MG: Ensino presencial avança para 1.123 escolas estaduais

As escolas da rede pública estadual de Minas Gerais começam a retomar as aulas na próxima segunda (12) ou avançam com novas turmas nesta mesma data. 

Segundo o Governo do Estado de Minas, 1.123 escolas já estão capacitadas a oferecer aulas presenciais na rede estadual, em 266 cidades, inclusive Belo Horizonte. 

A lista das escolas foi disponibilizada no portal da educação do estado, para saber mais clique aqui

Segundo informações do próprio governo, 543 escolas de 132 cidades deverão retomar as aulas presenciais apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, isto é, 1º e 5º ano. 

Esses colégios estão em municípios de regiões que permanecem na onda vermelha do Programa Minas Consciente, nos quais não há impedimento para o retorno por parte das prefeituras. Em Belo Horizonte, 37 instituições fazem parte desta lista.

Ondas vermelha, amarela e verde

A volta às aulas antes eram permitidas somente nas regiões em ondas verde ou amarela. No entanto, foram liberados novos grupos pelo Comitê Extraordinário COVID-19 na semana passada, diante da melhora nos indicadores da pandemia. 

Todavia, mesmo na onda vermelha, o município que estiver classificado como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não acontecerá. 

Hoje em dia, somente a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente.

Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já aconteceram, por conta das ondas amarela ou verde, começaram a receber também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, na última segunda-feira (5). 

Já os estudantes desses anos de escolaridade chegam somente no dia 12. Os anos iniciais, que já fizeram a retomada, seguem com as mesmas regras que vinha sendo aplicada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.

Outro cenário é das cidades que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e por isso ainda não fizeram a retomada, mas que atualmente evoluíram para as ondas amarela ou verde. 

O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar a receber presencialmente os anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. 

O procedimento de retomada começa com o recebimento dos professores e a partir de 12 de julho, dos alunos.

No entanto, é importante ressaltar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas Geral acontece de maneira gradual, híbrida e facultativa, pertencendo aos pais ou responsáveis a decisão de enviar ou não as crianças às escolas. As aulas continuam a ser oferecidas a distância.

Retorno às aulas no dia 12

As 543 escolas da rede deverão retomar as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 132 municípios na onda vermelha

Atualmente, 157 escolas já abertas, em 27 cidades nas ondas verde ou amarela, avançam no ensino híbrido, com aulas presenciais também para o 9º ano do fundamental e 3º do médio

Por fim, 423 escolas em 107 municípios que evoluíram agora para a onda amarela retomam presencial para primeiros anos e 9º do fundamental, além do 3º ano do ensino médio. 

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – Ex-Ministro diz que prorrogação do Auxílio é “insuficiente”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.