MULTA falsa pega brasileiros de surpresa e gera GRANDE PREOCUPAÇÃO

Motoristas devem ficar atentos às infrações de trânsito.

Atualmente, com o avanço tecnológico, vários serviços antes considerados burocráticos, ficaram mais simples, acabando com filas em repartições públicas e instituições financeiras. Todavia, as ações de criminosos aumentaram, e as vítimas do momento são os motoristas, que acabam tendo que pagar uma multa falsa.

Estas ferramentas que utilizam a tecnologia, buscaram ao longo do tempo automatizar alguns processos, o que levou a um grande sucesso. Os aplicativos são um grande exemplo de como é possível tornar a vida das pessoas mais práticas. Porém, pessoas maliciosas se aproveitam das brechas dessas inovações.

Os motoristas de todo o país têm sido vítimas de um golpe no qual os criminosos acessam as suas informações através da placa de identificação de seu veículo. Assim, com esses dados, eles enviam aos condutores, uma multa falsa. Com isso, eles acabam realizando seu pagamento sem saber que estão caindo em um golpe.

Vale ressaltar que esse tipo de fraude tem sido utilizada em todo o país, trazendo inúmeros prejuízos financeiros aos motoristas despreparados, que acreditam que estão quitando o débito relacionado a uma multa de trânsito. Lembrando que essa ação criminosa não é nova, na verdade é uma extorsão bastante comum.

Como o golpe funciona

Como falado anteriormente, essa é uma fraude bastante conhecida. O criminoso se posiciona em uma via pública e se prepara para tirar algumas fotografias dos veículos. Ele anota todos os dados e informações como a data e a hora. Dessa maneira, ele pesquisa o número da placa de identificação do carro em questão.

Através dessa informação e da pesquisa efetuada, o criminoso descobre o endereço de sua vítima. Em seguida, o motorista recebe em sua casa alguns boletos correspondentes a infrações de trânsito, ou seja, uma multa. Ele acaba acreditando, visto que o documento parece ser o original, e se torna mais uma vítima do golpe.

Deve-se observar que várias pessoas ao receberem essa multa falsa desconfiam, e ficam na dúvida se precisam ou não pagar. O problema é que os criminosos planejam muito bem a ação, que parece realmente verdadeira. Além do mais, as pessoas sabem dos problemas que o não pagamento de uma multa trazem.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez um alerta recentemente no qual informou sobre diversas tentativas de fraudes envolvendo o pagamento de multa em todo o território nacional. Em síntese, os órgãos afirmam que é preciso tomar muito cuidado ao receber uma notificação de trânsito pelo correio.

Consulta no Detran

Quem tiver dúvidas a respeito do recebimento de uma multa em sua residência, pode consultar a situação de seu veículo no portal do Detran de seu estado. As pessoas que por ventura receberem um boleto de cobrança que pareça ser falso, deve em primeiro lugar, entrar em contato com a polícia e fazer a denúncia.

Dessa forma, mesmo com a digitalização dos processos através do uso massivo da tecnologia atual, os golpistas estão utilizando boletos físicos com o intuito de enganar as suas vítimas, que acabam acreditando se tratar de uma multa verdadeira. Normalmente eles são pegos de surpresa e caem no golpe.

Os fraudadores ficam em cima de viadutos e pontes nas grandes cidades, de modo a conseguir fotografar as placas de identificação dos veículos. De fato, eles agem da mesma maneira que os radares. De acordo com o Detran, os órgãos nunca enviam os boletos de pagamento pelos correios antes de avisar os motoristas da infração.

O Detran de São Paulo recomenda que o motorista acesse o site da prefeitura na seção “Meu veículo”, ao receber uma notificação sobre o registro da infração. Ela fica na página da Secretaria de Mobilidade e Trânsito da cidade de São Paulo. Pode-se consultar as multas e os dados dos proprietários dos veículos.

Golpe da multa

O site do Detran-SP informa que investe em novas tecnologias para garantir a segurança dos dados. A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) afirma que mantém rígidos padrões internacionais de segurança. Ela diz que compete ao órgão fiscalizar veículos e condutores em vias urbanas.

Em conclusão, o motorista pode utilizar de quaisquer meios tecnológicos para obter informações sobre multas e infrações. Os criminosos agem através de recursos antigos, como o envio de multas pelo correio. Desse modo, o melhor é conferir se o documento é realmente verdadeiro, antes de pagar uma multa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.