Mercado de tecnologia do país deve gerar 797 mil vagas até 2025 (Entenda!)

Setor oferece inúmeros benefícios ao profissional

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e representantes da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologia Digitais se reuniram na última terça-feira (20/09). Todavia, eles discutiram a capacitação profissional para o setor.

Segundo um estudo da Associação, o mercado de tecnologia brasileiro deverá gerar cerca de 797 mil novas vagas de emprego até o ano de 2025. Durante a reunião, o secretário Inácio Arruda destacou que o Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) procura conversar com o setor produtivo.

A princípio, o diálogo tem como objetivo realizar diversas ações e projetos que possibilitem um aumento da formação de profissionais para a área de TIC. Inácio Arruda diz que “A gente precisa reunir setor público e empresas para estabelecer uma jornada contínua para os próximos anos que dê resposta a essa defasagem de capacitação”.

O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom, Sérgio Sgobbi, durante a reunião em formato virtual, disse que a média é de 150 mil empregos gerados por ano em todo o país para o setor de tecnologia. Segundo o estudo, a remuneração dos profissionais de TIC é 2,9 vezes maior que a de outros setores.

Tecnologia e mercado

Analogamente, o levantamento da associação aponta que existe atualmente, uma falta de trabalhadores para os postos de trabalho disponibilizados em todo o país para o setor de tecnologia. Sendo assim, a Brasscom está iniciando jornadas até 2030 e analisando como as tecnologias podem impactar positivamente o Brasil.

Desse modo, uma das ações da Brasscom que merece destaque, é a Jornada de Talentos: Competitividade do Setor e Inclusão. Ela estabelece a formação de profissionais em TIC, em grande escala, em todo o território nacional. Vale ressaltar que é uma combinação entre o Governo Federal, setor privado e o terceiro setor.

Aliás, a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, afirma que o ministério deverá juntar esforços na formação em TIC, através do Programa Conecta e Capacita. Enfim, ele recebe recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Em síntese, o programa deverá ampliar a infraestrutura de redes e conectividades, com foco na educação e pesquisa. O MCTI é o responsável por grande parte do projeto, que procura fomentar a capacitação digital. Neste sentido, o Conecta e Capacita também deve incluir programas menores para a formação no setor de TIC.

Mercado de tecnologia
Mercado de tecnologia/Fonte: pixabay

Setor de tecnologia

Atualmente, a Brasscom atua junto a mais de 80 empresas em todo o país. São diversas organizações de TIC e tecnologias digitais, que atuam no Brasil e em outras regiões do mundo. Vale ressaltar que são diferentes modelos de negócios. Em suma, a associação tem como objetivo principal, estimular o setor de tecnologia.

Ademais, ela atua junto a atores públicos, privados e entidades representativas. De fato, a associação promove tendências e políticas públicas para estimular o mercado e seu crescimento. Através de suas ações e programas, espera-se que haja uma maior formação de profissionais do setor e um aumento das vagas.

Importância do setor

O setor de tecnologia da informação é uma área em expansão, promissora, e de suma importância no mundo atualmente. Neste momento, há uma rápida evolução de tecnologias digitais, que são utilizadas em diversos setores da economia. Dessa maneira, a demanda por profissionais especializados tende a aumentar bastante.

De acordo com levantamentos de associações do setor de tecnologia, a média salarial para profissionais de TI no país é de R$3.800 e em alguns casos, pode chegar a mais de R$16 mil. Neste último caso, são trabalhadores especializados e com características de liderança para atuarem junto a organizações empresariais.

O mercado de TI não oferece apenas bons rendimentos, o setor também apresenta inúmeros benefícios aos profissionais, como por exemplo, trabalho em home office, assistência médica, Gympass, Day off de aniversário, entre outros. Em suma, são várias as oportunidades e vagas de emprego para quem atua com tecnologia.

Em conclusão, o setor de tecnologia da informação atua com a utilização de tecnologias, sendo que o profissional deve ser capaz de gerenciar, manipular, armazenar, e transmitir dados e informações. Para tal, é necessário ter um bom conhecimento que vai desde o desenvolvimento de softwares, à administração de redes e sistemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.