Qual melhor exercício para desestressar?

Buscando o melhor exercício para desestressar? Neste texto, apresentamos algumas opções que você pode testar (com acompanhamento de um profissional de educação física) e ver qual o ideal para você.

Afinal, não podemos selecionar apenas o melhor exercício em si, pois cada pessoa pode ter mais interesse por uma prática específica. Sendo assim, trouxemos ideias para você se inspirar e testar de acordo com as suas limitações e com base nas recomendações de profissionais, combinado? Sigamos!

Qual o melhor exercício para desestressar?

Como mencionamos acima, não podemos descrever apenas o melhor exercício para desestressar, pois cada organismo é único e pode reagir de forma diferente às práticas de atividades físicas. Por isso, recomendamos, inclusive, que você converse com um profissional de educação física para encontrar o melhor exercício para você, de acordo com a sua saúde, combinado?

Ademais, veja as ideias que trouxemos abaixo e analise se algumas delas podem fazer parte da sua rotina:

1. Relaxamento progressivo

O relaxamento progressivo pode nos ajudar na hora de criarmos consciência sobre os nossos músculos e pontos de tensão no corpo. Ele proporciona uma sensação de bem-estar bastante agradável, quando feito da forma correta.

Basicamente, é necessário selecionar um grupo muscular de cada vez (como pernas, por exemplo) e contrair por alguns segundos. Depois, é só ir relaxando esse mesmo músculo aos poucos, sentindo o efeito do relaxamento progressivo. Lembre-se de que essa prática pode ser feita em todos os músculos do corpo, relaxando por inteiro.

2. Alongamento

Alongar o corpo também pode ajudar a desestressar. Isso porque, durante a rotina corrida e diante dos gatilhos de estresse, podemos começar a sentir tensões musculares, como dores nos ombros, nas costas, etc. Assim sendo, o alongamento pode ajudar a relaxar essas regiões, aliviando a sensação de desconforto e dor, ao mesmo tempo em que promove uma sensação de bem-estar que pode reduzir os níveis de estresse.

3. Caminhada

A caminhada ao ar livre pode ser considerada, praticamente, o melhor exercício para desestressar em algumas circunstâncias. Afinal, além de estar movimentando o corpo, você também terá maiores chances de entrar em contato com a natureza, o que também contribui para a redução de estresse.

Você não precisa caminhar longas distâncias para notar bons resultados. Cerca de 20 ou 30 minutos podem ser bem interessantes.

4. Corrida

A corrida ao ar livre também ajuda a mover o corpo, ativar a circulação, promover bem-estar e reduzir o estresse. Porém, por se tratar de um exercício mais intenso, é muito importante que você mantenha o seu check-up em dia, para garantir que não vá passar mal ou ter algum contratempo durante o exercício.

Além disso, lembre-se de que o ideal é começar aos poucos, evitando atitudes como querer correr 10 km de uma hora para outra. 😉

5. Dança

Por fim, a dança também pode ser considerada o melhor exercício para desestressar por algumas pessoas, pois além de ser uma prática de atividade física, é também algo que conecta você com a música e com a arte, sendo uma ponte para expressar sentimentos e emoções, por exemplo.

 

Gostou das nossas dicas? Tem algum exercício para acrescentar na nossa lista? Comente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.