Novidade para o CPF cai como um PRESENTE para os brasileiros

São várias as vantagens para os consumidores

Atualmente é possível ao consumidor brasileiro, ter seu número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em sua nota fiscal, o que pode garantir uma série de benefícios. Essa é uma situação habitual em outros países, ao realizarem algum tipo de compra, adquirindo dessa maneira, produtos ou serviços diferenciados.

Sendo assim, a pessoa ao comprar algum item em uma loja, mercado, farmácia, por exemplo, pode solicitar ao vendedor, a inclusão de seu número de CPF na nota fiscal. Esse hábito, inclusive, é estimulado em muitos estados do país, onde o governo encoraja à prática por seus cidadãos.

No entanto, muitas pessoas não sabem ao certo qual a necessidade de se incluir o seu número do CPF na nota ao realizar uma compra. Estes cidadãos não têm ideia dos benefícios que a prática pode proporcionar. De fato, é um meio que o governo estadual tem, para melhor gerir a tributação fiscal relacionada ao comércio.

A sonegação de impostos é um grande problema em nosso país, e, através da prática é possível combatê-la de uma maneira eficiente. Sendo assim, o governo tem inúmeras razões para fomentar a inclusão do CPF na nota fiscal da pessoa ao realizar um determinado tipo de compra nos estabelecimentos comerciais.

Benefícios da inclusão do CPF

Alguns governos buscam incentivar os consumidores do seu estado a incluir seu CPF na nota fiscal. Espera-se que as pessoas criem um hábito, presente em todas as suas situações de compra, estimulando a prática. Uma das vantagens oferecidas é a de que os cidadãos podem obter descontos em uma série de  tributos.

Podemos citar alguns exemplos, como a isenção de uma parte dos tributos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em alguns estados é comum o sorteio de prêmios para as pessoas que incluem o número em sua nota fiscal.

Vale ressaltar que alguns estados da federação não estimulam a prática através de programas governamentais. Em outros, existem uma série de regras e diferentes tipos de incentivo. Para conhecer as vantagens em sua região, é indicado que se entre no site da Secretaria da Fazenda de seu estado.

No estado de São Paulo, por exemplo, os consumidores podem ter descontos em seu IPVA. Já no Rio de Janeiro, há uma dedução no IPTU. O estado do Paraná oferece aos seus cidadãos descontos na recarga de seus aparelhos celulares. Em relação aos sorteios, há prêmios de até R$1 milhão.

Score do Serasa

Os cidadãos, devido a suas dívidas, podem estar com o nome sujo no mercado. São várias as situações que podem atrapalhar seu orçamento familiar, onde as pessoas acabam por apresentar problemas financeiros. Para elas, é preciso melhorar o score do seu  CPF em instituições como a Serasa, por exemplo.

Com um CPF limpo, é possível fazer compras de uma forma simplificada, sem maiores problemas, obtendo descontos e abrindo a possibilidade de se fazer parcelamentos relacionados a aquisição de produtos ou serviços. Ademais, é preciso ficar de olho e quitar as dívidas rapidamente.

Para tal, deve-se abrir uma negociação para pagar as dívidas, entrando em contato com a Serasa ou o SPC para renegociar os débitos pendentes. Os dados e informações dos consumidores devem estar atualizados nestas instituições para que a pessoa consiga diferentes ofertas em seus acordos.

Todavia, o cidadão deve observar a necessidade de manter suas contas em dia, inclusive, pagando alguns débitos antecipadamente. Analogamente, o consumidor terá como benefício, o aumento de seu score e uma maior facilidade de se adquirir empréstimos, aumentando seu crédito na praça.

Mudanças relacionadas ao CPF

O governo federal deverá, no futuro, apresentar algumas mudanças relacionadas ao CPF e ao RG. Este último deverá ser extinto. Elas terão como objetivo principal, a padronização dos documentos pessoais dos cidadãos brasileiros, que se diferenciam de acordo com a unidade federativa do país. 

Desse modo, os documentos de identidade passarão a ter além do nome social da pessoa, um QR Code que deverá ser utilizado para uma autenticação eletrônica, abrindo a possibilidade de ele ser utilizado em outros países. Ele terá um código MRZ que é bastante comum, atualmente, em passaportes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.