Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

2.8/5 - (11 votes)

NOVA antecipação do 13º salário CONFIRMADA em duas parcelas via INSS

O pagamento das parcelas do 13º salário para os beneficiários, que incluem aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, foi confirmado. De acordo com o decreto publicado pelo Governo, o órgão vai antecipar o pagamento do 13° previdenciário, concedido anualmente a quem recebe aposentadorias, pensões por morte ou auxílios diversos. A medida começa a valer apenas a partir de 2021.

Em 2020, as parcelas foram adiantadas por conta dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Os pagamentos foram realizados no primeiro semestre do ano.

O novo decreto tem o objetivo de estender essa nova opção para outros anos, sem que haja a necessidade do Governo Federal anunciar o adiantamento.

13º salário em 2020

As parcelas do 13º salário do INSS já foram pagas este ano, entre o final de abril e início de junho, por conta da pandemia da Covid-19. As parcelas, conforme o calendário oficial do INSS, deveriam ser pagas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto.

O Senado agora vai analisar a possibilidade de criar, apenas para 2020, um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com o objetivo de beneficiar os cidadãos que já sacaram o 13º, e ainda encontram dificuldades financeiras por causa a pandemia.

14º Salário

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Veja também: SAIU! Saiba como receber até R$62.700 em atrasados no INSS

2.8/5 - (11 votes)
52 Comentários
  1. Sandra Almeida dos Santos Diz

    Comentar para que ? O que isto vai adiantar, quem manda sao eles que estamos todos revoltados isto é fato.

  2. Cristhian de Mesquita Mesquita Diz

    Pessoal,. não adianta culpar o governo federal,só sai grana se a câmara e senado votarem,tudo depende de votação deles!! Eles é que falam da onde vai sair a grana, havendo votação, aí o.presidente asssina.
    Infelizmente se fosse para beneficia Los com certeza já teriam aprovado na calada da noite, são deputados e senadores que liberam para o presidente!!! A suspensão do consignado está parado na câmara dos deputados, já foi aprovado pelo senado ,depende do presidente da câmara para colocar em votação, agora vamos ver se com este novo presidente da câmara federal, a coisa saí. Eu prefiro a suspensão por 120 dias do que o décimo terceiro agora.Precisamos é pressionar estes deputados para que saia logo a suspensão!!! Sei que existe muita pressão dos bancos!!!!Os aposentados precisam urgente de soluções que venha. A ajudarem.

  3. Pedro de Oliveira Diz

    O grande problema do nosso povo ê que só quer levar vantagens, por estas razões e que temos o corrupto e corruptor, sempre um ao lado do outro, temos que primeiro fazer nossa parte pra iniciarmos essa mudança, e só os políticos que já estão há anos no poder falar que vai melhorar isso ou aquilo ou oferecer algum trabalho ao povo se ele se eleger que logo o povo vai pra rua fazer sua campanha, exemplo aqui perto da minha casa tem uma família que toda eleição eles se desmembram apoiando os principais candidatos é no final acabam se perpetuando no poder, esse e o nosso país onde todos querem sua fatia do queijo !

  4. Sandra Diz

    Que vergonha de ser Brasileira infelizmente!
    Estes políticos se acham espertos, coitados mal sabe eles que está próximo a vinda de Jesus para fazer justiça.
    Os políticos agem como se esta vida que eles leva, fosse vida eterna, mas estão todos enganados.
    A hora deles chegará, e Deus protejerá seu povo sofrido da fome…

  5. Maria de Lourdes Diz

    O engraçado q aposentados receberam o décimo esse ano duas vezes , e os do bolsa família só uma migalha de auxílio e o valor como o meu de 150 e só , nem décimo nem nada esse ano , aposentados e pensionista estão muito bem perto da gente , não passa de uma humilhação Brasil bosta

    1. Maria de Lourdes Diz

      Não q eu seja contra , mas já q e décimo ,então que seja pra todos , afinal todos nós precisa , e o nosso direito , e direito são iguais

    2. Maria fo Carmo Diz

      O aposentado e pensionista rse cadafoecebem o beneficio, pois contribuiram para o INSS uma vida toda até se aposentarem. No inicio nao era obrigatorio se filiar ao INSS. Com o tempo passou a ser obrigatorio o trabalhador a se filiar ao INSS, visando o futuro do trabalhador, ao se aposentar, acidentar, ou falecer, seus dependentes recebem.

      1. Maria do Carmo Diz

        … se contribuiram com o Inss, recebem…

  6. Cleonice Francisca Lima De Freitas Diz

    Esses políticos, já estão com as festas do fim de ano garantida, até parece q vão se preocupar com quem passa até fome…isso dá nojo🤮

  7. Pepe Diz

    Vergonha, vergonha, vergonha… e este 14o. ñ será diferente. MAS… o salário o prefeito aumentará em 45%. E I em cascata vêm os salários do vice, secretários e demais funcionários públicos terão seus salários aumentados por conta do teto do salário do prefeito. 45%…
    Argumentaram q foi depois de 8 anos sem reajustes… E nós? Com ajustes anuais abaixo da inflação, só vivemos de promessas…
    Vergonha, vergonha, vergonha…

    1. Marcio Diz

      Palhaçada né……governo não deu nenhum centavo pro aposentado. Mas o deles além já de ser maravilhoso ainda aumentam mais.

  8. Digarlene da Silva Almeida Diz

    E uma vergonha prometer a todos. E chega na hora nada. Todos contando com natal melhor e uma entrada ano novo digna. Falta respeito com povo.

    Agora fica aí nessa. Sai não sai.
    Enganando a todos

    Muita falta respeito na moral

    Todos precisam , sem décimo terceiro. Dexo todos numa situação difícil. Agora fica esse vai e não vai.

    Da logo pro povo o que é digno.
    Na hora votar São várias promessas né. Agora KD ??

    Décimo quarto pro povo!!!!!!!

    Depois vcs pensam e décimo terceiro.

    1. MMaria Maaria Diz

      .Maris de Lourdes meu namorado 66 anos aposentado teve Covid teve aue emprestar dinheiro para pagar o Hospital Sao Cristóvão aie nao tinha vaagas estava mto mal psgou 10 dias 7 mil Feais ficou 6 dias dngubado . Saiu grscss a Deus mas agora esta passando necessidades sem pagamento e sem esse 13 que só em fim de Maio absurdo vergonha enquanto o Covas ganha 35 mil por mes fora os outros vsgabundos tb. ???.

  9. ALCIR SOARES FIGUEIRA Diz

    Não sei pra que fazer isso só para no final do ano nós passarmos pelas mesmas humilhações novamente seus covardes ao invés de aumentem os salários dos parlamentares pensam um pouco nos aposentados .

  10. daniele Diz

    Isso é revoltante se fosse pra votar que fosse um benefício pra eles rapidinho seria aprovado tenho 3 filhos sou mãe solteira tive que me individar em empréstimos pq nós que samos aponsentados e pensionistas famos deixados de lados enquanto muitos que receberam auxilio gastaram com bebidas muitos jovens que nunca trabalhou nunca fez nada recebeu e quem recebe pelo Inss tivemos nada comoletamente Esquecidos Deus sabe a luta que estou pra por alimento em casa enfrentando tantas dificuldades e nada de 14 uma tristeza esse Pais

  11. Nelci Aparecida de Souza Diz

    Vergonha até de comentar….Só bandidos

  12. Almir manolima Diz

    Gente esse bando de ladrões foi nós que colocamos lá. …mas nós não estamos fazendo nada pra tiralos de lá. …então é porque estamos felizes com esta corja roubando a nossa pátria o nosso povo

  13. Mario Garcia Diz

    O povo brasileiro já está acordado
    Só tem bandido neste. Governo tinha uma fé np paulo paim . a gente não pode é ler as xurumelas que editam por aí
    Eu não leio jornal , NÃO assisto tv, não ouço rádio e tenho sido mais feliz

  14. CARLOS ALBERTO BENATTI Diz

    Atenção aposentados e pensionistas. O protozoário (Jair Messias Bolsonaro), esta delirando com a Pandemia, no inicio ele viu uma saida satisfatória reduzir a folha dos aposentados e pensionistas sem ter que dar satisfação ao congresso, prevalecendo-se da PANDEMIA, pensando ele que iria reduzir satisfatoriamente com as mortes o numero de aposentados, enganou-se como esta enganando totalmente seus queridos eleitores que acreditam nesta ameba que esta corroendo o nosso pais.
    Nos velhinhos e sofredores devemos dar a resposta a ele em 2022 nas urnas, vamos todos para as urnas, porque qualquer um é melhor que este safado.

    1. Lídia Arcanjo Chagas Diz

      VERDADE CARLOS! VAMOS SIM NOS UNIR PRA ACABAR COM ESSA SAFADEZA DESSE DESGOVERNO. NÃO VAMOS DEIXAR QUE A AMEBÍASE NOS DERROTE!

  15. Werneck Diz

    Verdadeiras Quadrilhas comandam o país, vc escolhe quer bandidos de esquerda, direita ou centro ….e só escolher

  16. José Perdigão Diz

    Até quando teremos que aguentar estás propagandas políticas desses carrapatos que nunca fazem nada .

    1. Marilene Diz

      Que merda não quero que antecipa o décimo terceiro,quero o décimo quarto que prometeram e nada , vamos todos morrer de fome vocês fazem isso porque não são seus pais que tem que comprar remédio com essa miséria de aposentadoria,só porque não são obrigados a votar em vocês seus vermes! Não se esqueça eu sou pensionista mais ainda voto,se eu não trabalhasse , agente ia morrer de fome.

    2. Ana Maria Manenti Diz

      anamariamanenti40@gmail.com

  17. Rivaldo Manoel Trindade Diz

    Infelizmente só irão votar se for conveniente, vai ter votos,
    Os aposentados votam ou não.

  18. Hilmar de Castro Marcondes dos reis Diz

    São todos sem palavras eles têm q entender q o dinheiro do contribuinte q sustenta esses ratos da política

  19. Antônio José Braga Diz

    O sem vergonha do Maia não tira o projeto da gaveta . Aliás não é o Mais , é o Ninho. Mas e traíra demais . Lembrem das eleições de 2022.

  20. João Lino Maciel Diz

    É triste ver neste país, aposentados e pensionistas fazendo empréstimos e às vezes fazendo “bico” recolhendo carrinhos em pátio de supermercados, reciclando lixo, e outros tipos de trabalhos, afim de arrecadar uns míseros trocados para poder sobreviver, porque o salário do INSS não dá para terem uma vida digna.
    Quando é proposto uma ajuda, principalmente aos aposentados e pensionistas,
    muitos políticos que têm o seu “empego” dado pelo povo fazem de tudo para não dar certo. Como alguém disse: “O povo que se lasque!”
    Lembrando, que o Presidente está fazendo a parte dele, agora é preciso os outros seguirem o seu exemplo, doa a quem doer, essa é a minha oipinião!
    AGORA O DÉCO QUARTO SALÁRIO SERÁ PAGO ATÉ O DIA 31 DESTE MÊS OU NÃO? SE HOUVER HOMBRIDADE E CARÁTER DOS POLÍTICOS, ACREDITAMOS QUE S!IM!

  21. Cleiton Diz

    Falou,falou,e ficou na mesma!!!!!!!!!

  22. Sidney vilson Festwig Diz

    Nao consegui auxilio emergencial para minha esposa ,por que falamos a verdade,enquanto isso tem pessoas recebendo sem necessidade.o decimo quarto seria de muita ajuda agora e so um sonho.

  23. André Arteiro Diz

    Vai repetir a merda que fizeram esse ano, adiantar o décimo terceiro sem ninguém pedir, e quando chegar o fim do ano, todo mundo duro na época de natal, e o décimo quarto prometido não vai sair, deixando todo mundo na mão. E não temos nem opção de escolha, lamentável!

  24. Nilza Pnereira de carvalho Diz

    Se não deu para o natal porque não dá para o ano novo e para de ficar enrolado no natal esses milionário fizeram um banquete na ceia enquanto isso os aposentados e pensionistas quantos não estiveram nem oque comer direito vcs não tem consciência maldade foi oque fizeram

  25. Terezinha Castro Diz

    Uma vergonha nós não estamos pedindo favor é um agradinho só, porque infelizmente se fosse pra aumentar os salários de grandes , gravata branca?
    Obrigada.tive covid 19 isolamento social, gastei muito.ja tenho 69 anos, não sou peso morto pra cofres, contribui muito de dois empregos.

  26. MARIA APARECIDA GARBUIO Diz

    Precisamos que nos de este 14 salário ,porque sou aposentada e trabalhava fui demitida por causa da pandemia, não recebia a com contrato suspenso , so da parte do empregador 30 %, e fiquei cinco meses sem salário pois não recebia do governo por ser aposentada, não tive seguro desemprego porque aposentado não recebe, e agora que fazer ,ninguém contrata mais por ser de risco ,filho desempregado e um netinho autista que eu ajudavá, vamos senhores políticos .olhe o que vcs ganham e nós que vamos comer? Os senhores tem consciência de nossas necessidades? Espero que tenham uma atitude de respeito por nós .fica aqui mi ha indignação e que alguém olhe por nós.

  27. Reginaldo Diz

    Esse governo é uma vergonha para os aposentados. Uma corja de mentirosos .eles que aguarde a próxima eleição

  28. Nelson Diz

    E só zombando dos aposentados para deputados, senadores é fácil aprovam qualquer coisa relacionado a dinheiro mais para os pobres é só zombaria

  29. Nelson Diz

    É só enganação zombando dos aposentados

  30. jose m cordeiro silva Diz

    não tenho nada contra algumas pessoas que receberam o auxílio emergencial do governo porque era mesmo necessário durante 6 meses .porem tem gente que numca contribuio com nada recebeo 6 parcelas de 1200 enquanto uma pessoa que contribuio a vida inteira só recebeo só o13. salario e nao pode receber um decimo quarto…que sacanagem desses politicos .

  31. Marcia Regina Romano de Almeida Diz

    Um absurdo. Falta de amor no coração. Eles estando bem e o que importa. Muitos não vão nem conseguir fazer uma ceia para família.

  32. Mislene Maria da Silva Diz

    Adianta o décimo terceiro salário aposentados ldeste ano, e vota o décimo quarto salário dos aaposentados para o final do ano.

  33. João Batista Bezerra Diz

    Infelizmente assim caminha a humanidade, desprezando os que na maioria contribuirão para grandeza do país,os aposentados;na verdade só somos obrigados a pagar os impostos absurdos sem ter o direito dos humanos direitos…

  34. Diomario Dos Reis Cirino Diz

    O 14. Salário ficou no sonho máis começar com uma Margem negativa junto ao INSS é pior ainda pois se está margem tive sido aprovado pelo menos teríamos como começar o ano algum dinheiro para suprir a falta do 13 salario

  35. Auxiliadora Diz

    Se depender dos políticos que são todos salgados e ladrões nos aposentados e pensionista e estando no grupo de risco não morem de covid mas devido a desnutrição por passar fome com esse misero salário e nenhuma ajuda
    Brasil país corrupto!

  36. Helena Fonseca Diz

    Que vergonha, engambelar os velhos do INSS com esse papo de 14° salário
    Mentira deslavada desses políticos que comem só filé , ostras, camarão acompanhados de champanhe francês! .Enquanto os assalariados comem frango e olhe lá no Natal . É uma vergonha essa disparidade salarial.

    1. Acimar Camilo Diz

      Infelizmente é a realidade desse nosso país, gigante, cheio de riquezas, porém comandado por noventa porcento de políticos corruptos, que só criaram e criam leis em benefício próprio.
      O povo tem que dar um basta nessa corja, nas próximas eleições, em não reeleger nenhum deles.
      É o que vou fazer, e espero que o povo faça o mesmo.
      Fora corruptos filhodaputa.

    2. Antônio Ferreira Diz

      Você está coberta de razão, perfeita, o povo brasileiro tem que acordar

    3. Daniel silva Diz

      Os políticos só aprovam o que é bem estar para eles, os demais sempre ficam pra depois, temos que tirar esse políticos que estão aí a gerações, com essa urna eletrônica que temos eles se perpetuaram no poder

    4. Fernando Faria Diz

      Bando de safados iludindo APOSENTADOS e nos usando antecipando décimo terceiro dinheiro q temos direito mesmo mais intenção destes políticos antecipar décimo terceiro para aquecer economia parada por causa da pandemia esta n caio mais.

  37. José Edilson laureano Diz

    Se odecimo fosse para os políticos seria aprovado espera o quê deste governo vamos tira todos família bolsonarios da política esperem os aposentados em 2022

    E-mail cearace7 @Gmail…com
    um abraço

  38. CLAUDENIR BATISTA DE LIMA Diz

    Acabou o ano e nós aposentados não tivemos auxilio nenhum do governo federal, só recebemos oque era nosso de direito.
    Enquanto várias pessoas que não precisavam receber auxílio, receberam.
    Um conselho que dou, o ano que vem se você não quiser passar o final de ano só com o salário, não peguem esse adiantamento.
    Por que se você pegar só vai ajudar esse governo, que não pensa nos aposentados.
    Esse é meu pensamento.

  39. JOSEMAR MARTINS Diz

    O 14° salário aos aposentados e pensionistas do INSS, vai ficar na promessa o ano já acabou para os políticos essa é a realidade.

    1. Mary Diz

      E os bancos emdividando os aposentados que estao ja no vermelho.com emprestimos com juros altos.cade os politicos para proteger os aposentados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.