Motorola mostra recursos de IA que está preparando para seus futuros smartphones

Empresa apresentou inovações em IA que tem desenvolvido para seus dispositivos, como um assistente pessoal próprio e tecnologias para resumo automático de textos

Ao longo dos anos, foram incorporados diversos recursos de Inteligência Artificial (IA) em várias áreas dos dispositivos, como câmera, bateria, tela e performance. A experiência do smartphone está passando por uma grande transformação em vários segmentos, com a IA ao centro atuando tanto como assistente pessoal quanto ferramenta para aprimorar tarefas diárias, otimizar o desempenho e criar experiências mais significativas para os usuários. 

Neste ano, a Motorola está levando seus esforços em inteligência artificial para outro nível dentro de seu portfólio, mostrando inovações que redefinem as possibilidades de hardware flexível e introduzindo novos recursos de IA. As novidades foram apresentadas durante o Lenovo Tech World 2023 – evento da companhia dona da marca Motorola, a Lenovo.

LEIA MAIS: SEGREDO REVELADO sobre bateria do smartphone: ESSE você precisa conhecer

A empresa diz estar empenhada em explorar como a IA pode aprimorar a customização de dispositivos para proporcionar aos usuários uma experiência verdadeiramente única. Por isso, desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial Generativa, que funciona localmente, permitindo que os usuários estendam seu estilo pessoal para o telefone. 

Com esse conceito, podem fazer upload ou capturar uma imagem de sua roupa para produzir várias imagens exclusivas geradas por IA que refletem seu estilo e podem, posteriormente, ser usadas como papel de parede personalizado em seus dispositivos. 

É importante dizer que, em uma era de compartilhamento social, a proteção dos dados do usuário permanece fundamental. Por isso a Motorola complementa suas soluções com o conceito de Ocultação de Conteúdo de Privado da Motorola  que utiliza a IA para proteger, de forma transparente, as informações e a privacidade, identificando e borrando áreas que contenham fotos de perfil e nomes em postagens sociais. 

Assistente virtual próprio 

Ainda como resultado dessa visão, a Lenovo está desenvolvendo um assistente pessoal para PCs e smartphones da fabricante. Esse tipo de IA nunca para de aprender e conta com um modelo fundamental exclusivamente personalizado para o usuário, protegendo, ainda, sua privacidade. Ele também possui uma base de conhecimento que se adapta a padrões e uso com capacidades de interação natural por voz ou texto. 

A principal diferença é que esse assistente pessoal vai rodar diretamente no dispositivo, ao contrário do Google Assistente, por exemplo, que tem que se conectar com a nuvem. A assistente pessoal também apresenta uma base de conhecimento no dispositivo, na qual os padrões e preferências do usuário informam sua experiência, tornando-a mais dinâmica, pessoal e útil ao longo do tempo. 

Também há um novo recurso de IA para ajudar os usuários a aumentar a produtividade por meio de diversas aplicações e soluções. O Resumo de Texto de IA transforma conversas longas, e-mails ou relatórios em mensagens-chave para rápida compreensão. 

Reconhecendo a crescente demanda por digitalização de documentos em tempo real, a Motorola também introduziu um modelo conceitual de IA que aprimora a capacidade do Scanner de Documentos, atualmente integrado nos sistemas de câmera da Motorola. Essa inovação busca melhorar a qualidade final da imagem, minimizando imperfeições e sombras para garantir que documentos ou imagens apareçam o mais nítido e claro possível. 

Novo smartphone dobrável 

motorola dobrável
Protótipo de smartphone dobrável da Motorola (imagem: divulgação).

Outra novidade apresentada foi um novo dispositivo conceitual (protótipo) que utiliza uma tela pOLED FHD+ que pode ser dobrada e moldada, dependendo da necessidade dos usuários. O conceito de tela adaptativa foi desenvolvido com base nas inovações de display e mecânicas dos dispositivos dobráveis e enroláveis das categorias de smartphone e PC. 

O novo protótipo desenvolvido pela área de inovação da empresa consiste em uma tela adaptável que pode ser ajustada a partir da experiência padrão de um telefone Android em posição plana para o uso flexível adaptando-se ao pulso, além de permitir diversos modos de suporte. 

Na posição horizontal, a tela de 6,9 polegadas oferece uma experiência Android completa, como a de qualquer smartphone. Na posição vertical, o dispositivo pode ser ajustado para executar uma forma mais compacta da experiência do Android em uma tela de 4,6 polegadas. 

O usuário também poderá envolver o dispositivo no pulso para uma experiência semelhante à do display externo do motorola razr 40 ultra e ficar conectado enquanto estiver se deslocando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.