• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Economia

Novo locatário não é mais obrigado a pagar conta de luz de inquilino anterior? Entenda decisão de Deputados

Icaro Rodrigues por Icaro Rodrigues
30 de outubro de 2023, 16:18h
em Economia
Conta de luz gratuita para idosos: saiba como participar e reduza seus gastos

Novo locatário não é mais obrigado a pagar conta de luz de inquilino anterior? Entenda decisão de Deputados . Imagem: Divulgação

Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que traz benefícios para os novos locatários de imóveis que tiveram a luz cortada por falta de pagamento do inquilino anterior. Essa proposta obriga as distribuidoras de energia elétrica a religarem o serviço mediante a comprovação da nova posse do imóvel, que poderá ser confirmada pelo contrato de locação, doação ou outro documento válido.

Atualmente, as distribuidoras de energia condicionam a religação da luz ao pagamento das dívidas em nome de terceiros ou à transferência da propriedade do imóvel. No entanto, segundo o relator do projeto, deputado Otto Alencar Filho, essa prática não tem respaldo na Lei das Concessões de Serviços Públicos. O objetivo da proposta é separar aqueles que possuem dívidas e aqueles que não têm, permitindo que as pessoas de bem possam alugar um imóvel e ligar a energia sem restrições.

Neste artigo, vamos explorar os detalhes desse projeto de lei e entender como ele pode beneficiar os novos locatários de imóveis com contas de luz atrasadas.

O Projeto de Lei 3747/2021

O Projeto de Lei 3747/2021, de autoria do ex-deputado Charlles Evangelista (MG), tem como objetivo principal garantir o direito dos novos locatários de imóveis que tiveram a luz cortada por falta de pagamento do inquilino anterior. A proposta determina que as distribuidoras de energia elétrica sejam obrigadas a religar o serviço, desde que seja comprovada a nova posse do imóvel.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

A comprovação da nova posse pode ser feita por meio de diferentes documentos, como o contrato de locação, doação ou outros documentos válidos. Essa medida visa facilitar a vida dos novos locatários, que muitas vezes enfrentam dificuldades para ter o serviço de energia elétrica restabelecido devido às dívidas deixadas pelo inquilino anterior.

A Aprovação pela Comissão de Minas e Energia

A proposta do Projeto de Lei 3747/2021 foi aprovada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O parecer do relator, deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), foi favorável à proposta, destacando sua importância e justiça para os novos locatários.

Segundo Alencar Filho, as distribuidoras de energia não possuem amparo legal para condicionar a religação da luz ao pagamento das dívidas em nome de terceiros ou à transferência da propriedade do imóvel. A medida proposta no PL 3747/2021 visa corrigir essa prática indevida, garantindo o direito dos novos locatários de terem acesso ao serviço de energia elétrica.

VocêPode Gostar

Homem participando de negociação de dívidas em agência bancária, representando o mutirão no Rio de Janeiro com condições especiais para regularização financeira.

4º mutirão de negociação de dívidas no RJ começa nesta semana com descontos de até 99%; saiba como participar

14 de setembro de 2026, 20:47h
Mulher analisando documentos em ambiente bancário, representando os concursos bancários previstos para 2026.

Concursos Bancários: conheça as principais carreiras, veja os editais previstos e saiba qual escolher

14 de setembro de 2026, 09:52h
Microempreendedora do turismo segura dinheiro em área histórica representando acesso à linha de crédito para inscritos no CadÚnico

CadÚnico: microempreendedores do turismo terão acesso a linha de crédito de até R$ 21 mil

11 de setembro de 2026, 14:23h

Benefícios para os Novos Locatários

A proposta do Projeto de Lei 3747/2021 traz diversos benefícios para os novos locatários de imóveis com contas de luz atrasadas. Com a aprovação desse projeto, eles poderão comprovar a nova posse do imóvel por meio do contrato de locação, doação ou outro documento válido, e terão o direito de religar o serviço de energia elétrica.

Essa medida é especialmente importante para aqueles que são de bem e não possuem dívidas pendentes. Anteriormente, essas pessoas enfrentavam dificuldades para alugar um imóvel e ligar a energia elétrica devido às dívidas deixadas pelo inquilino anterior. Agora, com a aprovação desse projeto, elas terão mais facilidade e agilidade para estabelecerem-se em um novo imóvel.

Tramitação do Projeto de Lei

O Projeto de Lei 3747/2021 ainda precisa passar por outras etapas de análise e aprovação antes de se tornar uma lei. Atualmente, ele será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Após a análise e aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o projeto será encaminhado para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Se for aprovado, seguirá para o Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de análise e votação. Por fim, caso seja aprovado pelo Senado, o projeto será sancionado pelo presidente da República para se tornar uma lei.

Proposta trará Benefícios aos Locatários

O Projeto de Lei 3747/2021 traz benefícios significativos para os novos locatários de imóveis com contas de luz atrasadas. Essa proposta visa garantir o direito dessas pessoas de religarem o serviço de energia elétrica mediante a comprovação da nova posse do imóvel.

Com a aprovação desse projeto, os novos locatários terão mais facilidade e agilidade para alugar um imóvel e ligar a energia elétrica, sem serem prejudicados pelas dívidas deixadas pelo inquilino anterior. Essa medida é mais do que justa e traz mais segurança jurídica para os envolvidos.

Ainda é necessário acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 3747/2021 e torcer para que ele seja aprovado em todas as etapas. Caso se torne uma lei, essa proposta trará benefícios concretos para os novos locatários de imóveis, contribuindo para um ambiente mais justo e equilibrado no mercado de locação.

Tags: conta de luzinquilinoLocatário
Postagem anterior

Correios anuncia descontos de até 30% na Black Friday; Veja como participar

Próxima postagem

Concurso Anatel tem comissão organizadora alterada, saiba mais

Icaro Rodrigues

Icaro Rodrigues

Graduado em Comunicação Social- Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Pós Graduado em Gestão Cultural pela mesma instituição, amante do audiovisual e atuante no Jornalismo desde 2016. Exerce a função de Revisor de textos e pauteiro no Notícias Concursos

Artigos Relacionados - Posts

Homem participando de negociação de dívidas em agência bancária, representando o mutirão no Rio de Janeiro com condições especiais para regularização financeira.
Economia

4º mutirão de negociação de dívidas no RJ começa nesta semana com descontos de até 99%; saiba como participar

14 de setembro de 2026, 20:47h
Mulher analisando documentos em ambiente bancário, representando os concursos bancários previstos para 2026.
Banco Central

Concursos Bancários: conheça as principais carreiras, veja os editais previstos e saiba qual escolher

14 de setembro de 2026, 09:52h
Microempreendedora do turismo segura dinheiro em área histórica representando acesso à linha de crédito para inscritos no CadÚnico
CadÚnico

CadÚnico: microempreendedores do turismo terão acesso a linha de crédito de até R$ 21 mil

11 de setembro de 2026, 14:23h
Mulher recebe encomendas de compras internacionais, representando a sanção da lei que isenta remessas de até US$ 50 do Imposto de Importação.
Economia

Fim da “taxa das blusinhas”: Lei que isenta compras internacionais de até US$ 50 é sancionada

11 de setembro de 2026, 08:00h
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal com faixa indicando greve dos bancários durante paralisação dos funcionários.
Banco do Brasil

Funcionários da Caixa e do Banco do Brasil entram em greve por tempo indeterminado nesta quinta (10)

10 de setembro de 2026, 16:32h
Notas de R$ 100 representam valores esquecidos em bancos que podem ser consultados pelo Sistema de Valores a Receber do Banco Central.
Economia

Mais de 23 milhões de pessoas têm dinheiro esquecido nos bancos; BC aponta R$ 5,65 bilhões disponíveis para resgate

9 de setembro de 2026, 19:29h
Próxima postagem
Concurso Anatel tem comissão organizadora alterada, saiba mais - Reprodução Canva

Concurso Anatel tem comissão organizadora alterada, saiba mais

Sancionada Lei de Compensação por Perdas com ICMS

Sancionada Lei de Compensação por Perdas com ICMS: ESTADOS E UNIÃO se reequilibram financeiramente

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Participantes chegando ao local de aplicação da Prova Nacional Docente, representando a PND 2026.

PND 2026: confira o cronograma, detalhes da prova e os conteúdos para revisar

15 de setembro de 2026, 20:47h
Médico analisa diploma e documentos, representando o prazo para o envio da documentação comprobatória do Revalida 2026/2.

Revalida 2026/2: candidatos têm até 19/09 para enviar documentação comprobatória da formação médica

15 de setembro de 2026, 19:11h
Professora confere documento de identificação e informações, representando o que é necessário para o dia da PND 2026.

PND 2026: veja horário da prova, documentos obrigatórios e tudo o que é necessário para o dia do exame

15 de setembro de 2026, 17:35h
Pessoas estudando em grupo com notebook e materiais de preparação para concursos públicos.

Câmaras em RO e PI divulgam novos concursos com inscrições abertas em setembro; há vagas para todos os níveis de escolaridade

15 de setembro de 2026, 15:59h
Volantes da Lotofácil com destaque para a modalidade das Loterias Caixa.

Lotofácil da Independência sorteia R$ 300 milhões nesta terça (15); Caixa amplia prazo para apostas

15 de setembro de 2026, 15:18h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.