Mercado de investimentos: cuidado com golpes e fraudes

O mercado de investimentos é amplo e pode ser rentável para quem busca diversificar suas opções para além da poupança. Veja dicas!

O mercado de investimentos é amplo e pode ser rentável para quem busca diversificar suas opções para além da poupança. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados para minimizar suas chances de ser vítima de fraudes ou golpes.

Mercado de investimentos: cuidado com golpes e fraudes

A elevação da demanda de investidores cria ofertas duvidosas. Por isso, é importante que o investidor certifique-se de que está lidando com uma empresa idônea, antes de realizar alguma negociação. 

Muitos esquemas de pirâmides centralizam golpes em alguns pilares, como uma promessa de riqueza rápida e a intermediação total do seu investimento. Por isso, é importante que não invista valores elevados e verifique a veracidade da proposta. Além disso, tenha cuidado com empresas desconhecidas no mercado.

Sites falsos 

Contudo, alguns golpistas criam páginas idênticas aos sites de bancos e corretoras de valores, sendo esse um outro ponto de atenção para o novo investidor. O mesmo ocorre com golpes no e-commerce, por exemplo.

No entanto, é possível se tentar a alguns detalhes, como endereço da empresa, telefone para contato, forma de pagamento, descontos oferecidos e, no caso dos investimentos, a ausência de detalhes sobre as transações.

Faça um planejamento gradativo e assertivo em longo prazo

Além dos pontos citados, é importante que se atente a algumas dicas citadas por especialistas em finanças, como não investir valores elevados em uma única possibilidade, diversificar suas opções, começar no mercado por opções de renda fixa e fazer um planejamento.

Ao iniciar no mercado de investimentos por opções de renda fixa é possível entender melhor o funcionamento deste processo, bem como é uma forma de saber o valor que será resgatado no final do seu contrato.

Diversifique suas opções

Por isso, nunca direcione o valor que possui disponível para investimentos para uma única opção. Além disso, o investidor deve considerar o mercado de forma ampla para evitar situações negativas.

Considere os riscos envolvidos no processo

Além dos pontos citados, a poupança pode ser uma opção de investimento, juntamente com outras do mercado. Já que não é preciso abdicar da poupança para investir, principalmente no início de seu processo.

Sendo assim, considere as opções disponíveis no mercado, busque informações em fontes confiáveis (Banco Central e B3, por exemplo), analise os riscos e verifique os fatores que impactam esse fluxo. Dessa forma, o seu investimento pode render mais do que o esperado e poderá evitar perdas e danos causados por golpes e fraudes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.