Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Avalie o Texto.

Nova proposta: Autoescola não será obrigatória para CNH; VEJA

A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.

Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:

  • não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
  • ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Avalie o Texto.

Veja o que é sucesso na Internet:

79 Comentários
  1. Maria Diz

    Eu não consigo entender porque tantos comentários contra estes projetos. Que as autoescolas vão acabar, pai de família vão perder o emprego, muitos acidentes vão acontecer com a má formação de condutores. A princípio é apenas um projeto. Que poderá passar por mudanças. Muitas pessoas ainda vão preferir autoescolas. Até mesmo pra quem vai ensinar em veículos particulares, é mais seguro que o aluno passe primeiro pela autoescola. A vantagem desta lei será dar a liberdade de um treinamento mais eficiente em carro próprio, poder fazer exame em veículo particular, sendo que esta parte da CNH é uma das que mais encarece o processo. Sobre as aulas teóricas, basta que o cidadão estude em casa. Hoje com tantos vídeos na internet ,isso já não é mais novidade.

  2. Andre Diz

    Ta na hora alias já passou da hora.

  3. Sonia Diz

    Eu aprovo essa medidas essa nova LEI …E certo sou instrutora de AE..profissional a 20 anos ….
    E as autoescola estão sem noção de preços e mas qualidades de instrutores…visando somente lucros em cima dos alunos ….

  4. Rosilda lopes cardoso Diz

    Concordo plenamente com essas propostas.

  5. Marlene Auxiliadora Nunes Diz

    Parabéns 👏👏👏 assim todos terão acesso ao que se diz um luxo e não ver a necessidade. Pois, gostei o que não tinha com carteira e ainda ser reprovada e pagar nova taxa de exame não tenho condições , assim como muitos não tem. Porém desisti na primeira reprovação.

  6. Maximiano de Jesus Luiz filho Diz

    Se todo mundo dirigice o que aprendeu na auto escola aqui fora todo mundo dirigir a moda bangu tanto motorista de carro pequeno quanto de ônibus a caminhão e carreta etc

    1. Josias aluísio da Silva Diz

      é meu sonho tirar a CNH ! Já tá balanço a nova proposta por favor me enforma

  7. Carlos Eduardo Neves Diz

    Com isso mais um ramo de empregos extintos, que falta de massa cerebral desses deputados.

  8. Andreia Diz

    Deveria ter somente a baliza e uma volta na quadra e a avaliação deveria ser com delegado como antigamente e não com os fiscais de trânsito pois são chatos e exigentes,com alguns e outros não pois já pagamos caro pela habilitação e aínda ser reprovado.

  9. Silva s Diz

    Hj em dia pra tira a categoria AB custa em média de $1500 a $2000 e o custo de taxa do Detran perto desse valor e muito baixo então eu acho q as auto escola sobem muito o preço da CNH poderia ser padrão o preço mais não e mais sabe como e o Brasil tem dificuldade pra vender facilidade e qual sério o custo pro aluno q vai tirar a CNH e quantas aulas que o aluno vai fazer será q vai ter alguém pra fica de olho fui instrutor de auto escola durante 5 anos e percebi que os donos de auto escola ganhão fortunas em cima de alunos e combina os preços entre as auto escola e fica tabelado os preços então eu concordo pois os instrutores teria uma oportunidade de ganha mais do que só um salário mais tem que ter muitos critérios pra que isso funciona de verdade

    1. Marcos Paulo Diz

      Parabéns pela iniciativa do deputado kim

      Ms certamente muitos da câmera vão votar não

  10. José Alberto SATHES Rangel Diz

    O problema não é o VALOR cobrado. Enquanto as pessoas não se conscientizar que devemos respeitar as normas e regulamentações. NUNCA teremos um trânsito seguro. Educação vêem de casa. As pessoas mostram no ato de conduzir um veículo como são. SUA personalidade. Tudo é colocado pra fora. Uns são estúpidos. Outros generosos e educados e têm os ligeirinhos. Sem esquecer os tartarugas e tranca rua. Os desatentos e os esquecidos que não colocam a seta por nada. Os que estão no mundo da lua. Tem todo o tipo de condutor. O veículo foi feito pára ser usado com educação e RESPEITO. ONDE o maior respeita o menor ê o pedestre é o PRINCIPAL por ser o mais indefeso. Temos quê ser conscientes e dirigir sempre na defensiva.

  11. Sandis Diz

    Vai ser bom demais Se isso acontecer aki na minha cidade uma habilitação e 2100 reais isto vai ajudar muito bem pensado essa nova lei ai .

    1. angela fraga Diz

      Vai ser muito bom. Porque existem motoristaa com habilitação e não respeitam nada. !!!!

  12. José Alberto SATHES Rangel Diz

    Quando prestei meu exame no ano de 1995 ,comprei numa banca por alguns trocados um pequeno livreto onde continha todos às informações necessárias para prestar o exame teórico. Paguei uma pequena taxa para prestar o exame com a delegada e passei de primeira. Aprendi a conduzir em 7 aulas num fusca com uma pessoa que trabalhava como professor. ..vc pagava quantas aulas quisesse e depois ia na polícia civil e prestava o exame com um agente. Era uma baliza fixa e uma volta na quadra e pronto .Essa era a avaliação. O nervosismo era grande e penso que é de cada um saber se controlar.

  13. Lucas Rodrigues Diz

    Parabéns ao projeto!! Isso não fará motoristas piores, uma vez que a prova ainda vai existir. Trará novas oportunidades de trabalho, com aulas privadas .

  14. Edson Diz

    Manter um auto escola tem custo sim. Qualquer coisa a mais que se invente também terá custo. Não sendo necessário as auto escolas diminuem os custos. Os donos de auto escola que se reinventem, afinal entraram nessa por oportunismo com o povo (diga-se, quem vai tirar CNH) pagando seus custos e lucros. O condutor deverá ter consciência para conduzir. Então sugiro aos legisladores, inclusive o katakokim, que incentivem a CONSCIÊNCIA no cidadão.

  15. Mazinho Diz

    Absurdo e a alta escola exigir que o aluno tem que fazer no mínimo 20 aulas.essa é a mais cara. As aulas deveriam ser opçonais. O aluno deve fazer quantas ele achar necessária para fazer a prova.

  16. Francisco Diz

    Boa tarde,aqui em Belém do Pará as auto escolas cobram um valor absurdo por um período muito curto de aulas acaba que as pessoas não aprendem a dirigir,então acho a proposta muito boa pois a prática é a melhor auto escola que tem.

  17. Eli Diz

    Kkkk não é o trânsito que é ruim e o povo que acha que auto é avião e não respeita sinalização… Fora os que anda em acostamento . Sendo assim melhor não ter auto escola … Ainda acha o direito de cobra leis de trânsito. Acostamento é pra emergência

  18. Ulisses Diz

    Vejo as pessoas falando que as auto escolas exploram as pessoas
    Mas a falta de informação é o que faz as pessoas pensarem que as auto escolas ganham dinheiro as custas do candidato
    São tantos os encargos em postos em cima das auto escolas que o processo não tem como ser barato se o governo o estado e o município amenizassem o custo do processo habilitação sairia muito mais barato mas como os órgãos competentes não abre mão dos seus encargos fica inviabilizado baratear a primeira habilitação
    No projeto do deputado ele visa colocar uma pessoa sem capacidade nenhuma sem didática nenhuma para instruir ir o candidato de primeira habilitação isso torna-se um perigo se com profissionais treinados e capacitados as pessoas já fazem besteira imagina com um qualquer então ao invés de causar um monte de desemprego poderia abaixar o custo dos impostos sobre auto escola que são muitos dessa forma assim ficaria mais barato o processo de primeira habilitação
    Mas ao invés os governantes tiraram os impostos eles querem acabar com a classe aí eu não concordo

  19. rugas do asfalto Diz

    concordo quando falam que a habilitação é cara , porém, nao tem cabimento esse projeto, ja temos muitos motoristas ruins e desequilibrados nos atuais moldes, imaginem sem uma padronização, sem um exame psicológico?! Parece que esqueceram que um veículo nas maos erradas é uma arma.

    1. Dilson Francisco Rodrigues Diz

      Quando está proposta vai chegar aqui em governador Valadares ?

      1. Bianca Diz

        Se aprovada, essa lei começa a valer quando?
        E quando começa a votação para essa lei?

  20. John Lennon dos santos Marinho Diz

    Bom dia essa nova lei é para todos os territórios nacionais eu estava lendo esse texto vi são Paulo – SP eu sou do rio de Janeiro – RJ eu vou ter direto.

  21. Lauro lemos Diz

    Deveriam estipular um preço mais barato nas auto escola, isso sim ,menos burocracia e mais qulidades para o aluno.

  22. Léo Sena Diz

    Projeto ridiculamente eleitoreiro.
    O que deixa o processo custoso não é a autoescola e sim o Detran que lucra com todas as taxas cobradas e que não oferece um serviço digno.
    Pra quem fala que as autoescola cobram muito caro deixo uma pergunta: Vocês sabem quanto é o custo de se manter uma autoescola?
    Uma autoescola não tem nenhum tipo de 8ncwntivo fiscal, os veículos de uma autoescola, que devem ser trocados periodicamente, não tem descontos para serem adquiridos (os valores são os mesmos do que os vendidos para pessoas físicas), a quantidade de impostos e exigências por parte do Detran são absurdas.
    E me perdoem, mas os brasileiros não tem uma cultura, no que diz respeito a obediência a regras, se as autoescola acabarem acaba também a segurança no trânsito!

    1. Venturoli Diz

      A segurança no trânsito TB não depende da auto escola, haja visto o trânsito que temos hj. O processo anos antes não era tão burocrático e TB não haviam tantos acidentes as estradas não eram duplicadas como são hj, e os carros eram tão potentes quanto, até Fusca e Brasília são bem potentes sem contar os monzas da vida e os opalas, que potência! O problema está mesmo na cultura inculta dos nossos tempos.

  23. Jair Diz

    Poderia acabar a prova 21 tabem kkk mata povo estuda estuda na hora nd de acerta

  24. Adailton Diz

    Concordo com esse projeto de lei,
    É um absurdo pagar caro pra tirar a
    Habilitação.

  25. Sueli Nascimento Diz

    Ótima essa ideia, eu não tenho condições de pagar.e preciso muito da habilitação. Gostaria de saber quando essa proposta chega em São Paulo.

  26. Rafael Diz

    Se com aulas na autoescola já existem milhares de condutores imprudentes no Brasil,imagine se não for obrigatório. Caos total no trânsito.

  27. Ivaneide Diz

    Parabéns à essa ideia de abilitação…eu não tenho condições de pagar.e preciso muito da abilitação.no meu município os professores são grossos sem competencia!

    1. Alex Diz

      saudades letra h

      1. Odair Diz

        Pela escrita vc já nota que é um imprudente que odeia didática e acadêmica.

        Imediatismo detectado, a lei pode ser uma bosta colossal que afeta a todos, mas favorecendo ele é o que importa.

      2. Osvaldo Diz

        Carteira de abilitaçaõ
        Não faz ninguem
        Diriji não quantos qui tirem CNH e morrem Kiko

        1. Santos Diz

          Cnh dirigir carro nao que dirigir somos nos, aqui na minha cidade se nos falta aula nos paga 80 reais. Assim nunca vou se habilitando olha que sei dirigir. Com 10 anos meu pai mim botou no volante pra aprender. To com 25 anos por causas dessas roubalheira…

  28. Sebastião rivail Gonçalves Diz

    Boa proposta , precisamos adequar a novas propostas, auto escola aproveita muito dessa obrigatoriedade pra explorar os brasileiros , muito bom!

    1. Ricardo Diz

      Já é uma bagunça com auto escola imagina sem kkkk , onde nós vamos parar .

  29. Roberta Diz

    Gostaria q os exames pudessem ser realizados em veiculo proprio e tb q testes de vista pudessem ser feitos no SUS ou pelo plano de cada um e o laudo assim aceito

    1. Gelson Ribeiro Oliveira Diz

      E também tinha que aumentar os pontos de 3 para pelo menos ums 10 pontos…porque hoje se agente perder 3 pontos já está reprovado

    2. Felipe Diz

      Tú não tem nem habilitação e já quer ter veículo próprio sua desgraça? Quer matar alguém?

  30. Leonardo Ribeiro Fagundes Cruz da Silva Diz

    Gostei da idéia!

  31. Edevan de Freitas Guimarães Diz

    Meu Deus, com a obrigatoriedade já temos muitos motoristas péssimos, imaginem sem auto escola.nâo pode ser assim.

    1. Wendson Sales Diz

      Concordo plenamente com vc,o brasileiro em uma grande maioria não respeita nenhum artigo de trânsito. Seria bom por uma parte e ruim por outra,pois não íamos saber se o condutor sabe realmente dirigir ou pilotar. Vejo tanto sabido chegando no auto escola falando que já dirige e faz cagada na hora do exame prático. Essa é minha opinião👍

    2. Bruna Diz

      As pessoas passarão por teste e terão auto escola. A diferença é que ela vai poder ser escolhida pela pessoa. Abrindo um leque de opções e preços que vão se adequar ao bolso de cada um. Hoje só tem uma maneira de se fazer auto escola, que é ridiculamente cara. As pessoas seguirão sendo instruídas para dirigir, mas não serão assaltadas pra fazer isso!
      E ainda mais: a auto escola que temos hoje não impede as pessoas de cometer barbaridades no trânsito.

    3. Tatyana Diz

      Com essa nova proposta tá bom de rasgar o código de trânsito brasileiro e todo mundo andar do jeito que quiser , já é difícil quando as pessoas passam por uma auto escola imagina sem ela aff todos reclamam que é caro mais, mais caro mesmo e uma multa de quando vai se dirigir embreagado.

  32. Armando sanyos Diz

    E uma otima vi muita gente falando besteira de pai de familia ficar desemprego porque entao trata mal o aluno. Segundo ponto eles so sabe ensinar o aluno a passar na prova depois de cinco aula ficam na balize e so e arrumando detales pra os alunos passar sem o.minimo de instrucao de direcao em meio a via ate pra apanhar confianca os instrutores mais novos.realmente.sao os cavalos e algjns nlta a culpa no.dertran em ves deles.mesmo essa e.minha opiniao

  33. JORGE CLAUDIO PEREIRA Diz

    Muito bom…aí sim..

  34. Daniel Diz

    Aos q dizem comentaram se opondo a proposta dizendo q com Auto escola já tem muito acidente..vale lembrar q a maior parte dos acidentes é causado por motoristas “habilitados”..tem motoristas sem habilitação mais responsáveis e q dirigem melhor q muitos habilitados…

    1. JORGE CLAUDIO PEREIRA Diz

      Muito verdade

    2. Antonio Carlos Prado Diz

      Verdade tem muitos sem habilitação que dirige melhor dos que já tem habilitação concordo plenamente auto escola é uma roubalheira tudo que vai fazer tem que pagar caro são um bando de corruptos

  35. Lecia Maria Fernandes Diz

    Muito bom

  36. MARCELINO NOVAES Diz

    Muito bom

  37. Jonni Diz

    Qualquer coisa que baixe o valor 5a bom
    O país mais caro para ter permissão para dirigir é o Brasil. Que bosta

  38. Carlos Diz

    Muito boa esta ideia
    Espero que seja aprovada o mais rapido possivel

    As autoescolas deixam muito a desejar

    Muitas sem compromisso para o ensinamento

    Provaveis fonte de retorno em uma reprovação nos exames praticos

    1. Santos Diz

      O que mata e esse negócio de prova sempre tem uma pegadinhas pra nos ferra. Deveria tira isso ai precisamos aprende mesmo, os primeiros socorros lei da velocidade onde nao pode para proibido estacionar…. deus na frente tem muita gente que precisa de CNH nao tira por causa dessas roubalheira ai qui existe…

  39. Fabio Diz

    Vai desestruturar muitas famílias empregadas e empresários do ramo ! Idiotice, Brasil já é campeão em acidentes com auto escola imagina sem a obrigatoriedade!!!

  40. Elton Diz

    Sendo que o instrutor terá que comprar um.veiculo adaptado e as manutenções mais frequentes, o custo para o aluno só aumenta. Que proposta ridícula. Faz a proposta para as estradas estarem.todas em dias sem buracos e asfaltadas, muito melhor.

  41. Elton Diz

    O trânsito é a causa da segunda maior causadora de morte no país, imagina sem a instrução da auto escola. Isso se chama politicagem suja do Brasil. Conserva as vias em dia, ajudaria muito. Nessas estradas sem manutenções. Ridículo esse deputado aí.

    1. Bruna Diz

      As pessoas não leem. Seguirá havendo auto escola. Só que sem pagar um valor absurdo por isso.

    2. marlene vilela Diz

      Porque mecher no q funciona bem. Time q está ganhando não se meche. Bolsonaro e provinciano despreparado. Votei nele no 1o Turno. Mas como e ezibido. Não tem. Plano de trabalho. Só faz esconder_se na. Pandemia. Não deixou de ser cavalariano medíocre .Qual sua formacao intelectual? Qual sua graduação e. Pos_ Graduacao. Onde qual seu currículo vitae ? Deve ser letras ocultas. !!!.

  42. Rosmeri Diz

    Quero que aprove mesmo essa proposta porque é muita roubalheira das auto escolas ensina o mal para o candidato reprovar e ter que pagar tudo de novo eu já acho que tinha que ser igual em alguns países a primeira CNH teria que ser totalmente gratuita pois ela ajuda a pessoa a conseguir um trabalho Muitas vagas exigem que a pessoa tem habilitação

    1. Andrezza Diz

      Super concordo cm vc na parte dos auto escola aonde estou fazendo o meu é péssimo já reprovei 3 vezes e nas minhas aulas teórica eu só tive prova no último dia e vi várias pessoas falar que aonde fizeram tiveram os formulários (provinha) todas aulas 😔
      Vontade de desistir de tudo é grande 😭😏

      1. Santos Diz

        Dificil isso. Queremos o melhor pra nossa cidade

  43. Yuri Diz

    Tudo ladrão raça triste Detran Ciretran sai desgraça merece morrer

  44. Ana Meire Santana Ramos Diz

    Realmente,precisa ser mudado muita coisa, principalmente os instrutores porque o bom instrutor. Ele quando chega tem que dá ao menos um bom dia,boa tarde,ter um bom diálogo pra ter um feedback!
    Mas tem uns que parecem cavalos
    Afinal somos nós que estamos pagando.
    Se toquem!

  45. Márcio Diz

    Parabéns ao idealizador do projeto….os pais de família que ficaram desempregados agradecem…tanta coisa pra se fazer e mudar no país….o trânsito está como está com toda a formação do futuro motorista, imaginem sem ela… politicagem barata mata vidas!!

  46. Diego Diz

    Acho que tem coisas que não tem que mecher não o povo sabe como é o Brasileiro já não gosta de uma malandragem ainda dá motivo

  47. francisco c sousa Diz

    gostei muita informação importante

  48. Analu Rodrigues Diz

    Acho que a legislação deveria dar também atenção aos exames praticos, no sentido de não serem tão rigorosos ao avaliarem as faltas cometidas durante a prova. Os próprios avaliadores fazem questão de deixar o aluno nervoso para que ele perca o equilíbrio emocional, e, consequentemente, seja reprovado. Eu mesma já fiz dois processos, sendo reprovada nos dois por esse motivo.

    1. Wakanda Diz

      Kkkkk você que não sabe dirigir e quer por culpa nos examinadores, quem ficou nervosa foi você e não eles , fiz minha prova prática semana passada passei sem problemas , a maioria das mulheres reprovaram por causa de si mesmas com nervosismo…

      1. Bruna Diz

        Em nenhum momento ela disse que os examinadores ficam nervosos. E você não sabe o que falar e vem dizer merda. Como se só mulher ficasse nervosa. As pessoas tem suas personalidades e seus medos e isso não tem gênero, viu?! Sou mulher e não passo por isso. Leva teu machismo de volta pra onde veio 😉

      2. Edvaldo Alves da Silva Diz

        Quem mamou nessa teta mamou quem não mamou vai arrumar outra maneira de ganhar dinheiro fácil né Porque oque se via nesses exames era uns abutres pegando dinheiro dos pobres coitados num absurdo de corrupção onde todos levavam o seu as custas do aprendiz.

      3. Santos Diz

        Pra quer esse drama toda. Ninguem ta julgando ninguem aqui nao larga de se trouxa. Vem aqui fala besteira se acha pq e a melhor de todas voce nao tem doois cu nao um dia quando tive nos te respeita…

  49. Juliane Diz

    Muito massa isso,se o custo realmente não for maior!

    1. Izaline Maria de Lima Diz

      Não acredito que dê muita diferença assim pq o instrutor vai ter q ter o carro nas normas do contran. Aí só quero ver se os Detrans vão aplicar a mesma cobrança hj das das escolas. Como crachá e toda a documentação q é renovada anualmente.
      Acredito que não vai ser como era antes! Qualquer um podia ensinar e qualquer carro podia entrar no pátio.

    2. Tatiane Diz

      Eu apoio esse projeto, o custeio para tirar a chh é muito caro, para quem é assalariado é muito difícil . Tomara que aprovem.

  50. Jian Carlos canovas Diz

    Muito bom excelente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.