Metas para estudar: Como criar e manter-se focado?

Criar metas para estudar é o primeiro passo para atingir o sucesso nos estudos. Basta uma pesquisa rápida na internet, para nos depararmos com muitos conteúdos que afirmam isso. Porém, o que pouca gente demonstra é a forma de manter o foco nas metas.

Afinal, de nada adianta traçar o que deve ser feito até o fim do semestre se a motivação não fizer parte desse bloco de obrigações, correto?

Por conta disso, trouxemos algumas considerações que poderão lhe dar uma luz sobre como seguir os seus objetivos de forma mais concisa e persistente.

Como criar metas para estudar sem perder o foco?

Para criar metas para estudar é preciso seguir um passo a passo que pode parecer rigoroso no começo, mas que mais tarde lhe dará a base necessária para concluir os estudos da melhor forma. Veja abaixo a nossa explicação detalhada:

1- Comece visualizando tudo o que deve ser feito

Se você está começando ou já está no meio do semestre, não importa. Comece organizando uma pasta no computador ou imprimindo tudo o que precisa ser lido. Separe tudo de acordo com as matérias e uma sequência cronológica (artigo 1 a ser lido, artigo 2…).

Depois de separar tudo que deve ser lido, separe as instruções de todos os trabalhos que você tem que fazer. Em seguida, separe os vídeos, podcasts e outras mídias que precisam ser assistidas/ouvidas durante os estudos.

Separou tudo? Pronto, agora você coloca tudo isso sobre uma mesa e observa atentamente a quantidade de material que acumulou. Organize tudo por matéria, separadamente, e atente-se para os detalhes de tudo o que deve ser feito e inicie o passo 2.

2- Calcule o tempo que você levará para concluir cada uma das metas para estudar

Com tudo exposto diante dos seus olhos (lembrando que você pode separar tudo no seu computador, se não quiser imprimir), comece a calcular o tempo que você levará para concluir cada tarefa.

Sim, essa etapa pode levar um tempo, até porque você deverá calcular uma média de tempo para cada atividade. Porém, ela é importante para você avançar para o passo 3.

Lembre-se de calcular o tempo que cada atividade levará para ser concluída, mas considerando cada tarefa. Exemplo:

  • Matemática: Cerca de 20 horas de estudos no semestre.
  • Português: Cerca de 30 horas de estudos ao longo do semestre.

Importante: Você também pode calcular de acordo com os conteúdos que vai recebendo ao longo do semestre, afinal, algumas instituições disponibilizam apenas uma matéria por mês.

Depois que você somar todo o tempo que deverá dedicar, siga para o passo 3.

3- Divida este tempo em etapas plausíveis; conheça os seus limites!

Agora que você já sabe o tempo médio que cada matéria tomará de você, comece a dividir este tempo de forma plausível em sua rotina.

Por exemplo, se você seguir um ritmo de duas horas de estudos por dia, que tal dedicar uma hora para português e uma hora para matemática, como no nosso exemplo no tópico anterior?

Claro que você deverá adaptar a sua realidade, considerando os seus limites e criando etapas plausíveis.

Às vezes, você só consegue estudar 1 hora de manhã e 1 hora de noite, então, poderá dividir os estudos nestes dois momentos também. Conheça bem a sua rotina, seus limites e a quantidade de tempo que você consegue se manter focado nos estudos.

4- Saiba mensurar os seus resultados de forma eficiente

À medida em que você começa a concluir cada dia de estudos, mensure os seus resultados. Quanto você já aprendeu? O que de novo você descobriu e pode explicar para um familiar ou amigo? Qual atividade você se saiu bem? Qual a sua capacidade de responder a uma questão sem ter que procurar a resposta no livro?

Crie métricas eficientes para mensurar se você está em um bom caminho ou se é preciso dividir a quantidade de estudos em partes menores ainda.

5- Crie métodos de recompensa e prestigie suas vitórias nas suas metas para estudar

Depois de concluir algumas atividades e mensurar os seus resultados positivos, invista em métodos de recompensa!

Vale assistir um episódio da sua série, navegar nas redes sociais, fazer uma vídeo chamada com um amigo… Enfim! Lembre-se de comemorar as suas pequenas vitórias, pois é isso que fará você manter o foco em suas metas para estudar e assim garantir o seu foco nos seus objetivos.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.