Como motivar e inspirar pessoas?

Saber motivar e inspirar pessoas no ambiente de trabalho é uma forma de impulsionar o time rumo ao desenvolvimento e crescimento. Um líder exemplar sempre está buscando formas de motivar o time e entregar a ele caminhos que possam ser inspiradores. Por isso, desenvolvemos este guia para que você, gestor, possa colocar a mão na massa e iniciar uma trajetória ainda mais incrível. Inspire-se em nossas ideias!

Como motivar e inspirar pessoas?

Não existe receita pronta quando pensamos em motivar e inspirar pessoas. Por isso, esteja ciente de que cada grupo de pessoas é único e você, enquanto líder, deverá avaliar as subjetividades do time para trabalhar com ele o que realmente fizer sentido. Apenas dessa forma é que se torna mais viável acolher as demandas do grupo, dando a ele um suporte mais alinhado.

Ter isso em mente é um passo importantíssimo na hora de motivar as pessoas no ambiente de trabalho. Além disso, outras ações também são relevantes. Conheça algumas delas:

1. Seja um líder presente

Um dos principais pontos que podemos levar em conta, quando pensamos em motivar e inspirar pessoas, é o fato de marcar presença. Porém, não estamos falando de uma presença controladora, mas sim, de uma presença que demonstra um interesse genuíno pelas pessoas. Sendo assim, considere a possibilidade de ser mais presente no dia a dia do time, entendendo suas dores, seus objetivos, seus impasses e crescimentos.

E, claro, lembre-se de dar os direcionamentos mais alinhados às necessidades do grupo.

2. Saiba escutar ativamente o time

Escute ativamente o seu time. Quando algum integrante lhe procurar para questionar ou comunicar algo, sempre utilize a escuta ativa. Dessa maneira será possível escutar mais claramente o que o outro tem, desenvolvendo uma relação mais próxima que pode servir de base na hora de motivar e inspirar pessoas no ambiente de trabalho.

Afinal, se o time se queixar de algo que desmotiva ou que se tornou um grande impasse, vocês podem, em conjunto, pensar em formas de solucionar o problema.

3. Delegue de forma estratégica

Delegue as atividades e tarefas de uma forma estratégica. Conheça o perfil de cada integrante do time, para que seja possível oferecer tarefas que estejam encaixadas com o perfil de cada um. Dessa forma, tendencialmente o grupo se sentirá mais motivado, pois perceberá que as suas habilidades são respeitadas e levadas em conta.

4. Coloque a mão na massa

Não se esqueça de colocar a mão na massa e mostrar que você também está disposto a desenvolver determinadas atividades! Isso pode ajudar a motivar e inspirar pessoas no ambiente de trabalho, pois elas perceberão que podem contar com você.

5. Conheça cada integrante da equipe e entenda as suas motivações

Por fim, não se esqueça de conhecer cada integrante da sua equipe. Assim será possível conhecer as reais motivações de cada um, impulsionando-os. Por exemplo, se um integrante deseja crescer na carreira dentro da empresa, use isso como combustível para motivá-lo, sempre falando do potencial que ele tem de ir adiante. Tudo isso pode fazer a diferença e mostrar que você realmente se importa com o grupo. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.