Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

NOVO auxílio emergencial de R$ 1.200 retroativo poderá ser pago

Atenção, trabalhadores! As mães chefes de família que não receberam nenhuma parcela do auxílio emergencial tem direito agora a receber duas cotas dos valores retroativos. Isso graças a Lei 14.171 sancionada.

Uma novidade é que em caso de cadastro para recebimento tanto da mãe chefe de família quanto do pai, com declaração do mesmo dependente, deve prevalecer o que a mulher declarou.

A ordem de quem informou os dados primeiros não será levada em consideração.

Durante a votação, a deputada Soraya Santos (PL-RJ)  disse que a lei foi resultado da luta de um grupo específico. “Isso foi fruto de uma grande articulação da bancada feminina junto aos líderes desta Casa. Faço o registro sobre a unidade da bancada feminina na luta para a derrubada desses vetos”, disse.

Saiba aqui tudo que você precisa saber sobre a nova rodada do auxílio emergencial 2021.

Mães chefes de família, veto e promulgação

A lei foi aprovada tanto na Câmara quanto no Senado, mas chegou a ser vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mesmo assim, o Congresso derrubou o veto em junho e a lei passou a valer.

O texto prevê que o pagamento retroativo seja feito ao pai ou mãe chefe de família monoparental que teve o auxílio emergencial subtraído ou recebido indevidamente.

Um dos casos para que isso aconteça é o conflito de informações da guarda dos filhos ou então fraudes em que criminosos recebam o auxílio no lugar da mãe ou pai que teria direito a cota.

No caso de conflito da guarda e declaração do mesmo dependente, como já dito, a mãe chefe de família deve receber o valor.

A lei também diz que caso seja feito o pagamento em duplicidade, o pai ou mãe deverão fazer a devolução dos valores para o governo.

Entenda o que é família monoparental

A família monoparental é quando só um dos pais fica responsável pelo sustento e criação dos filhos.

No Brasil, historicamente, essa tarefa recai geralmente sobre as mulheres – que são as consideradas mães chefes de família.

Canal de denúncia

As mães chefes de família poderão ainda contar com um canal para denúncias caso tenham o auxílio emergencial subtraído por outra pessoa: a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180).

Sendo que, de acordo com o governo, “o Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos”, diz o site oficial.

45 Comentários
  1. Monica Diz

    As pessoas que recebem 150 devem comer menos ou ter casa própria luz gratuita e água. Nem cachorro vive com 150 reais quanto mais um ser humano. Na cabeça desses governantes. Tenho certeza que metade dos parlamentares nao concorda com esse valor de auxílio.
    Numa epoca de pandemia eu teria era vergonha de dar 150 reais para um cidadão, sendo um governante!
    Que conta é essa de 600 baixar para 150?

  2. Siderlei de Brito Souza Diz

    Esto sem renda minhã renda e 0 sem emprego eu i minha esposa

  3. José Gilson Santos da Silva Diz

    Eu recebi as primeiras parcelas de 600, comecei trabalhar registado cancelaram tudo bem fui mandado embora do trabalho, depois de 3 messes desempregado min me cadastrei pra segunda etapa e fui negado porque? Se nem tive direito ao Seguro desemprego me explique?

  4. Izabel Cristina Ignacio Diz

    Boa tarde como eu faço para me inscrever no auxílio ermergêncial porque estou desempregada por motivos de saúde crônica e não consigo arrumar trabalho por causa dessa pandemia minha mãe é aposentada e paga aluguel muito caro e não consigo arrumar um trabalhopara ajudarela nas despesasda casa com água, luz e alimentos !!

  5. Izabel Cristina Ignacio Diz

    Boa tarde como eu faço para me inscrever no auxílio ermergêncial porque estou desempregada por motivos de saúde crônica e não consigo arrumar trabalho por causa dessa pandemia !!

  6. Naires Maria Da Silva Diz

    SOU MAE CHEFE DE FAMILIA E TENHO BOLSA FAMILIA E NAO TO RECEBENDO AUXÍLIO EMERGENCIAL

  7. Anderson Diz

    Sou pai de três crianças que moram comigo . Um casal do primeiro casamento e uma menina do segundo ambos moram comigo ,mas só recebi a parcela no valor de 600 ,sendo que a guarda das crianças são minha . A mãe dele tbm já tem outro filho .como posso recorrer a esse valor referente as crianças que moram comigo?

  8. Adriane Santoa Santana Diz

    Pq vcs fica metindo tantas pesaos isso nao posegi nao engana mais a população nao se ja nao basat esaa lerda desse puliticos

  9. Raquel Diz

    Bom mesmo é continuar procurando trabalho os que estão desempregados e zelar pelo emprego os que estão empregados e, parar de ficar contando com auxílio emergencial, até pq não tem mais ninguém parado por conta de pandemia todas as indústrias e empresas estão fucuinando.

  10. Rosane Diz

    Essa lei deveria valer para as mães chefe de família também que não conseguiram incluir o CPF dos filhos Porque na primeira vez deu dados inclusivos na segunda vez não conseguiram por o cpf …..acho injusto …..porque tenho 3 filhos e so to recebendo 150,00

  11. Catarina Alves da Silva Diz

    A quinta parcela de meu auxílio ano passado foi cancelada pelo ministério público injustamente e em setembro veio normal mas o de agosto nunca recebi

  12. Giane carla Diz

    Eu pago o INSS não estou trabalhando e até hj não recebi nem uma parcela . Isto é uma falta de respeito com quem precisa realmente do auxílio é não recebem por falta de competência

  13. Jocikelly Diz

    Quando vão começa a paga esse valor

  14. albertinasoares11@gemail.com Diz

    Tudo trapaceiros promessas ,diz eles aoxilio pra mãe Chefe de família um escambau ,os pilantras até deixa de procurar um bico só pra ficar com esse dinheiro de bolsa sai ganhando mais de que quem depende de inprego ou do que fatura como autônomo.
    Tô lascada não recebo nada disso quem tem aprova do que eu passo , até meu NSS não tivi como pagar mais esse ano como custureira 😔😏 dão com uma mão e tira com a outra vai embora no gás na inergia .

  15. Messias Diz

    Conversa para boi dormir e ladroes engordarem politicos 99% lobos em pele de cordeiro ! Vao trabalhar rebanhos de vagabundos

  16. Graciela Rosa da silva Diz

    Moro sozinha tenho 2 filhos e o pai dos meus filhos me ajuda sempre que pode, eu não sou casada e também não estou trabalhando e quem me ajudava com uque eu precisava era o avô dos meus filhos e ele faleceu no dia 09/04/2021 vítima dessa covid19
    O pai dos meus filhos por trabalhar no transporte público me colocou como.dependente dele no imposto de renda pra não me deixa com as crianças desamparadas em caso de morte porque o pai dele adoeceu e faleceu tudo em 8 dias
    Aí cortaram meu auxílio emergencial e não pego vale gás
    O merenda em casa da minha filha não está sendo pago a 3 meses..
    Tô vivendo pela graça de Deus porque as luz e água tá tudo atrasada e tô correndo até o risco de ficar sem luz e água , uns benefícios que não é liberado pra quem precisa , aí assim fica difícil

  17. Clarice Diz

    Bom eu recebo o bolsa família mas o engraçado é que to so recebendo o normal do bolsa família nao to pegando auxílio tenho 2filhos Solteira

  18. Graciela Rosa da silva Diz

    Olha uque está acontecendo comigo eu não sou casada tenho 2 filhos e o pai deles comedo de acontecer alguma coisa com ele porque a covid tá matando muita gente.. ele declarou renda e me colocou como dependente em caso de morte pra não deixar meus filhos e eu desamparados, aí como sou dependente dele no papel cortaram meu auxílio emergencial e até o merenda em casa da minha filha que daria pra eu completar pra compra um gás ela não tá recebendo, o vale gás eu não fui contemplada, a água e a luz tá tudo atrasada porque eu nao trabalho o pai dos meus filho me ajuda mais quando pode porque tá difícil pra todo mundo, mais eu achei isso muito injusto comigo é com meus filhos

  19. Daiana Diz

    Não tirei o auxílio emergêncial e esse ano não sei o porquê só tiro,171 de bolsa família e não tirei o que devo fazer?

  20. Maria Diz

    Do que adianta essa lei se varias mães nāo vão receber pq não atualiza o cadastro.Grande m****

  21. Luisa Diz

    Como faço para receber estou desempregada e não recebo o auxílio

  22. Vanessa Diz

    Pra ser mais rápido já faz um pix pra mim 10056177917 CPF tá kkk

  23. Carmem Lúcia Gonçalves de Araújo Diz

    Olá como faço pra fazer minha inscrição,no momento estou desempregada para receber pq não estou recebendo o auxílio

  24. Patricia Diz

    Estou desempregada com filho de menor e não ganhei nada de auxílio até hoje

  25. Lucas Diz

    No momento o Governo está contemplando os beneficiários de 2020, e por esse motivo não estão inserindo novos inscritos. Poder existir uma possibilidade de aceitar novos inscritos nessa metade de ano, e esse projeto pode ser executado, em breve, galera. Creio que até outubro teremos uma boa notícia em relação

  26. Rosemeire pires dan Diz

    Oi será que vou receber o áuxilio o meu não recebi dessa vez só porque o pai dos meus filhos fez a declaração do imposto de renda eu perdi o meu auxílio isso não é justo pago aluguel tô desempregada vivo de ajuda será que vou ter direito tô precisando muito tenho 2 crianças que depende de mim

  27. Lucas Diz

    No momento o Governo está contemplando os beneficiários de 2020, e por esse motivo não estão inserindo novos inscritos. Poder existir uma possibilidade de aceitar novos inscritos nessa metade de ano, e esse projeto pode ser executado, em breve, galera. Creio que até outubro teremos uma boa notícia em relação

  28. Eu Diz

    No momento o Governo está contemplando os beneficiários de 2020, e por esse motivo não estão inserindo novos inscritos. Poder existir uma possibilidade de aceitar novos inscritos nessa metade de ano, e esse projeto pode ser executado, em breve, galera. Creio que até outubro teremos uma boa notícia em relação.

  29. Gabriel Diz

    As pessoas tão passando fome só com esse dinheiro,no Brasil sempre foi isso!

  30. Janaína cândida da silva Diz

    Sou mãe de família crio meus 2 filhos sozinha e nunca recebi o valor exato na época dos 1200 Só peguei 600 agora pego só 150. Já tentei fazer contestação e até o momento nada.

  31. Luzia Diz

    O governo escolhe pessoas para pagar,pq tenho 5 filhos eu e meu esposo desempregados estamos inscritos no cadastro único atualizado e não consigo nenhum benefício 5 crianças em casa sem estudar ,propaganda enganosa ,estou morando na casa da minha cunhada

  32. Josefa Julia de carvalho Diz

    Não recebo nada do governo é até agora tô esperando enquanto tem muita gente que recebem marido é mulher dentro de casa recebendo os benefícios do governo.eu estou desempregada e não tenho nenhuma renda desse governo

  33. Bruno Diz

    Bom dia ,fala até papagaio fala quero ver fazer.

  34. Lilian Luma Diz

    Boa tarde sou Lilian Luma queiroz gonçalves
    Estou desempregada desde do final de 2019 sou mãe solteira fiz meu aucilio emergencial comeei receber e cortaram porque diseram que tenho vinco empregadicio ! já não sei mais o que fazer alguem pode mim ajudar .

  35. Caique dos santos monteiro Diz

    Eu. Estou precisando do auxílio emergencial

  36. Rosilene de Almeida Hagaman Diz

    Não peguei auxílio emergencial em 2020 pq tava recebendo seguro desemprego,,agora estou desempregada, sem seguro e não recebo auxílio pq não peguei no ano passado, só palhaçada mesmo, isso pq sou mãe chefe de família 😢😡

  37. Jaqueline Cristina de Jesus Diz

    Engraçado, sou mãe solo, recebo apenas 1 salário mínimo, pois sou aposentada por invalidez, tenho dois filhos, sendo a menor com problemas de saúde e tive meu auxílio emergencial recusado por ser aposentada do funcionalismo público. Absurdo!!!!

  38. Joandson de Jesus regis Diz

    Bom dia..do q adiata está lei se o Governo Federal,até o momento ñ pagou ou almenos da uma previsão de quando vai pagar???.

    1. Thiago P Santos Diz

      K.o cagao….,……………….

  39. Fabrício Alves de Brito Silva Diz

    Essas matérias já estão saturadas. Chega de matérias com títulos esperançosos. E no final é sempre a msm coisa. Nada certo!!!

    1. Edinalva de Jesus Santos Diz

      Eu também não recebi a extensão do auxilio extensão de 2020

    2. ANTONIA JUSCELINA SANTOS Diz

      No extrato havia dizendo q ia receber até hoje nada recebo bolsa família 180, mora só eu e meu filho minha renda atual é 180 do bolsa família. Na época era 500 e não tive direito.

  40. Rafaela Fernandes Diz

    Como faço pra me inscrever para ganhar, estou desempregada e não ganho auxílio emergêncial

    1. Ivoneide Diz

      Não recebir auxílio pq recebia seguro, sera que tenho direito te tenho 3 filhos menores de 7 anos

    2. Aline Diz

      Entre no site do Defensoria pública ( DPU ) e solicite .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.