Neocolonialismo: filmes para estudar o assunto

Confira quais são eles!

Neocolonialismo: filmes para estudar o tema

O neocolonialismo aconteceu durante o século XIX e a primeira metade do século XX. Nesse período, as potências do continente europeu passaram a dominar de maneira política e econômica os países da África, Ásia e da Oceania.

Questões sobre o neocolonialismo são muito comuns dentro dos vestibulares e da prova do ENEM. Dessa forma, é muito importante que você se prepare para responder perguntas sobre o assunto. E que tal fazer isso usando filmes?

Isso mesmo! Você pode usar filmes para revisar os principais pontos dentro desse tema e, ainda, pode inserir essas obras como repertórios para a redação. 

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com filmes sobre o neocolonialismo. Confira!

Hotel Ruanda

Hotel Ruanda é um filme que aborda uma história real. A narrativa da obra se passa na Ruanda, na segunda metade do século XX.

O filme aborda o neocolonialismo na medida que retrata a ocorrência de um genocídio provocado pela luta entre os tutsi e os hutus.

Devemos nos lembrar de que muitos dos conflitos entre etnias que aconteceram no continente africano são frutos das divisões artificias realizadas pelos europeus durante o neocolonialismo.

Diamante de Sangue

O filme Diamante de Sangue foi produzido no ano de 2006 e é uma obra muito importante para a compreensão do fenômeno do neocolonialismo.

Diamante de Sangue narra as consequências da colonização inglesa sobre Serra Leoa, país do continente africano.

O país enfrentou uma guerra civil no ano de 1999, a qual era decorrente de conflitos entre os antigos colonizadores e os guerrilheiros.

O Jardineiro Fiel

O Jardineiro Fiel é um filme dirigida de 2005 que apresenta o assassinato da ativista Rachel Weisz, no Quênia.

A obra possui como objetivo retratar o cenário complicado presente no Quênia, uma consequência do neocolonialismo e da exploração realizada sobre o país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.