Metas profissionais: veja como você pode definir as suas

Definir boas metas profissionais não é a tarefa mais fácil, a gente sabe. Afinal, estamos traçando passos voltados ao nosso futuro e ao desenvolvimento profissional.

Por isso, devemos fazer uma análise profunda da nossa rotina e dos nossos sonhos, a fim de construir um caminho promissor para ser seguido.

E com o intuito de lhe ajudar nessas tarefas, elencamos algumas considerações importantes ao longo deste conteúdo. Acompanhe e saiba mais.

Como definir metas profissionais?

Para definir as metas profissionais é necessário ter um tempo disponível para essa análise. Não é possível traçar boas metas em 10 minutos. Mas sim, precisamos de tempo, tranquilidade e atenção na hora de projetar o nosso futuro.

Com isso em mente, considere os passos abaixo como sugestões de autoanálise que devem ser postas em prática aos poucos, à medida que você vai se auto conhecendo. Veja:

1. Comece conhecendo quem você é

Não existe caminho melhor para elaborar boas metas profissionais do que começar pelo autoconhecimento. É por meio dele que podemos descobrir uma série de informações sobre nós mesmos, que nem sempre nos damos conta.

Por isso, considere fazer alguns questionamentos que abram a sua mente e façam com que você se conecte com camadas mais profundas de quem você é. Veja algumas sugestões:

  • O que eu realmente amo?
  • Quais atividades eu gosto de fazer?
  • O que me traz felicidade?
  • Como eu me imagino no futuro?
  • O que me causa medo e repulsa?
  • Quais ações eu jamais colocaria em prática?
  • Quais habilidades eu possuo?
  • Eu tenho facilidade com o quê?
  • Gosto de estudar que tipo de assunto?
  • Como seria o dia “perfeito” para mim?
  • Quais meus pontos fortes e fracos?

2. Identifique o seu perfil profissional

Identificar o seu perfil profissional também é importante. Saiba quais atividades cotidianas são mais fáceis e difíceis para você. Descubra se você é mais metódico ou gosta das coisas mais práticas. Tudo isso pode lhe ajudar a se desenvolver para o futuro.

3. Trace alguns “futuros possíveis” que você almeja

Com todo o conhecimento acima posto sobre a mesa, comece a desenhar futuros possíveis que podem ser interessantes para você. Vale escrever sobre ser gerente, abrir uma loja, trabalhar na empresa X, e assim por diante.

4. Analise qual cenário é mais interessante para você

Depois que a tempestade de ideias acontecer, é hora de analisar qual é o cenário mais interessante para você. Assim, visualizando esse cenário você conseguirá traçar metas profissionais com mais clareza.

5. Crie metas para alcançar esse cenário – comece do básico

Comece a traçar um passo a passo para atingir o cenário que você selecionou como ideal. Por exemplo, se você escolheu o cenário de ser gerente na sua empresa, faça um passo a passo do que deve ser feito: quais habilidades devem ser aprendidas? Em quanto tempo? Como você vai se aproximar do chefe? Como irá atuar com os colegas?

Todas essas informações poderão lhe ajudar a elaborar boas metas profissionais, e assim, construir um plano de ação para ser seguido.

Boa descoberta para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.