Para entrar no mercado de investimentos é necessário que tenha conhecimento sobre alguns fatores inerentes a essa modalidade. Por isso, se você deseja ser um novo investidor é importante que se atente a alguns pontos.
Mercado de investimentos: volatilidade e rentabilidade
Primeiramente, busque conhecimento sobre as opções referentes à renda fixa e renda variável. É muito importante que você conheça as opções disponíveis no mercado para que entenda como elas funcionam. Dessa forma, poderá fazer suas escolhas de maneira mais assertiva.
Entenda a volatilidade do mercado
Entenda a volatilidade do mercado. O mercado financeiro requer entendimento sobre a volatilidade das ações. Visto que os investimentos oscilam de acordo com vários fatores. Por isso, quanto mais você conhecer sobre esse fluxo, melhor será o seu entendimento para que você possa escolher as opções viáveis.
Perfil de investidor
Entenda o seu perfil de investidor. Geralmente, os investidores iniciantes não costumam se arriscar muito, porém, muitos sites de instituições financeiras diversas, inclusive o Banco Central do Brasil disponibilizam simuladores de perfil. Bem como, os simuladores de ações podem ser interessantes para você conhecer as opções, antes de direcionar o seu dinheiro.
Comece pela renda fixa
Comece pelos investimentos de renda fixa. Não é uma regra, mas é uma boa opção para o investidor iniciante. Visto que os investimentos de renda fixa permitem que você saiba o valor que será resgatado ao final do seu contrato.
No entanto, cada opção ainda possui a sua particularidade. Por isso, você pode conhecer melhor as opções antes de direcionar valores elevados. Por exemplo, você pode investir no TD, Tesouro Direto, que permite investimentos a partir de R$ 30,00. Dessa forma, você irá entender o comportamento das ações para investir de maneira mais assertiva.
Diversifique seus investimentos e não saia correndo da poupança!
Além disso, pode ser interessante diversificar seus investimentos, não apostando muito dinheiro em uma única opção. Você não precisa sair correndo da poupança. Esse ponto é importante porque muitas pessoas retiram todo dinheiro da poupança e investem. Isso não é algo errado, porém, é muito importante que essa decisão seja realmente sua.
Já que os investimentos requerem um certo conhecimento. Por isso, desconfie de informações que prometem ganhos muito elevados e sempre busque por fontes oficiais.
Dessa forma, você poderá manter a poupança ou realizar uma migração de forma faseada. Visto que o mais importante é que você tenha clareza sobre o direcionamento financeiro que está dando para o seu dinheiro. Por isso, é necessário entender a volatilidade para que aumente a sua rentabilidade.