Nos EUA, McDonald’s anuncia aumento de salário para atrair empregados

A rede de fast food McDonald’s anunciou nesta quinta-feira (13) que vai aumentar os salários de boa parte dos seus empregados na rede dos Estados Unidos. Tudo isso porque eles estão com dificuldades de contratar trabalhadores neste período de pandemia do novo coronavírus.

Hoje, a rede paga nos Estados Unidos algo em torno de 11 dólares por hora para trabalhar em um restaurante da marca. Esse valor pode chegar a 17 em alguns locais. De acordo com informações da imprensa local, a ideia da empresa é aumentar esse valor em 10%.

No entanto, isso não iria valer para todo mundo. Ainda de acordo com informações oficiais da própria empresa, apenas 5% das lojas dos Estados Unidos passariam por esse aumento. Seriam principalmente aquelas em que existe uma falta de empregados neste momento.

A ideia é fazer isso antes da chegada do verão. Como se sabe, essa estação deve chegar dentro de poucos meses no Hemisfério Norte. E é justamente nesta época do ano que essas empresas costumam receber mais clientes. E para isso ela precisa portanto de mais empregados.

Não são poucos. De acordo com a própria empresa, o objetivo é encontrar cerca de 10 mil novos trabalhadores até o verão por lá. No entanto, eles mesmos reconhecem que essa é uma tarefa difícil. Isso porque encontrar empregados não é tarefa fácil por lá.

Faltam trabalhadores. Sobra salário

Se engana quem pensa que esse é um fenômeno que está acontecendo apenas com a McDonald’s. Os Estados Unidos como um todo estão vivendo essa situação neste momento. Agora, as empresas estão com muita dificuldade de encontrar empregados que aceitem trabalhar com remuneração baixa por lá.

O Partido Republicano, que forma a oposição ao Governo de Joe Biden, diz que a culpa é do democrata. É que o partido alega que os auxílios que o Presidente está dando estaria impedindo que os mais pobres saíssem para procurar emprego neste momento.

Autoridades sanitárias, no entanto, dizem que muitos trabalhadores estão deixando de procurar emprego porque a pandemia ainda não passou. Mesmo com as aplicações das vacinas, os riscos da doença ainda existem na terra de Joe Biden.

Brasil

O brasileiro vive neste momento uma situação inversa neste momento. É que por aqui não faltam trabalhadores. Na verdade está faltando trabalho. Mesmo que a vacinação ainda não tenha se massificado, o fato é que muita gente está saindo para procurar emprego no auge da pandemia.

Além disso, por aqui o Auxílio não é tão robusto como nos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Cidadania, que responde pelo projeto no Brasil, os valores aqui variam entre R$ 150 e R$ 375. Isso não dá portanto para comprar nem metade de uma cesta básica nas principais cidades do país.

É por isso que a McDonald’s não vai aplicar nem um processo de aumento de salário para os trabalhadores brasileiros. Eles continuam trabalhando, mas recebendo o dinheiro de sempre. Essa realidade se repete em quase todas as empresas brasileiras neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.