Grécia Antiga: Entenda quem foram os aqueus 

Os aqueus foram uma das civilizações antigas que viveram na Idade Bronze, sendo responsáveis por parte da colonização da Grécia Antiga, além de uma das primeiras a habitarem a região do Peloponeso.

Os aqueus poderão aparecer em provas de vestibulares de todo Brasil, assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre eles! 

Contexto histórico dos Aqueus

Eles tinham como característica serem um povo guerreiro e bélico, por isso em cerca de 2000 a.C. os aqueus migraram para locais próximos ao Mar Mediterrâneo. Ademais, eles possuíam origem indo-europeia e eram um povo nômade em busca de terras férteis.

Os aqueus eram uma civilização guerreira que acabou dominando os povos que viviam na região do Mediterrâneo, chamados de pelasgos. 

Assim sendo, eles se fixaram na região e fundaram diversas cidades das quais se destacam Micenas e, por isso, ficaram também popularmente conhecidos como Micênicos.

Além de Micenas, as cidades de Tirinto e Argos foram importantes núcleos urbanos, econômicos e políticos. 

Uma das características desse povo era uma enorme tendência ao comércio, e por isso  permitiu que eles dominassem economicamente a região do Mediterrâneo Oriental. 

Nesse período da história grega, foram edificados diversos palácios, templos e fortalezas.

Além disso, os aqueus chegaram em Creta e dominaram a civilização que habitava a região: os cretenses.Através desse contato, a cultura micênica acabou absorvendo vários aspectos do povo de Creta, criando a partir daí uma cultura que ficou conhecida por “Micênica-Cretense”. 

Mais tarde, eles acabaram enfrentaram os troianos na popularmente conhecida Guerra da Tróia.

Além dos aqueus, vários outros povos de origem indo-europeia invadiram as regiões gregas como os: 

  • Eólios 
  • Jônios 
  • Dórios 

Tal fato histórico, acabou resultando na mescla de etnias e culturas nessa região. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os aqueus? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também –  Grécia Antiga: Tópicos sobre o governo e a política para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.