Motoristas insatisfeitos com o Uber e o 99 app criam novos aplicativos (confira!)

Condutores esperam ganhar mais com novas tecnologias de transporte

Atualmente tem havido uma guerra entre os motoristas dos aplicativos de transporte via carros particulares, com plataformas como o Uber e o 99 app. Os usuários do serviço têm sido os mais prejudicados com atrasos nas corridas e cancelamentos, principalmente em regiões de difícil acesso. Além disso, tem havido uma demora no atendimento.

Dessa maneira, os condutores de veículos que utilizam essas plataformas, que costumam cobrar altas taxas para cada corrida, acabaram por criar seus próprios aplicativos. De acordo com alguns motoristas, eles conseguiram beneficiar vários profissionais do transporte público, através de novas ferramentas.

Estima-se que os motoristas estejam sendo motivados a criar novos aplicativos de corrida em busca de garantir maiores direitos, que não possuíam no uso das alternativas tradicionais de transporte rodoviário. Vale ressaltar que condutores que utilizam o Uber e o 99 app não têm assistência em caso de acidente.

Muitos motoristas afirmam que a planilha que as plataformas oferecem aos motoristas brasileiros é “desumana”, visto que no final das contas, ela inviabiliza o trabalho dos condutores. De fato, dirigir um veículo nas grandes cidades, virou um serviço para aqueles que não tem outra opção.

Novos aplicativos

Todavia, alguns motoristas dos aplicativos decidiram se agrupar, formando micro cooperativas, agindo de uma maneira segmentada. Dessa forma, estão surgindo concorrentes diretos do Uber e do 99 app. Claro, estas novas plataformas ainda não tem um alcance nacional como as ferramentas tradicionais.

Ademais, elas trabalham em cidades e municípios específicos, oferecendo mais benefícios aos motoristas e aos usuários do serviço. Os clientes acabam por receber um serviço qualificado com poucos cancelamentos e uma rapidez no atendimento, além do condutor ficar mais satisfeito.

Analogamente, o grande desafio dos motoristas que trabalham com os novos aplicativos é que sua base de clientes ainda é pequena, de forma que é preciso conquistar um maior número de usuários tornando o serviço tão rentável quanto o dos concorrentes como o Uber e o 99 app.

Para que os novos aplicativos funcionem de forma eficiente, eles devem ser homologados pela prefeitura de seu município, para que possam exercer sua profissão de forma legal. Para os motoristas é uma oportunidade de obter uma taxa mais justa, com os repasses adequados.

Valor da corrida

A ideia dos motoristas que estão criando as micro cooperativas, é a de cobrar pelo serviço o mesmo valor das gigantes Uber e 99 app. Entretanto, eles esperam realizar um serviço mais qualificado com menos cancelamentos de corrida e sem demora, tornando o trabalho mais eficiente.

Veremos abaixo alguns aplicativos que já estão no mercado:

Vá de Belly

Este é um aplicativo que ainda está em fase de teste que deverá ser utilizado por motoristas da cidade de São Paulo. Espera-se que ele possa garantir um bom rendimento para os condutores. Para utilizá-lo o usuário do serviço deve pagar uma taxa mensal de R$59,90, além de uma taxa fixa por corrida de R$2,39. A ferramenta também oferece um seguro contra acidentes.

VR Drive

Esta ferramenta é utilizada por motoristas do interior de São Paulo, ela abrange municípios como Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Itatiba. Ela foi criada por condutores insatisfeitos com as plataformas de corrida tradicionais, cansados das taxas e valores baixos praticados.

Coopfree

Este é um aplicativo da cidade de São Carlos. O Coopfree foi criado pela Cooperativa de Logística e Transporte de Passageiros dos Motoristas Autônomos do Estado de São Paulo (Coopama). Ele promete aumentar os ganhos dos condutores cobrando valores fixos, ao invés das porcentagem tradicionais.

Chofer 46

Um grupo de motoristas do Paraná criou a ferramenta Chofer 46. De acordo com seus criadores, eles estavam insatisfeitos com as falhas das grandes operadoras. O aplicativo também cobra um valor fixo pelo serviço, através de mensalidades, e oferece o atendimento através do telefone fixo e celulares.

Ferramentas para os motoristas

Os motoristas de aplicativos têm tido diversos problemas relacionados às operadoras. Além disso, com o alto preço dos combustíveis, as corridas acabaram ficando um pouco mais caras. Dessa maneira, os condutores de veículos têm procurado meios de conseguir sobreviver através de novas alternativas tecnológicas.      

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.