Mindset: O que é? Como desenvolver o mindset?

Certamente você já deve ter ouvido falar em mindset, especialmente se você acompanha conteúdos sobre empreendedorismo. Porém, nem todo mundo sabe o que realmente significa esse termo, e o que ele tem para nos ensinar. No decorrer deste artigo, portanto, buscamos explicar o que é e como desenvolver o mindset. Acompanhe.

O que é mindset?

Mindset, na tradução literal, pode ser compreendido como a “configuração da mente”. Isto é, trata-se da forma como uma pessoa prioriza os seus pensamentos e a sua visão de vida. É a maneira pela qual alguém enxerga as coisas em sua volta, e age a partir dessa visão.

Por exemplo, uma pessoa com um mindset empreendedor é capaz de enxergar oportunidades nas maiores dificuldades. Uma pessoa com mindset mais emotivo, é capaz de encontrar sentimentos até nas mais “frias” situações.

Trata-se de uma visão individual, a forma como cada sujeito dá sentido à vida. É como se fosse uma predisposição para encarar determinadas situações e acontecimentos.

Por isso que é tão importante desenvolver essa “configuração da mente”. Afinal, ela pode nos impulsionar a tentar mais uma vez, ou a desistirmos de um sonho intenso. Percebe a importância dessa forma de pensar?

Vale ressaltar que o mindset é dinâmico e vivo. Isto é, ele não é imutável. Ele pode ser trabalhado, expandido e remodelado. Tudo isso em prol da saúde mental e da realização pessoal de um sujeito.

Como desenvolver o seu mindset?

Desenvolver um mindset de crescimento pode lhe ajudar a atingir os seus sonhos e objetivos. Mas para isso acontecer, é necessário compreender que esse desenvolvimento é gradativo.

Você deverá ler sobre o assunto, estudar as suas emoções, gerenciar os seus pensamentos e passar a pensar sobre a vida através de novas perspectivas. Todas essas ações, unidas, vão lhe ajudar a desenvolver uma nova configuração da mente.

Vale ressaltar que essa configuração não deve ser engessada e fria, mas sim, deve respeitar as suas singularidades, emoções, anseios, sonhos, etc. Portanto, não encare esse conceito como uma capacidade de mudar quem você é, mas sim, como uma forma de mudar a maneira como você enxerga os problemas e as situações desafiadoras, por exemplo.

Um mindset bem desenvolvido faz com que o sujeito enxergue oportunidades nas crises e nos desafios, criando um novo olhar que é capaz de impulsionar o indivíduo rumo ao sucesso ou “à volta por cima”.

Veja algumas formas de se desenvolver nesse sentido:

  • Saiba reconhecer as suas velhas crenças e quebre-as sempre que possível: Quando você se deparar com uma situação difícil, veja até que ponto ela realmente é difícil ou você está apenas repetindo uma crença antiga de que você “não consegue”. Quebre essa crença e encare a situação como uma oportunidade.
  • Enxergue algumas ações positivas que podem ser desencadeadas diante dos problemas: Saiba reconhecer os efeitos positivos que as situações desafiadoras podem proporcionar a você.
  • Busque sempre se desenvolver diante de um tropeço: Quando cometer um erro, desenvolva-se. Ao invés de enxergar a situação como um fracasso no trabalho, por exemplo, enxergue-a como um caminho novo a ser seguido.
  • Veja os erros como uma oportunidade para aprender algo novo: Aprenda com os seus erros. Ao invés de ficar se “martirizando” por ter feito algo errado, extraia o que há de positivo na situação e aprenda com isso.

O mindset deve ser trabalhado todos os dias, em diversos contextos da sua vida. Assim você se sentirá mais positivo e preparado para os desafios. Bom crescimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.