Metabolismo celular: Entenda seus processos 

O metabolismo celular consiste em diversas etapas das reações bioquímicas e de um ser. Ele tem como principal objetivo a criação de energia para o correto funcionamento das células. 

A saber, durante o metabolismo celular ocorre a síntese de intermediários, participantes das reações químicas; como por exemplo os:

  • Lipídios 
  • Aminoácidos 
  • Nucleotídeos 
  • Hormônios 

Dessa maneira, o metabolismo celular acaba fundamental para a sobrevivência dos organismos. Além disso, pode-se dividir ele em duas partes; veja:

  • Anabolismo: Ocorre através das reações de armazenamento de energia e por meio da síntese de compostos. Trata-se da fase degradativa do metabolismo. 
  • Catabolismo: Ocorre por conta das reações de armazenamento de energia e através da síntese de compostos. Trata-se da fase sintetizante do metabolismo. 

O metabolismo celular possui extrema importância e por isso poderá surgir em questões de vestibulares e do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Metabolismo Celular: ATP

Você também pode gostar:

A molécula ATP “Adenosina Trifosfato” fica responsável pela captação e armazenamento de energia. Além disso, ela faz parte das reações energéticas que acontecem nas células. 

Uma das maneiras de conseguir ATP é por meio da glicose. Ou seja, as células quebram moléculas de glicose para realizar a produção de energia na forma de ATP. 

Além disso, por meio da glicólise, a glicose acaba dividida ao longo de dez reações químicas produzindo duas moléculas de ATP como saldo. 

Fotossíntese e respiração

A fotossíntese e a respiração são as fases mais importantes de transformações de energia dos seres vivos. 

A saber, a fotossíntese é uma ação físico-química e que acontece a nível celular. Acontece em seres clorofilados, que por meio do dióxido de carbono, água e luz natural, obtém energia. 

Já a respiração celular acontece no processo do ATP por meio da oxidação, utilizando o oxigênio como intermediário oxidante. 

Por meio dele acontecem reações de quebra das ligações entre as moléculas liberando energia, podendo ocorrer de duas maneiras:

  • Respiração aeróbica quando tem-se a presença do gás oxigênio do ambiente 
  • Respiração anaeróbica quando não se tem oxigênio. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o metabolismo celular?

Não deixe de ler também – Biologia: 6 classes básicas de animais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.