Motivação para estudantes: Como ser motivado?

Neste texto, reunimos algumas dicas de motivação para estudantes que desejam manter o foco nos estudos, mas, às vezes, se deparam com fases difíceis demais para serem atravessadas.

Acompanhe o nosso conteúdo e veja se as nossas ideias fazem sentido para você. Vamos adiante!

Dicas de motivação para estudantes

As nossas dicas de motivação para estudantes partem do pressuposto de que você deseja implementar uma rotina mais saudável, que respeite os seus limites e contribua para a sua qualidade de vida.

Isso quer dizer que não temos uma fórmula mágica para a motivação, uma vez que ela está atrelada a muitos fatores. Além disso, é válido destacar que, inevitavelmente, a desmotivação poderá aparecer de vez em quando. Ela faz parte da natureza humana.

Nem sempre estaremos cheios de energia e prontos para os desafios da vida, mas, ainda assim temos a oportunidade de decidir ir adiante, mesmo quando tudo parece desanimador.

O que queremos dizer com isso é que não há problema algum em se sentir desmotivado de vez em quando, faz parte. Porém, existem medidas e rotinas que podem minimizar essas situações. Vamos conversar sobre elas?

1. Crie uma rotina que respeite os seus limites

Primeiramente, é muito importante que a rotina do estudante seja de acordo com os limites pessoais dele. Afinal, se você cria uma rotina extremamente desgastante, colocando como meta ler dois livros em um dia – mesmo sabendo que isso seria impossível de acordo com o seu tempo disponível -, como poderá se sentir motivado? Pois é!

Por isso, considere estabelecer uma rotina que esteja de acordo com o que você tem ao seu alcance, sem querer criar algo extremamente acima da média – e inatingível.

2. Tenha um propósito

Ter um propósito por trás dos seus estudos também é algo que costuma promover motivação para estudantes. É o caso de pensar para além do diploma: por que você está fazendo determinado curso? O que você espera conquistar com ele? Quais são os objetivos por trás dessa aprendizagem?

Pode ser que você esteja estudando na área da saúde para ajudar as pessoas, ou na área da educação com o propósito de desenvolver seres humanos e fazer pequenas mudanças no mundo.

Analise qual é o seu propósito e coloque-o como um objetivo para você.

3. Trace metas alcançáveis

As metas que você traça para o seu dia, semana ou mês devem ser alcançáveis. Assim como a rotina de estudos deve respeitar os seus limites pessoais, as metas não podem ser extremamente extravagantes.

Selecione metas que você sabe que, cedo ou tarde, conseguirá alcançar. Caso contrário, poderá se sentir desmotivado ao se deparar com todas as dificuldades e impossibilidades frente às metas irreais.

4. Busque fontes de inspiração

Existem profissionais na área que você está se formando que chamam a sua atenção? Considere segui-los nas redes para tê-los como fonte de inspiração.

Às vezes, a motivação para estudantes pode estar presente na visualização da consolidação dos resultados. Por exemplo, acompanhar profissionais formados e bem-sucedidos pode ajudá-lo a almejar esse lugar, mantendo a motivação diante das atividades propostas pela faculdade.

Considere essas dicas e lembre-se: se precisar de ajuda psicológica, converse com um profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.