Motivação no trabalho: Como sentir-se mais motivado?

motivação no trabalho está relacionada com a nossa capacidade de lidar com as adversidades e também com o ambiente no qual estamos inseridos. Trata-se de uma combinação de fatores que fará com que nos sintamos prontos para os desafios, ou desanimados para lidar com qualquer atividade cotidiana.

Pensando nisso, como podemos desenvolver a nossa motivação e nos sentirmos mais felizes em nosso ambiente de trabalho? Qual é o nosso papel, enquanto colaborador, para que tudo se torne mais leve e recompensador?

Para responder a estes questionamentos, trouxemos algumas sugestões que podem lhe ajudar a ter um dia a dia mais equilibrado e satisfatório em seu trabalho. Veja abaixo as recomendações!

Como desenvolver a motivação no trabalho?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que para desenvolver a motivação no trabalho é preciso ter paciência. Ou seja, não existe uma fórmula mágica que fará com que você se sinta motivado e feliz da noite para o dia. É preciso exercitar a paciência ao mesmo tempo em que se pensa em ter mais motivação. Pois assim, pouco a pouco você começa a plantar novas formas de enxergar o trabalho e a rotina. Entenda:

1- Compreenda as causas da desmotivação e trabalhe-as interna e externamente

O primeiro passo para ter mais motivação no trabalho é partindo da compreensão do que lhe deixa desmotivado. Isto é, não adianta “tapar o sol com a peneira” e achar que é possível esquecer-se das frustrações no trabalho sem falar sobre elas.

É preciso dar voz ao que está injusto, cansativo e pouco compensador. Saiba listar tudo o que tem lhe incomodado e, em seguida:

  1. Veja o que pode ser solucionado com os seus colegas, delegando atividades, trocando ideias, etc.;
  2. Veja o que pode ser resolvido com os seus superiores;
  3. Veja o que você mesmo pode mudar na sua rotina de trabalho para resolver uma desmotivação;
  4. Entenda quais atividades lhe desgastam mais para fazê-las logo pela manhã, deixando as atividades mais leves e “prazerosas” para o restante do dia.

2- Comece a estabelecer metas que sejam coerentes com a sua rotina

Com um panorama maior do que lhe causa desmotivação e do que pode ser motivador, estabeleça metas de trabalho que sejam coerentes com a sua rotina. Saiba quanto tempo você leva, verdadeiramente, para finalizar uma tarefa e estabeleça um prazo em cima disso.

Não tente correr contra o tempo, e se perceber que é isso que os seus superiores estão cobrando, volte ao tópico um e converse com eles para solucionar o caso.

3- Entenda que o trabalho faz parte de um caminho

Se este não é o trabalho dos seus sonhos, não fique se culpando ou se maltratando por isso. Lembre-se que ele é apenas uma parte do caminho, e não o seu destino final. E isso nada tem a ver com a sua idade: sempre é hora para investir em um sonho.

4- Esteja sempre aprendendo algo novo e interessante

Para não se sentir “parado no caminho”, esteja sempre aprendendo algo novo. E ainda: não espere que apenas a empresa lhe disponibilize esse conhecimento.

Vale ressaltar que não estamos falando apenas de conhecimentos acadêmicos e cursos pagos. Na internet você consegue encontrar muitos conteúdos interessantes e livros gratuitos para aprender coisas novas.

Acredite, manter-se atualizado eleva a motivação no trabalho e melhora até mesmo a sua autoestima.

5- Saiba quais são os seus sonhos e aonde você quer chegar

Tenha sempre em mente quais são os seus sonhos e aonde você quer chegar. Não importa o quão “distante” eles possam estar. Lembre-se que cada dia é uma nova oportunidade de dar mais um passo rumo ao que você deseja. E jamais desista do que realmente faz sentido para você.

Afinal, é como aquela frase que diz: “Se faz sentir, faz sentido”. Mantenha a sua motivação no trabalho focada em você e no seu futuro, e assim, vá cada vez mais longe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.