Mercado de investimentos: planejamento financeiro e fatores relevantes 

Faça um planejamento financeiro e considere fatores relevantes para entrar no mercado de investimentos. Confira alguns pontos importantes!

O mercado de investimentos tem crescido exponencialmente, o que pode fazer com que novos investidores tenham muitas dúvidas. Caso você seja um desses entrantes no mercado de investimentos e queira diversificar seus valores para além da poupança, é importante que se atente a alguns pontos para que você eleve a sua rentabilidade de forma segura e faseada.

Mercado de investimentos: planejamento financeiro e fatores relevantes 

Primeiramente, faça um planejamento financeiro. Visto que você deve saber exatamente qual é o seu objetivo; qual é o prazo que você tem disponível para poder investir; qual é o valor que você pode direcionar para cada opção etc. Por isso, planejar suas finanças é uma maneira de entender qual é a sua necessidade, de modo que você possa verificar as opções que melhor lhe atendem no mercado de investimentos.

 Não precisa correr da poupança!

Embora não seja uma opção tão rentável na atualidade, visto que há outros investimentos de renda fixa que podem ser mais interessantes do que a poupança, ela ainda é uma opção de investimento válida. Por isso, antes de você retirar todo o dinheiro que você guardou na poupança para direcionar para outras opções, verifique a viabilidade dessa ação dentro do seu planejamento.

Continuar com a poupança é completamente opcional. No entanto, sugerimos que você busque entender melhor as opções para que você possa lidar positivamente com a volatilidade do mercado em diversos aspectos.

 Estude o mercado

 O mercado financeiro e econômico sofre variações o tempo todo. Por isso, é muito importante que você entenda como funciona a economia para que possa complementar  o seu planejamento de maneira positiva.

Ao entender a volatilidade do mercado, você poderá compreender melhor o funcionamento do ciclo intangível da economia; ao passo que poderá analisar como ele impacta no rendimento de suas opções. Por isso, procure entender conceitos básicos da economia; bem como, se aprofundar em questões pertinentes ao mercado de investimentos, como impacto da taxa Selic, dentre outros fatores.

Busque por sites oficiais

Assim como o Pix e o Open Banking, o mercado de investimento é um alvo fácil para as diversas ações de má-fé que ocorrem na internet. Por isso, busque por sites oficiais como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB). Além disso, várias fintechs disponibilizam conteúdos relevantes, bem como os simuladores para novos investidores. Certamente é muito importante que você faça um planejamento, considerando suas particularidades e comece pelas opções de renda fixa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.