Ministro diz que novo projeto social “vai além do Bolsa Família”

O Ministro da Cidadania, João Roma, voltou a falar sobre a criação de um novo projeto social para o segundo semestre. Foi a primeira vez que ele não usou o termo “novo Bolsa Família”. Ele disse agora que a ideia é fazer um programa que vai unir vários repasses do Governo Federal.

Apesar de postar um texto longo nas redes sociais, João Roma não deu novos detalhes práticos sobre o novo projeto. Ele só optou por dizer que o repasse vai além do atual Bolsa Família. De acordo com o Ministro, o Governo está pronto para terminar esse programa.

Na postagem, ele também usa o termo “ampliar alcance”, que pode significar portanto que o novo repasse em questão vai ser maior do que os que temos atualmente. O Bolsa Família atual atende cerca de 14 milhões de pessoas de acordo com o próprio Ministério da Cidadania.

João Roma também disse que a tecnologia vai ajudar nesse processo, o que pode dar margem para entender que não vai ser preciso se inscrever nesse programa. Há uma chance de que eles repitam a experiência do Auxílio Emergencial, que analisou os dados dos beneficiários automaticamente pelo Dataprev.

Por fim, o Ministro disse que a ideia é pegar justamente a experiência com os pagamentos do Auxílio Emergencial tanto em 2020, como agora em 2021. De acordo com ele, o Governo Federal acabou se aprimorando com esses repasses.

Ministro de olho no novo programa

Segundo João Roma, o novo projeto vai mudar a forma como o país trata seus programas sociais. “A restruturação dos programas do Governo Federal visa, acima de tudo, o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco na emancipação do cidadão. Todos têm direito de usufruir a cidadania de forma plena”, disse ele.

O Ministro disse ainda que não vai aceitar críticas ao projeto antes que ele esteja de fato pronto. É que alguns setores da oposição estão criticando alguns pontos não oficiais que estão saindo na imprensa. Roma disse que isso não se trata de uma “questão ideológica”.

“Não admitiremos que o cidadão seja refém de imposições e interesses ideológicos. Por isso, lamentamos a crítica antecipada a um projeto que se encontra em fase de desenvolvimento”, disse ele. “Seguimos em nossa tarefa de estender o braço social do Governo Federal para os brasileiros que mais precisam”, completou.

Segundo semestre

O fato é que o Governo Federal está fazendo muito mistério em relação ao seu planejamento para os projetos sociais no segundo semestre. Parte do Planalto afirma que o Ministério da Cidadania está reformulando o atual Bolsa Família. E esse renovação ficaria pronta em agosto.

Outra parte acredita que o melhor é esticar o atual Auxílio Emergencial pelo menos até o próximo mês de novembro. Em entrevista, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que é possível prorrogar o benefício por mais alguns meses. Isso porque há dinheiro sobrando para isso.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), milhões de pessoas em todo o Brasil estão esperando por essas definições. É que esses projetos podem acabar ajudando muita gente que está passando por dificuldades neste momento da pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.