Como montar um plano de rotina?

Montar um plano de rotina pode ser um caminho muito promissor. Afinal, aumentam-se as chances de se concluir todas as obrigações em um tempo hábil, além de ser possível diminuir o comportamento de procrastinação em alguns casos.

Porém, sabemos que nem sempre é simples montar esse tipo de plano. Muitas dúvidas podem surgir no decorrer do caminho, o que atrapalha na hora de elaborar uma sequência de atividades realmente interessante.

Como montar um plano de rotina?

Existem algumas ações que, quando colocadas em prática, podem nos ajudar na hora de montar um plano de rotina. Abaixo trouxemos algumas dessas ações com o intuito de lhe ajudar nesse desenvolvimento. Confira:

1. Avalie as suas demandas

Avalie as demandas que você tem para cumprir, de uma maneira geral. Às vezes, fazer uma lista com tudo o que está pendente pode ser um bom caminho. Você não precisa, nesse momento, criar cronologia, desenvolver lista de prioridades, ou algo parecido. Isto é, nesta etapa, talvez o melhor seja simplesmente listar todas as coisas que você tem em aberto, visando ter uma visualização completa nesse sentido.

2. Analise o que pode ser delegado

Dentro de todas essas atividades que estão pendentes, você saberia analisar e dizer o que pode ser delegado? Quais tarefas podem ser destinadas a outras pessoas? Pense um pouco sobre isso.

Às vezes, cometemos o equívoco de tentar fazer mil coisas sozinhos. Porém, não somos máquinas, somos seres humanos. E por conta disso, o excesso de atividades pode estar nos impedindo de montar um plano de rotina.

Sendo assim, considere delegar aquelas tarefas que podem ser “repassadas”, visando criar espaços na sua agenda para uma melhor organização.

3. Avalie o seu tempo disponível para cada área da sua vida

Avalie o tempo que você tem disponível para cada área da sua vida, de uma maneira geral. Por exemplo, quantas horas do dia você se dedica ao trabalho? Aos estudos? À família? Considere pensar sobre isso para poder começar a montar um plano de rotina que seja dividido de acordo com cada demanda.

4. Divida as tarefas em blocos (faculdade, trabalho, casa, etc.)

Feito o mapeamento das atividades e análise do tempo disponível para cada área, chega o momento de dividir as tarefas, de fato. Você deve separar blocos, na sua agenda, para se dedicar às diferentes áreas da sua vida. Desse modo, será possível começar a dividir as prioridades de acordo com cada espaço.

5. Crie horários/turnos relativamente fixos

Por fim, considere a possibilidade de criar horários e turnos relativamente fixos, que possam lhe ajudar a montar uma rotina de verdade. Isto é, tenha um horário para dormir, um para estudar, um para trabalhar, outro para se dedicar à sua casa, enfim.

Desse modo, talvez seja possível começar a instaurar determinados hábitos, desenvolvendo ainda mais organização na sua rotina.

Afinal, se não temos horário para fazer as tarefas do dia, como nos sentiremos mais instigados em fazer o que deve ser feito? Pois é! Por isso, considere desenvolver turnos que lhe ajudem a manter tudo sempre em dia.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.