O mercado de ações é o investimento mais conhecido de renda variável. Sendo assim, essa modalidade se refere a frações do capital social de empresas que dão direito à participação nos resultados do negócio.
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) criou segmentos especiais de listagem de companhias, sendo assim, tais regras atraem os investidores, informa a instituição em seu site oficial.
Assim sendo, ao assegurar direitos e garantias aos acionistas, bem como a divulgação de informações mais completas para controladores, gestores da companhia e participantes do mercado, o risco é reduzido, conforme informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
De acordo com informações oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3), as ações são vantajosas para as empresas e para os investidores.
Uma empresa de capital aberto tende a ter um diferencial competitivo, tendo em vista a transparência e a confiabilidade necessárias nas suas informações básicas fornecidas ao mercado, o que facilita os negócios e atrai o consumidor final gerando maior reputação.
Conforme explica a Bolsa de Valores do Brasil (B3), a abertura de capital pode solucionar diversos problemas relativos a processos sucessórios, heranças e estratégias empresariais.
As companhias listadas nos segmentos diferenciados da Bolsa de Valores do Brasil (B3) recebem um Selo de Governança Corporativa que é reconhecido internacionalmente.
Além disso, as ações negociadas podem integrar os índices da Bolsa de Valores do Brasil (B3), os quais proporcionam às companhias visibilidade e maior demanda pelos seus papéis.
O mercado de investimentos é amplo e dinâmico. Sendo assim, é aconselhável que novos investidores iniciem por opções de renda fixa. Além disso, busque por informações em plataformas oficiais (Bolsa de Valores do Brasil, Banco Central do Brasil etc.), para que possa elevar sua segurança quanto a veracidade das informações. O conhecimento é fundamental para o investidor em diversos aspectos, assim como o planejamento financeiro.