NOTÍCIA interessante para quem quer APOSENTAR MAIS CEDO

Aprenda como e quanto deve contribuir para INSS

Muitas pessoas sonham com se aposentar mais cedo, porém, você sabe o que é preciso para isso? Se a sua resposta foi não, então, confira o que é necessário para antecipar a sua aposentadoria. Talvez você já possa fazer a solicitação no INSS e nem sabe. Sendo assim, caso se tornar um aposentado mais cedo do que o normal faça parte dos seus planos, saiba que você veio ao lugar certo.

Por isso, não deixe de anotar cada informação apresentada na matéria desta terça-feira (03) do Notícias Concursos, pois fará muita diferença na hora de você planejar o seu futuro. Existem muitas formas de se aposentar mais cedo, antes da idade mínima, e é bem mais simples do que você imagina.

Tipos de aposentadoria

Em primeiro lugar, precisamos entender quais são os tipos de aposentadorias, pois, diferente do que muitas pessoas acreditam, existem muitas formas de ser aposentado. Os tipos em questão são: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria  por pontos e a aposentadoria especial. Existe também aposentadoria por tempo de contribuição com atividade especial, aposentadoria por idade urbana e aposentadoria por invalidez.

Como cada tipo funciona

Basicamente, a aposentadoria por invalidez entra em ação quando algum trabalhador se fere, e por isso fica impedido de trabalhar. Por exemplo, no caso de um trabalhador ter alguma parte do corpo mutilada ou perca algum dos sentidos.

Quanto a aposentadoria especial, esse tipo de aposentadoria está reservada a profissionais que ficam expostos a agentes nocivos à saúde, como produtos químicos perigosos.  As aposentadorias por tempo contribuição e por tempo de contribuição com atividade especial são bem similares.

A diferença é que, a por tempo de contribuição com atividade especial, o tempo mínimo é de 25 anos, enquanto na outra, o tempo mínimo é de 30 anos para mulheres e 35 para homens. Nesse sentido, já no caso da aposentadoria por idade urbana, são necessários 15 anos de contribuição.

Por fim, temos a aposentadoria por pontos, nesse tipo de aposentadoria é preciso acumular 100 pontos para homens e 92 pontos para mulheres para poder se aposentar por pontos.

NOTÍCIA interessante para quem quer APOSENTAR MAIS CEDO
NOTÍCIA interessante para quem quer APOSENTAR MAIS CEDO – Freepik

Como se aposentar mais cedo?

Mas, afinal, como exatamente se aposentar mais cedo? Existem basicamente 3 formas de se aposentar antes da idade mínima. A primeira forma é por invalidez: basicamente, quem se acidenta e, por este motivo, fica impedido de trabalhar, não precisa contribuir. Há um determinado tempo para ter direito a aposentadoria.

Porém, o tempo de contribuição interfere diretamente no valor recebido. A segunda forma de se aposentar mais cedo é pela idade urbana. Logo, como foi dito anteriormente, o tempo de contribuição exigido é menor nesse tipo de aposentadoria.

Por fim, temos a aposentadoria por pontos. Para se aposentar mais cedo , é preciso acumular cerca de 100 pontos no caso dos homens, e 92 no caso das mulheres. Os pontos são calculados através do seguinte cálculo: Idade + tempo de contribuição. Por exemplo: Marcos tem 63 anos e contribuiu 45 anos, Marcos possui, nesse caso, 108 pontos e já pode se aposentar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.