Como melhorar o ambiente de aprendizagem?

Pensando em como melhorar o ambiente de aprendizagem para impulsionar os seus resultados? Neste texto, trouxemos algumas dicas que você poderá colocar em prática na hora de criar um cantinho de estudos que seja mais bacana para você. Veja a seguir!

Como melhorar o ambiente de aprendizagem?

Existem muitas formas de melhorar o ambiente de aprendizagem, e o primeiro passo é descobrir o que precisa de melhorias.

Por isso, avalie o seu cantinho de estudos: o que você acredita que pode estar faltando? O que você acha de deveria ser mudado?

Será que há algo que está atrapalhando os resultados?

Essas reflexões podem ajudá-lo a implementar mudanças que estejam mais alinhadas às suas necessidades.

A seguir, inclusive, apresentamos alguns fatores que podem ser mudados. Reflita se eles fazem sentido para o seu caso:

1. Iluminação natural

A iluminação natural pode nos ajudar a manter o foco e a concentração nos estudos por mais tempo. É como se o nosso cérebro entendesse que é hora de se manter ativo, devido aos efeitos que a luz do sol provoca em nosso organismo.

Além do mais, um ambiente bem iluminado diminui as chances de que tenhamos sono, cansaço visual, etc. Por isso, investir em uma claridade equilibrada é bem válido na hora de melhorar o ambiente de aprendizagem.

2. Organização do espaço

A organização do espaço também faz diferença. Estudar em um espaço bagunçado, cheio de estímulos visuais e outras questões nesse sentido, pode ser ruim para o foco e a concentração. Afinal, estaremos diante de muitas coisas que podem chamar a nossa atenção – sem contar o desconforto de um espaço bagunçado, não é mesmo?

Sendo assim, avalie quais são os itens que estão apenas bagunçando a sua mesa de estudos e procure tirá-los de lá.

3. Ergonomia dos móveis

Se os móveis não forem ergonomicamente confortáveis, da altura ideal e com as características que você precisa para se sentir confortável – e sem medo da dor nas costas -, você poderá ter problemas para focar.

Por isso, na hora de melhorar o ambiente de aprendizagem, escolha uma boa cadeira e uma boa mesa, que ofereça apoio para os seus pés e que garanta que a sua postura fique sempre ereta.

4. Materiais sempre à mão

Ter materiais sempre à mão é muito interessante. Portanto, quando você for organizar o seu espaço, lembre-se de deixar canetas, lápis, marca texto, livros e cadernos sempre acessíveis.

Isso evita que você tenha que interromper o fluxo de estudos a todo momento, apenas para buscar materiais que estão armazenados em outro local.

Além do mais, deixar tudo à mão contribui para um ambiente mais bonito, quando feito de maneira organizada.

5. Decoração que ajuda a motivar

Decore o seu cantinho para melhorar o ambiente de aprendizagem. Coloque alguma frase que motiva, use plantas para trazer mais conforto e bem-estar, invista em peças decorativas que criem um aconchego a mais para você, e assim por diante.

Os resultados poderão ser notados rapidamente. 🙂

Bons estudos para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.