Beneficiários do Bolsa Família recebem EXCELENTE NOTÍCIA; confira a novidade

Novo pagamento do 13º salário deve começar a ser realizado a partir do mês de junho. Veja quem poderá receber.

A partir do mês de junho, usuários do programa Bolsa Família do Governo Federal poderão receber uma espécie de 13º salário, ou seja, um pagamento dobrado em suas contas. Contudo, os repasses não são destinados a todos os beneficiários do projeto. Apenas uma pequena parcela terá o direito de sacar o adicional.

Em junho, os repasses do 13º salário do programa Bolsa Família serão feitos apenas para as pessoas que fazem parte do projeto e que recebem o benefício pelo estado de Pernambuco. Esta unidade da federação conta com uma lei própria que estabelece estes pagamentos. Os depósitos são realizados pelo governo do estado.

O anúncio do depósito foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB) no final da tarde desta quarta-feira (24). De acordo com as informações oficiais, os repasses serão feitos dentro do sistema regular de pagamentos, ou seja, nas mesmas datas que já estavam reservadas para os depósitos do programa Bolsa Família do Governo Federal.

Contudo, é importante frisar que não será preciso fazer nenhum tipo de solicitação, já que a liberação é automática.

Calendário do Bolsa Família – Junho

“O Governo de Pernambuco vai pagar, a partir de 19 de junho, em parcela única, o valor referente ao 13º do Bolsa Família. Se você é um dos beneficiados, confira o calendário disponível nesta postagem, de acordo com o último dígito do número do NIS”, diz a nota.

Abaixo, você pode conferir o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família, que também servirá como base para os repasses do 13º salário para os usuários de Pernambuco.

  • Usuários com NIS final 1: 19 de junho;
  • Usuários com NIS final 2: 20 de junho;
  • Usuários com NIS final 3: 21 de junho;
  • Usuários com NIS final 4: 22 de junho;
  • Usuários com NIS final 5: 23 de junho;
  • Usuários com NIS final 6: 26 de junho;
  • Usuários com NIS final 7: 27 de junho;
  • Usuários com NIS final 8: 28 de junho;
  • Usuários com NIS final 9: 29 de junho;
  • Usuários com NIS final 0: 30 de junho.

“A gestão estadual reforça que o combate à fome e à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das pernambucanas e pernambucanos são prioridade máxima e que novas ações, ainda mais amplas, no sentido de efetivamente reduzir a desigualdade social no Estado serão anunciadas em breve”, completa o governo do estado.

Bolsa Família em Pernambuco

Como dito, o 13º do Bolsa Família é uma exclusividade do estado de Pernambuco, que faz este tipo de liberação depois da aprovação de uma lei estadual. Em 2023, no entanto, todo este processo acabou gerando uma grande briga política entre grupos diferentes.

Opositores da governadora Raquel Lyra cobraram o pagamento do 13º salário, que nos anos anteriores costumava ser pago nos primeiros meses do ano.

“Temos feito a cobrança do 13º do Bolsa Família desde fevereiro, quando o benefício costumava ter seus pagamentos iniciados. Era assim desde a implantação do programa, em 2020, na gestão do ex-governador Paulo Câmara”, disse o deputado estadual Sileno Guedes (PSB-PE).

“Passaram fevereiro, março e abril e somente agora, no fim de maio, quase quatro meses depois, o Governo divulgou o calendário, ainda assim indicando que os beneficiários terão que esperar ainda mais um mês, até a segunda quinzena de junho, para receber seu benefício”, criticou o parlamentar.

13º salário nacional

Para quem não é de Pernambuco, uma pergunta fica no ar: e os pagamentos do 13º nacional do Bolsa Família para os outros estados? Do ponto de vista do Governo Federal, não há nenhuma indicação de que haverá qualquer tipo de pagamento deste adicional neste ano, ou mesmo nos anos posteriores.

Ao menos foi o que disse o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). De acordo com ele, não faria sentido pagar o adicional porque o programa não é um trabalho formal.

“Teremos a oportunidade de trabalhar o ponto principal, que é a inclusão socioeconômica. Objetivo maior é abrir oportunidades, pelo emprego e pelo empreendedorismo, para que se tenha condição de renda. Aí, quem alcançar condição de emprego, vai ter salário, décimo-terceiro, férias, vai ter tudo o que é previsto para o mundo do trabalho”, disse o Ministro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.