Não perca o seu PIS/PASEP! Saiba como realizar o saque ainda em 2023

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios anualmente liberados pelo Governo Federal que têm beneficiado inúmeros trabalhadores formais em todo o território nacional.

Não perca o seu PIS/PASEP! Saiba como realizar o saque ainda em 2023

No ano de 2023, esses recursos já foram disponibilizados para saque e devem ser solicitados pelos trabalhadores até o dia 28 de dezembro.

Qual ano serve de base para os pagamentos de 2023?

Os pagamentos efetuados em 2023 foram calculados com base nos registros do ano de 2021. Portanto, para se qualificar para esse benefício, o trabalhador deve ter exercido alguma atividade formal durante esse período.

Período de liberação de recursos

A liberação de recursos teve início em janeiro e foi concluída no mês de julho, tornando o dinheiro disponível para saque. A retirada deve ser efetuada na instituição financeira encarregada do pagamento.

Assim sendo, para servidores, o depósito é efetuado pelo Banco do Brasil, enquanto para trabalhadores da iniciativa privada, a Caixa Econômica Federal é a responsável pelo pagamento. Aqueles que ainda não efetuaram a retirada dos recursos devem procurar um dos bancos para realizar o saque.

Quem tem direito ao Abono do PIS/PASEP?

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador deve cumprir alguns critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Estes critérios são:

  • Ter trabalhado formalmente no ano base do pagamento: o benefício é direcionado aos trabalhadores que exerceram atividades formais durante o ano de 2021.
  • Possuir média salarial de, no máximo, dois salários mínimos: a média salarial do trabalhador não pode exceder dois salários mínimos.
  • Estar inscrito no PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos: o trabalhador deve ter uma inscrição válida no PIS/PASEP por um período mínimo de cinco anos.

Cálculo do valor do benefício

O valor que o trabalhador tem direito a receber varia de acordo com o período trabalhado no ano base (2021). Para calcular o valor, siga os seguintes passos:

  • Divida o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320, por 12, o que resultará em um valor mensal.
  • Em seguida, multiplique o valor mensal pelo total de meses trabalhados. Para ser considerado um mês trabalhado, a atividade deve ter sido exercida por um período mínimo de 15 dias.
  • O resultado final obtido após esse cálculo será o valor ao qual o trabalhador tem direito a sacar.

Certamente, garantir que você atende aos critérios estabelecidos e calcular corretamente o valor ao qual tem direito é fundamental para aproveitar esse benefício anual. Desse modo, certifique-se de verificar seu direito e, se for o caso, dirija-se ao banco responsável o mais rápido possível para garantir que não perca a oportunidade de receber o PIS/PASEP de 2023. Lembre-se de que o prazo para saque se encerra em 28 de dezembro.

Não perca o seu PIS/PASEP! Saiba como realizar o saque ainda em 2023
Não perca o seu PIS/PASEP! Saiba como realizar o saque ainda em 2023. Imagem: Canva

Cuidado com golpes que envolvam os saques do PIS/PASEP

Nunca compartilhe informações pessoais, como números de documentos, senhas ou informações bancárias com desconhecidos, seja por telefone, e-mail, mensagem de texto ou redes sociais. Isso porque os órgãos governamentais e instituições financeiras não solicitam esses dados por meio desses canais.

Desconfie de comunicados não oficiais

Fique atento a e-mails, mensagens de texto ou ligações não solicitadas que alegam oferecer ajuda para acessar seu PIS/PASEP. Golpistas muitas vezes se passam por representantes de agências governamentais ou bancos. Sempre verifique a autenticidade dessas comunicações antes de fornecer qualquer informação.

Evite sites e links suspeitos

Tenha cautela ao clicar em links fornecidos em e-mails ou mensagens que afirmam direcioná-lo para páginas de registro ou saque. Sendo assim, certifique-se de que esses links sejam oficiais, verificando o site do governo ou da instituição financeira diretamente.

Contudo, caso suspeite de um golpe relacionado ao PIS/PASEP, não hesite em denunciar a situação às autoridades ou ao seu banco. Visto que quanto mais cedo esses incidentes forem relatados, melhor será a chance de evitar danos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.