Motoristas poderão gravar corridas da Uber através do celular (saiba mais)

A tecnologia pode auxiliar a tornar a viagem mais segura

A Uber, empresa de prestação de serviços relacionados ao transporte urbano, fez um anúncio na quinta-feira (27/10), indicando que os motoristas de seu aplicativo poderão gravar suas corridas e viagens através da câmera de seus smartphones. A princípio, a organização irá começar seus testes no Brasil, em Santos e em João Pessoa.

Três cidades americanas também deverão participar do plano piloto, Cincinnati, Louisville e Nova York. A Uber permite atualmente a gravação das corridas pelos motoristas cadastrados no aplicativo. No entanto, a tarefa é bastante complexa. Todavia, com o novo modelo será possível registrar imagens e sons pelos celulares facilmente.

O próprio aplicativo da Uber irá fazer as gravações, sendo que uma janela no canto inferior da tela fará a exibição das imagens registradas no interior do veículo durante o trajeto. Aliás, de acordo com a Uber, ela espera um feedback dos motoristas que utilizarão as câmeras para continuar com o projeto.

De acordo com a empresa, as gravações serão criptografadas, sendo que o motorista não terá acesso às imagens posteriormente. Analogamente, no caso de algum problema ou incidente, a Uber usará as imagens registradas para realizar uma análise. Em caso de investigação criminal, as autoridades competentes também terão acesso.

Recurso de segurança

O projeto em fase de testes que usará as câmeras dos smartphones como um item a mais de segurança, será opcional. Ademais, o motorista não precisará utilizar nenhum outro equipamento específico, apenas o celular e o aplicativo da Uber. Dessa forma ele poderá registrar quaisquer incidente em sua corrida.

Através do aplicativo da Uber, o motorista deverá acionar a função que irá utilizar a câmera frontal do seu celular. A partir de então, a câmera irá ligar automaticamente ao início de uma corrida, sem a necessidade de uma ação do condutor. Desse modo, o registro de imagens deverá durar até 20 segundos após o final da corrida.

O acesso à imagens gravadas pelo celular será restrito. Além disso, a visualização do registro estará disponível apenas em casos de problemas relacionados à segurança. analogamente, após sete dias, o arquivo deverá ser deletado. No caso de o condutor fazer uma reclamação, ele terá direito a acionar o vídeo gravado.

Os passageiros deverão receber um aviso de que estão sendo gravados, com uma filmagem em andamento. Da mesma forma que a gravação de som é feita atualmente. Dessa maneira, o recurso que permite a gravação da viagem será gratuito, não será necessário o pagamento de taxas relacionadas ao registro das imagens.

Aumento da segurança

A Uber afirmou que o registro de imagens das viagens dos motoristas que utilizam seu aplicativo tem como objetivo aumentar a segurança das corridas. Será um modo de gravar qualquer acontecimento que ponha a vida do condutor em risco, evitando roubos, assaltos e quaisquer outros problemas.

Além disso, o motorista também não terá a necessidade de comprar quaisquer outros equipamentos para fazer gravações em seu veículo. Todos os registros serão feitos através do aplicativo da Uber. Será mais um recurso gratuito a ser utilizado, tornando as viagens dos condutores mais seguras.

É mais uma maneira de se prevenir golpes e identificar pessoas em situações suspeitas, como em casos de roubo. A nova função do aplicativo deverá auxiliar os condutores de veículos neste sentido. Uma vez habilitado o recurso, os motoristas parceiros da Uber poderão registrar o áudio e o vídeo de todas as suas viagens.

Assaltos a veículos do Uber

A grande maioria dos assaltos a motoristas do Uber não aparecem nas estatísticas. Eles são bastante comuns, sendo que as vítimas muitas vezes nem registram um Boletim de Ocorrência (BO). No entanto, alguns crimes são bastante violentos. Vários condutores, principalmente nas grandes cidades, acabam por entrar em regiões violentas e em comunidades em horas mais perigosas.

Através da nova função do aplicativo da Uber, que é similar ao U-Áudio, que permitia a gravação de sons através dos smartphones, a corrida dos motoristas parceiros da empresa norte americana, poderão ter mais uma maneira de garantir sua segurança, visto que os passageiros saberão que estão sendo gravados.

O registro de imagens no celular do condutor também poderá evitar crimes relacionados a sequestros relâmpagos e roubos. Em suma, espera-se que os crimes mais violentos também sejam evitados. De fato, o uso da tecnologia pode tornar as viagens mais seguras e tranquilas, sem custo algum. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.