Biologia: Fatores bióticos mais importantes

Na ecologia, os fatores bióticos e abióticos abrangem todas as partes vivas e não vivas de um ecossistema.

Os fatores bióticos pertencem aos organismos vivos e suas relações. Conheça uma lista com os principais deles para estudar para o vestibular, Enem ou concurso!

Fatores Bióticos

Fatores bióticos incluem interações entre organismos, como doenças, predação, parasitismo e competição entre espécies ou dentro de uma única espécie.

Além disso, os próprios organismos vivos são fatores bióticos. Eles se enquadram em três categorias principais: produtores, consumidores e decompositores.

Produtores

Esses organismos, que incluem plantas e algas, convertem fatores abióticos em alimentos. A maioria dos produtores usa a energia do sol junto com água e dióxido de carbono em um processo chamado fotossíntese.

Isso resulta em energia da qual os produtores podem se alimentar. Na verdade, os produtores também são chamados de autótrofos, porque se alimentam: em grego, “auto” significa eu e “troféu” significa alimento ou nutrição. Os autótrofos usam fatores abióticos para produzir sua própria comida.

Consumidores

A maioria dos consumidores são animais e não fazem sua própria comida. Em vez disso, eles consomem produtores ou outros consumidores para obter energia alimentar.

É por isso que os consumidores também são conhecidos como heterótrofos: “hetero” significa diferente ou outro, porque se alimentam de outras espécies que não eles próprios.

Os consumidores podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros. Os herbívoros se alimentam dos produtores; eles incluem animais como cavalos, elefantes e peixes-boi.

Os carnívoros se alimentam de outros consumidores. Eles incluem leões, lobos e orcas. Os onívoros, como pássaros, ursos e lagostas, se alimentam tanto de produtores quanto de consumidores.

Decompositores

São os organismos que decompõem a matéria orgânica de plantas e animais mortos em componentes inorgânicos, como carbono e nitrogênio, necessários à vida.

A matéria inorgânica então retorna ao solo e à água como nutrientes que podem ser reaproveitados pelos produtores, dando continuidade ao ciclo.

Os decompositores também são chamados de saprotróficos: do grego “saprós”, ou podres, porque se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Exemplos de decompositores incluem bactérias, fungos, minhocas e alguns insetos.

E então, você sabia de todas essas informações? Não deixe de estudar!

Leia também – Biologia: Fatores abióticos mais importantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.