Como escolher goiaba no mercado

Fruta pode ser consumida inteira, em sucos e em geleias

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para uma vida mais saudável. Para isso, a ingestão de verduras, legumes e frutas deve estar presente na nossa rotina para garantir vitaminas e minerais variados, fundamentais para o nosso corpo. Além disso, a alimentação voltada para os produtos naturais evidencia a busca de um estilo de vida mais consciente com o planeta. O Brasil é conhecido pela enorme diversidade de frutas. Elas formam, então, um importante grupo da pirâmide alimentar e são ricas em benefícios. Dentre os queridinhos da família das frutas está a goiaba, que pode ser consumida inteira, em sucos, geleias e chás. Mas na hora de comprar, você saberia selecionar a melhor goiaba? Veja aqui, então, no Dicas Incríveis como escolher goiaba no mercado

Os tipos de goiaba

Antes de você aprender como escolher goiaba no mercado, vamos te apresentar as variações das frutas que você pode encontrar. 

Basicamente, existem três tipos de goiaba: a amarela, a branca e a vermelha, sendo as duas últimas mais comuns e mais fácil do consumidor encontrar. Entretanto, existem também versões da fruta de polpa amarela, alaranjada ou levemente rosada.

Há, ainda, diversidades quanto ao formato da fruta, tamanho e cor da casca. Essas variações existem para atender as formas de uso do alimento, que é destinado para o consumo direto ou para indústrias na produção de geleias e doces. 

Mas por que devo comer goiaba?

As goiabas possuem propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, analgésicas, hipocolesterolêmicas, antiespasmódicas, antimicrobianas e adstringentes, além de nutrientes como as vitaminas A, B e C. A fruta tem o poder, então, de amenizar diversos problemas de saúde. Confira alguns benefícios:

Controle do peso 

A fruta tem alto grau de satisfação do apetite com poucas calorias, carboidratos e colesterol. Ela tem, também, baixo teor de açúcar. Pode ser, então, uma grande aliada para quem quer ganhar peso ou massa muscular pois regula o metabolismo.

Regula a pressão e o nível de diabetes 

A fruta pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea por ser rica em fibras. Consequentemente, ameniza e previne a diabetes, já que as fibras regulam o açúcar absorvido pelo organismo, diminuindo os riscos de picos e quedas de insulina e glucose.

Inibe a diarreia 

A goiaba tem um adstringente (substância que contrai os tecidos) que ajuda a limpar o intestino e reduzir os sintomas de diarreia. Por isso, o consumo melhora, também, o sistema digestivo de uma forma geral. 

Cérebro mais ativo

A goiaba possui vitaminas, como a B3 e B6, que são muito benéficas para a saúde do cérebro. Elas ajudam a estimular a circulação sanguínea, enquanto a B6 preserva as funções neurais.

Melhora a saúde da pele

Comer goiabas vai deixar sua pele bonita devido às vitaminas A, B, e C. Os nutrientes deixam a pele mais brilhante e evitam o avanço de marcas de expressão, além de acelerar a cura de feridas. 

Como escolher goiaba no mercado

Agora que você já sabe quais os tipos de goiabas mais vendidos e os benefícios que a fruta pode proporcionar para a sua saúde, vamos te orientar como escolher goiaba no mercado. Este mês de março é considerado época da fruta. Por isso, você irá vê-la em maior quantidade para a venda. Entretanto, você deve ficar atento a alguns detalhes para fazer a melhor compra e evitar as temidas “minhoquinhas” que podem estar dentro da fruta. Veja as dicas:

Selecione a melhor goiaba para seu consumo - Reprodução Freepik
Selecione a melhor goiaba para seu consumo – Reprodução Freepik

Observe a casca

Escolha goiabas firmes ao toque, sem manchas, marcas de batidas ou picadas de insetos.

Veja se está madura

A cor da casca deve ser verde-amarelado, ou seja nem muito amarelo nem muito verde. Estando nesse estágio, ela estará no ponto certo. 

Outra dica é observar se ela está macia ao toque. Se estiver dura, é porque ainda está verde. Caso esteja muito mole, é porque já está passada.

Aposte no cheiro

Quanto mais cheirosa a goiaba estiver, mais saborosa será a sua polpa.

Defina a finalidade

Se sua finalidade são sucos ou geleias, aposte nas frutas maiores e mais pesadas, pois a quantidade de polpa é maior.

Depois dessas dicas de como escolher goiaba no mercado, é só pegar a sacola e garantir a sua compra. Vale lembrar que o consumo de frutas é sempre indicado para uma alimentação saudável. Entretanto, o acompanhamento de um nutricionista é essencial para a criação de uma dieta mais adequada para cada pessoa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.