Novo concurso Polícia Penal? Secretário esclarece edital com vagas imediatas e cadastro reserva

Veja mais a seguir

O salário dos aprovados do concurso Polícia Penal é de quase R$ 7 mil

O concurso Polícia Penal segue sendo um dos mais esperados por quem deseja seguir carreira de segurança pública. Por conta disso, trouxemos mais esclarecimentos do novo edital.

Salários são excelentes. Saiba tudo.

Concurso Polícia Penal

Através das redes sociais, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará, Mauro Albuquerque, compartilhou informações sobre a iminência do edital do concurso público da Polícia Penal CE.

Mauro Albuquerque enfatizou que o edital está prestes a ser lançado, encorajando potenciais candidatos a se prepararem para um processo seletivo desafiador.

Ênfase na Qualidade e Comprometimento

No seu pronunciamento, o secretário destacou a importância de encarar a seleção não apenas como um aumento numérico de efetivo, mas como uma oportunidade para profissionais de qualidade. Ele ressaltou a necessidade de comprometimento e dedicação por parte dos futuros integrantes da Polícia Penal CE.

Missões da Polícia Penal CE

Mauro Albuquerque delineou as missões da Polícia Penal, realçando a natureza árdua do trabalho, que envolve o combate ao crime e a ressocialização de indivíduos que cometeram delitos. Ele instigou os concurseiros a enxergarem a seleção como uma chance de fazer a diferença na sociedade.

O secretário incentivou os interessados no concurso Polícia Penal a enfrentarem o desafio com disposição e determinação, lembrando que, embora o trabalho seja exigente, a recompensa e o impacto positivo na comunidade fazem valer a pena o esforço.

Banca do concurso Polícia Penal

Sob a coordenação do IDECAN, um novo concurso público para a carreira de Policial Penal está prestes a ser lançado, oferecendo 600 vagas imediatas e mais 200 em cadastro de reserva para candidatos de nível superior. O salário inicial para a função é de R$ 6.542,00. Veja mais sobre o concurso Polícia Penal.

Além dos requisitos educacionais, uma mudança significativa no projeto de lei foi aprovada, elevando o limite de idade para ingresso no cargo de 30 anos para 34 anos, 11 meses e 29 dias.

Etapas do concurso Polícia Penal

Conforme indicado pelo termo de referência do concurso Polícia Penal, a expectativa é que aproximadamente 40 mil candidatos se inscrevam no certame. O processo seletivo será composto por seis etapas:

  • Provas Objetivas e Discursivas: Avaliação do conhecimento teórico e prático dos candidatos.
  • Teste de Aptidão Física: Verificação das condições físicas necessárias para o desempenho das atividades.
  • Avaliação Psicológica: Análise do perfil psicológico dos candidatos.
  • Investigação Social: Verificação do histórico e antecedentes dos concorrentes.
  • Avaliação de Saúde: Exame médico para assegurar a aptidão física dos candidatos.
  • Curso de Formação: Etapa de treinamento específico para os aprovados.

 

Novo concurso Polícia Penal? Secretário esclarece edital com vagas imediatas e cadastro reserva
Novo concurso Polícia Penal? Secretário esclarece edital com vagas imediatas e cadastro reserva. Imagem: Reprodução

Fases do certame

O concurso para Policial Penal, sob organização do IDECAN, compreenderá diversas fases para avaliar e selecionar os candidatos. As etapas são estrategicamente projetadas para garantir a escolha de profissionais capacitados para desempenhar as responsabilidades da função. Abaixo, são detalhadas as principais fases do concurso:

  • Provas Objetivas e Discursivas:
    • Objetivas: Avaliação do conhecimento teórico dos candidatos, abrangendo temas específicos relacionados à carreira de Policial Penal.
    • Discursivas: Análise da capacidade de expressão escrita dos candidatos, com questões que exigem respostas mais elaboradas.
  • Teste de Aptidão Física (TAF):
    • Verificação das condições físicas necessárias para o desempenho eficaz das atividades do cargo. Inclui testes como corrida, flexões, abdominais, entre outros.
  • Avaliação Psicológica:
    • Análise do perfil psicológico dos candidatos do concurso Polícia Penal para assegurar que possuam características adequadas para o exercício da função de Policial Penal.
  • Investigação Social:
    • Verificação do histórico e antecedentes dos candidatos, incluindo aspectos como idoneidade moral, comportamento social e eventuais envolvimentos criminais.
  • Avaliação de Saúde:
    • Exame médico para avaliar a aptidão física e mental dos candidatos, garantindo que estejam em condições adequadas para o desempenho das atividades.
  • Curso de Formação:
    • Etapa de treinamento específico para os candidatos aprovados nas fases anteriores. O curso tem como objetivo preparar os futuros Policiais Penais para as demandas práticas da profissão.

Cada fase do concurso Polícia Penal é eliminatória, ou seja, o candidato precisa ser aprovado em uma etapa para avançar para a próxima. O processo seletivo abrange aspectos teóricos, físicos, psicológicos e práticos, visando garantir que os profissionais selecionados estejam aptos e capacitados para desempenhar as atribuições da carreira de Policial Penal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.