Dicas para mudar o hábito de falar demais e ouvir de menos

Nem sempre é fácil mudar o hábito de falar demais e ouvir de menos. Muitas vezes, ficamos empolgamos e “tagarelamos” por cima do que a outra pessoa está dizendo.

Embora isso possa ser relativamente comum, a verdade é que esse tipo de comportamento pode repelir algumas pessoas. Afinal, se elas sentem que você não as ouve, por que irão permanecer por perto?

Por conta disso, fizemos este breve conteúdo com considerações que podem ser usadas na hora de aprender a escutar ativamente. Confira!

Dicas para mudar o hábito de falar demais e ouvir de menos

Na realidade, para mudar o hábito de falar demais e ouvir de menos é necessário fazer bons exercícios de escuta. Além disso, desenvolver a paciência também é indispensável.

Isso porque, em alguns casos, a pessoa que “fala demais” pode ser um pouco impaciente com relação à fala alheia. É como se ela sempre tentasse completar o que o outro diz, por se sentir impaciente.

Outro ponto é o de fazer os exercícios frequentemente. Isto é, quando estiver conversando com alguém, ancore na sua mente o fato de que você quer ouvir cada palavra da outra pessoa, antes de “despejar” as suas ideias.

Esses pontos podem servir de base para os fatores que apontamos abaixo:

1. Faça mais perguntas sobre o que o outro está falando

Quando estiver conversando com uma pessoa, experimente fazer perguntas que a permitam explanar mais informações sobre o que ela está dizendo.

Isso fará com que você exercite a escuta e, ao mesmo tempo, oferecerá a outra pessoa um sinal de interesse e respeito pelo quê ela está falando. Faça esse teste. 😉

2. Considere estimular a sua empatia

Tente se imaginar no lugar da outra pessoa. Antes de interrompê-la ou de falar a ponto de ela não ter vez, imagine como seria se fosse o contrário.

Possivelmente você se sentiria desconfortável, concorda?

Então, tente ancorar isso na sua mente antes de querer falar sem parar.

3. Pense bem nas palavras que deseja falar

Para mudar o hábito de falar demais e ouvir de menos você também precisa pensar bem nas palavras que serão usadas.

Isto é, evite falar o que vier à mente, de forma 100% espontânea, o tempo todo. Esse exercício de pensar melhor sobre o assunto pode ajudá-lo a criar uma postura menos “tagarela”, digamos.

4. Saiba reconhecer o momento de escutar

Saiba reconhecer quando é um bom momento de falar, ou não. Às vezes, precisamos visualizar o que está acontecendo à nossa volta, para então pensar se é o momento de comunicar algo, ou não.

5. Faça pausas para respirar e fale devagar

Lembre-se de que uma conversa não precisa ser uma correria ou uma maratona. Isso quer dizer que a sua fala pode ter pausas e ela não precisa ser extremamente acelerada.

Não se esqueça de respirar tranquilamente e usar pausas que possam tornar a sua fala mais equilibrada e menos “carregada”.

Tudo isso, reunido, poderá servir de base na hora de mudar o hábito de falar demais e ouvir de menos.

Veja também: Qual a importância da escuta ativa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.