Motivação para concurseiros: Dicas interessantes

Neste texto, apresentamos algumas dicas de motivação para concurseiros, com o intuito de dar a você algumas recomendações do que pode ajudá-lo a manter aquele “gás” nos estudos, mesmo nos dias difíceis.

Até porque, sabemos que nem sempre é fácil ter motivação, e que os dias ruins fazem parte da rotina do concurseiro. No entanto, queremos deixar claro que esses dias existem em qualquer esfera de nossas vidas, ou seja, é algo normal.

Embora não seja possível extinguir a desmotivação da rotina, algumas medidas podem ajudar nesses dias mais difíceis. Vamos pensar juntos sobre isso? Acompanhe-nos!

Dicas de motivação para concurseiros

As nossas dicas de motivação para concurseiros não têm como base uma pílula da disposição. Isto é, não estamos aqui para apresentar uma fórmula mágica, mas, sim, estamos aqui para apresentar algumas ações que podem trazer resultados interessantes.

Contudo, queremos deixar claro que a desmotivação é normal, e que ela tende a aparecer de vez em quando. Não quer dizer que você esteja com algum problema.

Compreender que ela aparece e que nem sempre estaremos super dispostos é algo que pode nos ajudar a encarar as situações de uma forma mais natural e leve.

Por isso, não queremos que você entenda as dicas abaixo como uma maneira de acabar de vez com a desmotivação, mas, sim, como alternativas que, em determinadas circunstâncias, podem ser bem-vindas.

Respeite as suas emoções acima de tudo e considere dar um passo de cada vez, sem querer sempre ser a pessoa mais motivada do mundo, pois isso é impossível, ok? 😉 Vamos adiante!

1. Construa etapas de crescimento

Saber quais são as etapas de aprendizagem pode ajudá-lo a ter mais motivação no dia a dia. É como se fosse um norte: você sabe qual passo tem que dar hoje e, ao concluí-lo, pode se sentir mais motivado para ir adiante, rumo a um objetivo maior.

Por isso, separe os materiais para estudos e considere criar um passo a passo a ser seguido.

2. Comemore cada etapa concluída

Cada etapa de aprendizagem concluída é uma vitória. Comemorá-las e enaltecê-las pode ajudá-lo a se sentir mais motivado para ir adiante.

Portanto, não diminua as suas conquistas, pois elas podem ser um ótimo combustível para o futuro.

3. Alinhe as expectativas

Sabe aquela ideia irreal que podemos criar com relação a alguns objetivos que queremos alcançar? Por exemplo, querer tirar a nota máxima em todos os concursos prestados.

Embora seja possível, nós devemos respeitar os nossos limites e alinhar as nossas expectativas. Você não precisa da nota máxima sempre. Precisa da nota que possibilite que você passe no concurso.

Além disso, não se esqueça de que a possibilidade de não passar existe. Preparar-se para ela pode evitar a frustração e, até mesmo, a desmotivação. Afinal, uma rotina totalmente irreal, com estudos excessivos para atingir a nota máxima, pode ser desgastante e pode minar a motivação.

Por isso, o equilíbrio é muito importante quando pensamos na motivação para concurseiros. Alinhe as suas expectativas e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.