Não cometa esses erros ao pedir sua aposentadoria INSS

Saiba como pedir corretamente a sua aposentadoria e saiba seus direitos

Hoje trouxemos informações para que você não cometa esses erros ao pedir sua aposentadoria INSS. Estima-se que mais de 1,5 milhões de pedidos estejam parados no Instituto Nacional do Seguro Social, aguardando análise e a maioria é de aposentadoria.

Cometer erros no hora de solicitar seu benefício pode gerar pedidos de cumprimento de exigências por parte do órgão, o que atrasa ainda mais a disponibilização.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a agilizar o processo. E dessa forma ter acesso a seus direitos de forma mais rápida.

Então, para saber tudo sobre isso, não deixe de ler até o final, para ficar por dentro de todos os detalhes

Por que não cometer esses erros ao pedir sua aposentadoria INSS?

Atualmente existe uma espécie de acordo no Supremo Tribunal Federal, o STF. Segundo o órgão, o Instituto Nacional do Seguro Social, Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal firmaram um acordo. Onde o prazo para concessão de aposentadorias fosse de apenas 90 dias, a partir da data do pedido. Ou seja, cerca de um prazo 3 vezes maior do que o que as leis estipulam.

No entanto, atualmente, estima-se que esse prazo não está sendo cumprido. Visto que é comum encontrar contribuintes que precisam esperar até 6 meses para ter acesso ao benefício.

Na verdade, desde que o acordo foi firmado, seu cumprimento não se deu em nenhum momento e os prazos estão cada vez maiores.

Quando o pedido não é feito de forma adequada, isso faz com que o Instituto peça o cumprimento de exigências.

E a cada vez que isso acontece, o prazo para conclusão da análise se renova. Logo, o que significa que você terá de esperar por ainda mais tempo.

5 erros ao pedir sua aposentadoria INSS

Como já vimos anteriormente, os erros na hora de pedir sua aposentadoria INSS podem te atrapalhar bastante durante o processo de análise. Desse modo, fazer com que você tenha de esperar mais tempo para a conclusão.

Então, listamos alguns desses erros mais comuns para que você não os cometa. Assim, agilize o processo para receber sua aposentadoria o quanto antes.

Não ter um Planejamento Previdenciário

Essa é uma etapa muito importante para quem deseja se aposentar. Pois, trata-se de uma pesquisa que mostra as possíveis aposentadorias a que o cidadão tem direito.

Para fazer essa pesquisa, é necessário levar em conta o perfil do cidadão, bem como os objetivos e metas para o futuro que ele possui.

Essa é uma excelente forma de evitar recolhimentos desnecessários. Desse modo, evita prejuízos. Além disso, também aumenta as chances de ter acesso ao melhor benefício disponível para você.

Não conhecer as regras de aposentadoria que estão em vigor

Já se sabe que desde 2019, as regras para se aposentar mudaram. Isso ocorreu graças a Emenda Constitucional 103 que implementou a Reforma da Previdência.

Contudo, algumas normas passam por atualização todo o ano. Então, antes de pedir seu benefício, é preciso entender quais são as regras que estão valendo este ano. Dentre elas, os principais quesitos são:

  • Idade Mínima;
  • Idade Mínima Progressiva;
  • Regra de Pontos;
  • Regra de Pedágio de 50% e 100%.

As mulheres precisam ficar atentas

Como já vimos, desde 2019, com a publicação da Reforma da Previdência é possível observar diversas alterações nas regras para se aposentar.

Entre essas mudanças, a idade mínima necessária para a aposentadoria das mulheres também mudou.

Antes, esse tempo era de 60 anos. Agora, é necessário que a cidadã tenha, pelo menos, 62 anos completos.

No entanto, muitos contribuintes não sabem a respeito do aumento gradativo também estipulada pela nova lei. Assim, permite que o pedido de aposentadoria seja feito antes de completar os 62 anos.

Dessa forma, muitas mulheres não fazem sua solicitação mesmo já estando aptas ao recebimento.

Pedir o benefício antes da hora

Mesmo para quem já cumpriu todas as regras e exigências se planejar antes de fazer o pedido da aposentadoria INSS é muito importante.

Isso porque, a soma de mais alguns meses no tempo de contribuição pode ser bastante benéfica na hora de calcular a Renda Mensal Inicial do contribuinte. Logo, o que impacta diretamente no valor final do benefício.

Documentação incompleta

Como todos sabem, a documentação é um dos pontos mais importantes na hora de requerer sua aposentadoria do INSS.

Isso porque, dentre todas as etapas, fazer a comprovação de suas contribuições trabalhistas é de primordial importância.

Para isso, é necessário juntar a Carteira de Trabalho, Extrato do FGTS, Holerites, recibos e comprovantes de pagamento e de conta salário. Além disso, junte as rescisões de contratos trabalhistas para incluir no processo da aposentadoria. Assim, o vínculo empregatício e as contribuições previdenciárias serão comprovados.

Agora que você já conhece esses erros ao pedir sua aposentadoria INSS, fique atento, para garantir seus direitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.