O que é mentoria de desenvolvimento pessoal?

mentoria de desenvolvimento pessoal vem sendo procurada por pessoas que desejam desenvolver planos de ação mais estruturados, com base em objetivos específicos. Trata-se de um processo muito interessante – quando bem desenvolvido, e que pode, sim, promover uma série de benefícios para aqueles que se propõem a cumprir o que é oferecido pela mentoria.

Neste texto, trouxemos algumas informações que podem lhe ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Confira acompanhando até o fim!

O que é mentoria de desenvolvimento pessoal?

De maneira resumida, podemos dizer que a mentoria de desenvolvimento pessoal consiste em um processo de troca de ideias, conhecimentos e direcionamentos entre mentor e mentorado, que visa apresentar caminhos, traçar estratégias e desenvolver objetivos que auxiliem no crescimento pessoal.

Durante todo o processo de mentoria, o mentor irá apresentar ferramentas, auxiliar o mentorado em seu autoconhecimento e oferecer a ele suportes para entender os próprios objetivos, traçando um plano de ação mais estruturado e qualificado.

Assim sendo, podemos dizer que o processo de mentoria pessoal também pode ser entendida como uma ferramenta usada para o crescimento do sujeito. Afinal, o mentor irá apresentar orientações que poderão ser usadas pelo mentorado na hora de crescer em diversos âmbitos da vida pessoal e, por que não, profissional.

No entanto, é muito importante destacar que a mentoria de desenvolvimento pessoal não é psicoterapia. Isto é, não se trata de uma terapia que visa se aprofundar nas emoções e questões psíquicas do sujeito.

Para ter acesso a psicoterapia é preciso procurar um psicólogo, pois um mentor visa desenvolver o indivíduo de uma forma mais prática, com ferramentas, técnicas e estratégias, e não suportes psicológicos, intervenções em saúde mental, etc.

Quando vale a pena contratar?

Na realidade, não existe um único momento certo para contratar uma mentoria de desenvolvimento pessoal. Cabe a você analisar a sua situação e pesquisar sobre os potenciais benefícios por trás dessa ferramenta de crescimento.

Ao mesmo tempo, é importante ter a consciência de que uma mentoria não irá trabalhar por você. Isto é, o processo exige dedicação e força de vontade do mentorado, pois o mentor pode ser visto como um guia, não como alguém que fará tudo pelo mentorado, ok?

Dessa forma, é preciso ter a consciência que não existe um momento exato para contratar. Se você deseja crescer em algumas áreas da sua vida, quer ter um pouco mais de autoconhecimento e busca fortalecer algumas habilidades pessoais e interpessoais, a mentoria pode sim ser relevante.

Porém, novamente, considere que esse será um processo gradativo, que auxilia no seu crescimento, mas que demanda a sua dedicação para se entender melhor, encontrar caminhos para atingir objetivos e compreender métodos e técnicas que possam, de fato, fazer a diferença em alguns âmbitos de sua vida.

De qualquer forma, podemos dizer, ainda, que vale a pena contratar uma mentoria de desenvolvimento pessoal se você deseja ter um impulso profissional ou acadêmico; deseja se conhecer um pouco mais; quer descobrir algumas habilidades ou desenvolver outras; e assim por diante.

A decisão é sua: você está disposto a mergulhar em novos conhecimentos sobre si? Quer receber direcionamentos de uma pessoa experiente em determinado assunto? Pense nisso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.