ALERTA: Por que não devemos comer a pele do frango?

Possivelmente, você já deve ter ouvido falar que não devemos comer a pele do frango nas nossas refeições. Porém, você sabe quais são os motivos por trás dessa afirmação? E será que isso é uma verdade absoluta? Ou será que existem pessoas que estão liberadas para consumir esse alimento?

Neste texto, elencamos algumas informações e reflexões sobre o assunto, mas lembre-se: na dúvida, sempre converse com o seu nutricionista, pois apenas ele pode recomendar o que é seguro de acordo com o seu caso, combinado?

Então vamos ao conteúdo!

Por que não devemos comer a pele do frango?

Especialistas apontam que não devemos comer a pele de frango pois ela é repleta de gordura saturada. Embora ela também tenha uma parte de “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol, ainda assim possui bastante “gordura ruim”.

Logo, se a pessoa já tem uma pré-disposição para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ou se já possui algum problema relacionado aos altos níveis de colesterol, por exemplo, ela pode estar se expondo a um alimento que prejudica o seu quadro clínico.

Além do mais, existem outras fontes de gordura boa que não necessariamente irão expor você às gorduras ruins. Por isso, avaliar a situação com criticidade é muito importante.

Outro fator que deve ser destacado com relação aos motivos pelos quais não devemos comer a pele do frango – pelo menos não exageradamente -, diz respeito às calorias.

Um pedaço de frango, de aproximadamente 200 gramas, tem cerca de 300 calorias. Já um pedaço de frango com a mesma pesagem, mas com pele, pode chegar a ter quase 400 calorias. Isto é, é praticamente 100 calorias a mais! Por conta disso, a pele do frango também pode estar associada a casos de obesidade, inclusive.

Em um primeiro momento, essa diferença calórica pode até parecer pouco. Agora imagine isso projetado no longo prazo, com a inclusão da pele do frango em  mais refeições semanais? Pois é! Por isso, é muito importante refletir sobre a alimentação e sempre conversar com um nutricionista para tirar as suas dúvidas.

Será que a pele de frango é proibida para todos?

Não necessariamente. Como cada organismo é único, não podemos prescrever algo como sendo infalível e imutável.

Se a pessoa possui uma dieta balanceada, uma vida ativa e não tem nenhuma doença relacionada ao colesterol e problemas cardiovasculares, o consumo pode até acontecer, desde que não seja exagerado.

O ideal é sempre partir do bom senso, para não consumir gordura saturada demais, a ponto de provocar malefícios na saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Além disso, o consumo exagerado pode aumentar o peso corporal, como vimos anteriormente, o que também pode prejudicar a saúde da pessoa no longo prazo.

Logo, o mais recomendado é sempre conversar com um nutricionista e verificar se no seu caso é liberado ou não o tal consumo da pele de frango. Dessa maneira, haverá menos riscos de você expor a sua saúde a um hábito que seja considerado pouco saudável. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.