Angiospermas: Ciclo de vida e características

Angiospermas, as conhecidas plantas com flores, consistem nas mais numerosas de todas as divisões no Reino das Plantas. Com exceção de habitats extremos, as angiospermas povoam todos os biomas terrestres e comunidades aquáticas.

Eles são uma importante fonte de alimento para animais e humanos. Além disso, são uma importante fonte econômica para a produção de vários produtos comerciais. Aqui no Brasil há diversas regiões que possuem o cultivo de flores como principal mercado.

A saber, as angiospermas diferem das plantas não vasculares por terem um sistema de transporte vascular para transportar água e nutrientes para várias partes da planta. Conheça melhor sobre esse grupo!

Partes de plantas com flores

As partes de uma planta com flores são caracterizadas por dois sistemas básicos: um sistema radicular e um sistema caulinar. O sistema radicular fica normalmente abaixo do solo e serve para adquirir nutrientes e ancorar a planta no solo. O sistema de rebentos consiste em caules, folhas e flores. Esses dois sistemas são conectados por tecido vascular. Os tecidos vasculares chamados xilema, assim como floema são compostos de células vegetais especializadas que vão da raiz ao caule. Eles transportam água e nutrientes por toda a planta.

As folhas são um componente importante do sistema de rebentos, pois são as estruturas através das quais as plantas adquirem nutrição por fotossíntese . As folhas contêm organelas chamadas cloroplastos, que são os locais da fotossíntese.

A troca gasosa necessária para a fotossíntese ocorre através da abertura e fechamento de minúsculos poros foliares chamados estômatos . A capacidade das angiospermas de perder sua folhagem ajuda a planta a conservar energia e reduzir a perda de água durante os meses frios e secos.

A flor, também componente do sistema caulinar, é responsável pelo desenvolvimento e reprodução das sementes. Existem quatro partes principais das flores nas angiospermas: sépalas, pétalas, estames e carpelos. Após a polinização, o carpelo da planta se desenvolve em frutos. As flores e as frutas costumam ser coloridas para atrair polinizadores e animais que comem frutas. À medida que o fruto é consumido, as sementes passam pelo trato digestivo do animal e são depositadas em um local distante. Isso permite que as angiospermas se espalhem e povoem várias regiões.

Plantas lenhosas e herbáceas

As angiospermas podem ser lenhosas ou herbáceas. As plantas lenhosas contêm tecido secundário (casca) que envolve o caule. Eles podem viver por vários anos. Exemplos de plantas lenhosas incluem árvores e alguns arbustos. As plantas herbáceas não têm caules lenhosos e são classificadas como anuais, bienais e perenes. As anuais vivem por um ano ou temporada, as bienais vivem por dois anos e as perenes voltam ano após ano por muitos anos. Exemplos de plantas herbáceas incluem feijão, cenoura e milho.

Ciclo de vida das angiospermas

As angiospermas crescem e se reproduzem por um processo chamado alternância de gerações . Eles circulam entre uma fase assexuada e uma fase sexual. A fase assexuada é chamada de geração de esporófitos , pois envolve a produção de esporos . A fase sexual envolve a produção de gametas e é chamada de geração de gametófitos.

Gâmetas masculinos e femininos se desenvolvem dentro da flor da planta. Os micrósporos masculinos estão contidos no pólen e se desenvolvem em esperma. Megásporos femininos se desenvolvem em óvulos no ovário da planta.

Angiospermas dependem do vento, animais e insetos para a polinização. Os ovos fertilizados se transformam em sementes e o ovário da planta circundante se torna o fruto. O desenvolvimento dos frutos distingue as angiospermas de outras plantas com flores chamadas gimnospermas.

Principais características das angiospermas

  • Angiospermas consistem em plantas que produzem flores. As plantas com flores também produzem frutos que cobrem e protegem as sementes de angiospermas.
  • Angiospermas se organizam em um sistema radicular e um sistema de rebentos . As raízes de suporte estão abaixo do solo. O sistema de rebentos é composto por caules, folhas e flores.
  • Elas percorrem um ciclo entre uma fase assexuada e uma fase sexual pelo processo de alternância de gerações.
  • As plantas lenhosas incluem árvores e alguns arbustos
  • As plantas herbáceas incluem feijão e milho.
  • Os monocotiledôneas incluem gramíneas, grãos e orquídeas.
  • Os dicotiledôneas incluem árvores, vinhas e fruteiras.

E então, gostou de conhecer mais sobre as angiospermas?

Também falamos sobre a definição de gimnosperma, ciclo de vida e reprodução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.