Como reduzir a sobrecarga de trabalho?

Nem sempre é fácil reduzir a sobrecarga de trabalho. Quando nos damos conta, a agenda pode estar cheia de demandas difíceis de serem executadas. Às vezes, isso pode ser consequência da falta de gestão, enquanto em outros casos pode estar associado com o desejo de sempre agradar ao chefe e aos colegas.

Pensando nisso, trouxemos algumas considerações e reflexões que podem ser interessantes. Confira!

Como reduzir a sobrecarga de trabalho?

Para reduzir a sobrecarga de trabalho é preciso analisar tudo com muita paciência e cuidado. Quais são os motivos pelos quais você está se sentindo sobrecarregado? Será que o problema é a quantidade de trabalho ou a falta de organização?

Essas e outras perguntas podem ser levadas em conta nesse momento inicial. Afinal, a autoanálise pode ser muito importante nesse momento.

A seguir apresentamos outros pontos interessantes:

1. Analise quais pontos podem estar sobrecarregando a rotina

Analise quais são os pontos e serviços que você sente que têm sobrecarregado a sua rotina. Aliás, você já havia feito esse tipo de análise alguma vez? Perguntamos isso, pois, em alguns casos, podemos acreditar que estamos sobrecarregados, mas isso se trata apenas de uma falta de gestão de nós mesmos.

Portanto, verifique quais demandas estão sendo muito pesadas para a rotina, a fim de tomar atitudes plausíveis a respeito de cada uma delas.

2. Converse com os envolvidos para alinhar expectativas

Considere conversar com os envolvidos para alinhar expectativas. Por exemplo, se você tem um relatório muito imenso para entregar, e os seus colegas esperam que você o acabe em uma semana, converse com eles sobre os limites que devem ser considerados. Isto é, fale que uma semana é pouco tempo, ou que a carga de informação que deve ser escrita é muito grande.

3. Aprenda a dizer “não” sem medo de negar

Você costuma negar algo quando deseja dizer “não” para alguma coisa? Pense um pouco sobre isso. Às vezes, temos medo de negar, por conta de acreditarmos que seremos colaboradores ou colegas ruins. Porém, não devemos abrir mão dos nossos limites apenas para agradar os outros. Afinal, ninguém é perfeito e não podemos oferecer tudo que há de melhor apenas aos outros, esquecendo-se de nós.

4. Certifique-se de criar uma sequência de prioridades

Considere criar uma sequência de prioridades de acordo com as atividades que foram levantadas, e os prazos que você tem diante de você. Assim, torna-se mais viável reduzir a sobrecarga de trabalho, afinal, a organização das demandas é peça-chave para concluí-las de modo mais assertivo.

Caso contrário, podemos entrar no modo aleatoriedade, que pode resultar em um excesso de atividade diária.

5. Considere delegar algumas tarefas para reduzir a sobrecarga de trabalho

Por fim, se for possível, considere a possibilidade de delegar algumas tarefas. Até porque, muitas vezes, queremos “arcar com tudo”, por medo de delegar e por achar que seremos menos profissionais se fizermos isso.

Porém, o excesso pode prejudicar a nossa rotina, e é possível que existam pessoas com habilidades diferentes das suas, que estão mais apuradas em determinadas áreas e, por isso, podem lhe ajudar de uma forma efetiva.

Assim, quem sabe, você não consegue reduzir a sobrecarga de trabalho? Pense sobre isso! E em casos de extrema sobrecarga, procure apoio psicológico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.