussão da Comissão de Finanças e Tributação, uma emenda ainda foi considerada incluída. Desta forma, a lei só pode se tornar realidade, mesmo depois de aprovada, se houver “à existência de dotação orçamentária prévia suficiente para a cobertura das despesas”. A emenda ainda pode ser derrubada quando a votação geral for realizada em plenário.

Qual o valor do 14º salário previsto?

O texto inicial propõe o limite de dois salários-mínimos por segurado, porém os valores ainda podem ser modificados por emendas antes da votação. Ou seja, ninguém poderia receber mais que R$ 2,2 mil, mesmo que o valor do seu benefício normalmente fosse superior a quantia

Quem recebe?

O texto estabelece que devem receber o 14º salário aposentados e pensionistas do regime geral de Previdência Social. Os grupos de beneficiários também podem ser incluídos ou excluídos de acordo com emendas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.