MTur: Selo Turismo Responsável completa dois anos com mais de 31 mil adesões

O Programa “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro” completa dois anos, de acordo com recente divulgação oficial do MTur. Saiba mais!

O Programa “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro” completa dois anos, de acordo com recente divulgação oficial do Ministério do Turismo (MTur).

MTur: Selo Turismo Responsável completa dois anos com mais de 31 mil adesões

A iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), que tem como objetivo garantir boas práticas sanitárias para o setor, comemora a data com mais de 31 mil adesões.

De acordo com a divulgação oficial do Ministério do Turismo (MTur) realizada no dia 02 de junho de 2022, foi comemorado os dois anos de criação do Programa “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que garante a segurança sanitária dos turistas e trabalhadores do turismo brasileiro, além de incentivar a recuperação econômica do setor.

A data é celebrada com um aumento de adesões: agora, são 31.339 prestadores de serviços turísticos que fazem parte do Programa “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. 

Orientação importante para as empresas

Desde sua criação – em 2020 -, o Programa “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro” orienta a adoção de boas práticas sanitárias validadas pela Anvisa a 15 segmentos turísticos, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, guias de turismo, entre outros. 

Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais, informa o Ministério do Turismo (MTur).

Segmentos e estados com maior adesão

Atualmente, os segmentos com maior número de adesão ao Selo são: agências de turismo (9.178), meios de hospedagem (6.480), guias de turismo (4.520), transportadoras turísticas (3.787) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.741).

Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.965), Rio de Janeiro (4.070), Rio Grande do Sul (2.469), Minas Gerais (2.468) e Alagoas (2.094). Quando analisadas as cidades, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL), Curitiba (PR) e Natal (RN) aparecem entre os primeiros da lista, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Como posso aderir ?

Para ter acesso ao Selo, empresas e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito online, por meio do site do Programa. Depois, basta acessar o site do selo.

Leia as orientações e declare atender aos pré-requisitos determinados. Após estes passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do Selo para impressão, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Protocolos

De acordo com os protocolos do Selo Turismo Responsável, nos restaurantes que servem buffet, por exemplo, a orientação é de que os equipamentos possuam uma barreira protetora para prevenir a contaminação dos alimentos e que sejam disponibilizados álcool e luvas no mesmo local onde ficam os pratos e talheres. 

Já as locadoras de veículos devem higienizar os carros utilizando pano com álcool a 70% sobre as peças que estiverem em contato direto com os passageiros, como volante, cintos de segurança, maçanetas, chaves e cadeirinha de bebê, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Orientações

Além de orientar os estabelecimentos a respeito das boas práticas, o Selo também promove aos consumidores segurança ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. 

O Ministério do Turismo (MTur) informa que os viajantes podem ter acesso às orientações a respeito dos protocolos sanitários no turismo através de sua plataforma oficial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.